Blog

A Casa 11 – Comunidade e Casamento

Postado por:

Sabe qual o seu compromisso perante a sociedade?

No seguimento de artigos anteriores, continuamos a escrever sobre as Casas astrológicas.

Se a nossa vida fosse um palácio, como vimos: o Portão seria a Casa 1 (e Ascendente), o Cofre-forte seria a Casa 2; o Automóvel seria a Casa 3; o Terreno seria a  Casa 4; o Jardim de recreio seria a Casa 5; o Escritório seria a Casa 6; a Sala de Visitas seria a Casa 7; a Casa 8 seria o Quarto de Casal; a Casa 9 seria a Biblioteca; a Casa 10 seria o Telhado.

A Casa 11 corresponde ao lado mais social, grupal e comemorativo do nosso Palácio de Luz: é a Sala de Jantar.

Representa todas as experiências de integração e convívio social, que nos fazem sentir em comunidade, como pilares de estabilidade e de evolução da mesma.

É uma casa de eventos de grupo tal como jantares, baptizados, festas, reuniões, em que há um propósito de celebração, de confiança, e de reforço de laços. É uma casa de Amizades.

É também uma área associada ao lado social-público dos nossos relacionamentos pessoais e afectivos. Nesse sentido, é a casa do Casamento e Filhos, no sentido mais tradicional e sólido do termo, quando baseado numa grande amizade e compreensão.

Por oposição com a Casa 5 – de relacionamentos mais apaixonados, curtos, jovens e irresponsáveis – a Casa 11 refere-se aos relacionamentos duradouros, amigos e responsáveis, para a construção de projectos com Ideais comuns.

Com a Lua nesta área de vida, o individuo procurará com alguma ansiedade realizar o ideal do “casamento e filhos”, vivendo com algumas flutuações a sua integração social, mas podendo ser uma “mãezinha” para os amigos.

Com Mercúrio, haverá naturalmente uma capacidade de juntar pessoas de meios diferentes e funcionar como elo social de ligação entre as partes, através de convívios, reuniões, congressos, etc.

Com Vénus na Casa 11, o indivíduo poderá gostar muito de todo o lado lúdico e saboroso dos encontros – gostando de ir a concertos, a bailes, a casamentos, a bares e restaurantes – cultivando com prazer os seus relacionamentos de amizade e o próprio casamento.

Com o Sol nesta casa o indivíduo poderá fazer do “casamento e filhos” a grande alegria e orgulho da sua vida, podendo ter facilidade em construir relações sólidas, sendo reconhecido pelos seus amigos e em eventos sociais.

O planeta Marte nesta área de vida estará associado a uma certa dificuldade em manter relações amorosas – quando chegam à altura do compromisso mais sério e social. Pode manifestar-se também como choques de amizades, mas também é frequente em pessoas que lutam muito em defesa do seu grupo.

Com Júpiter, o indivíduo terá abundância de festas de aniversário ou religiosas na sua vida familiar e social, com muitas “prendas”. Favorece também o aconselhamento aos amigos.

Saturno na Casa 11 dificulta o compromisso afectivo e a aceitação social, numa primeira fase da vida. Porém, representa a promessa de que é possível a segurança de uma rocha, nessa área, através da confiança e do respeito.

A Casa 11 tem afinidade natural com Aquário, o décimo primeiro signo do Zodíaco.

Para saber mais, recomendamos: o Curso Online Gratuito de Introdução à Astrologia PsicológicaAqui!

logo-IAP

Artigos Relacionados:

2

Comentários

  1. Cristiane  Abril 18, 2014

    Oi! Adoro os seus posts! Isso significa que quando nos casamos e estabelecemos uma relação de cumplicidade devemos olhar a casa 11 para saber dos filhos e não mais a casa 5? Exemplo: se Júpiter estiver em aquário na casa 11, ele é que deve ser analisado e não a Lua em leão na casa 5?

    responder
    • joaomed  Maio 28, 2014

      Cara Cristiane, temos que olhar para ambos. Embora a Casa 11 seja realmente mais a relação de casamento com uma boa base de amizade! Abraço JM

      responder

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Gémeos/ Brisa , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Gémeos / Brisa em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens