Blog

A Casa 1 – Corpo e Caminho

Postado por:

Certamente já ouviu falar sobre o signo “Ascendente”. Mas será que sabe o que significa?

Na Grécia Antiga, a palavra horoskopos queria dizer “Ascendente”, que é o grande ponteiro do relógio do tempo, o marcador da hora. Marca o início da Casa 1 – a casa do Eu.

O Ascendente é o factor que mais depende da exactidão da hora de nascimento. Duas pessoas nascidas no mesmo dia terão o mesmo “signo” solar, mas basta que haja uma diferença de 4 minutos para que o grau Ascendente e as 12 Casas possam mudar significativamente.

Por outras palavras: o Ascendente é o ponto mais individual de um mapa astrológico, portanto, o mais especial, tal como a nossa impressão digital.

E o que revelará então o Ascendente?

O Ascendente é o título do grande filme da nossa vida. É a energia fundamental que caracteriza a experiência do nosso nascimento, a nossa personalidade, bem como o papel principal que viemos descobrir e desempenhar.

Quem conhece bem o seu papel mais facilmente se sentirá uma estrela, mais facilmente se sentirá realizado e feliz, por viver com um sentido maior e mais profundo. Tal como um actor que deixa de ser figurante para se tornar o astro principal, cabeça de cartaz.

A posição do planeta regente do signo Ascendente irá definir com maior detalhe os desafios desta viagem de auto-consciência: saber ser a divindade que sou!

E como está o Ascendente relacionado com as Casas?

As 12 Casas são as 12 divisões principais do mapa astrológico. Por exemplo, a casa 6 será o nosso “escritório”, a casa 8 poderá ser o “quarto de casal”, a casa 11 será a “sala de jantar”, entre outras.

A Casa 1 representa a nossa casa como um todo e o seu aspecto exterior. Planetas aí posicionados, terão uma importância imensa na nossa realização pessoal.

O Ascendente é o ponto de início da Casa 1 e, nesse sentido, é o portão principal que nos define, na relação com os outros. Está muito associado à nossa imagem física – corpo, rosto, olhar – por ser o lado mais visível perante o exterior. Está também ligado ao nosso parto e primeira infância, por corresponderem à entrada na vida.

Numa primeira fase de consciência, apenas vivemos os atributos físicos associados ao nosso Ascendente. Parecemos, mas não somos. Á medida que amadurecemos, passamos também a sentir e pensar de acordo com essa energia. Parecemos e somos.

Ascendentes de Elemento Fogo (Carneiro, Leão, Sagitário) terão, em média, uma presença física mais extrovertida ou imponente. Enfrentarão desafios de verdadeira independência, coragem, orgulho e fé, ao longo da vida.

Ascendentes de Elemento Água (Caranguejo, Escorpião e Peixes) serão normalmente pessoas mais tímidas e sensíveis. Serão Desafiadas a ganhar um verdadeiro sentido de intimidade e partilha afectiva, com o tempo.

Ascendentes de Elemento Ar (Gémeos, Balança e Aquário) serão tendencialmente indivíduos mais modernos e comunicativos. Com a maturidade, serão pessoas cada vez mais sociáveis, adaptáveis e amigas.

Ascendentes de Elemento Terra (Touro, Virgem, Capricórnio) corresponderão a pessoas discretas e confiáveis. A vida irá Desafiá-los a serem indivíduos realmente produtivos, trabalhadores e organizados.

Assumindo totalmente o arquétipo do nosso Ascendente (e respectivas configurações planetárias) mais facilmente viveremos a plenitude nos diversos planos: afectivo, pessoal ou profissional.

Para saber mais, recomendamos: o Curso Online Gratuito de Introdução à Astrologia PsicológicaAqui!

logo-IAP

Artigos Relacionados:

0

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Gémeos/ Brisa , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Gémeos / Brisa em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens