A Casa 9 – Estudos e Estrangeiro

Postado por:

Sabe qual a cultura que pode desenvolver?

No seguimento de artigos anteriores, continuamos a escrever sobre as Casas astrológicas.

Se a nossa vida fosse um palácio, como vimos: o portão seria a Casa 1 (e Ascendente), o cofre-forte seria a Casa 2; o automóvel seria a Casa 3; o terreno seria a  Casa 4; o jardim de recreio seria a Casa 5; o escritório seria a Casa 6; a sala de visitas seria a Casa 7; a Casa 8 seria o quarto de casal.

A Casa 9 é um espaço de cultura, educação e sabedoria: é a Biblioteca do palácio.

Aqui, desenvolvemos as nossas referências morais, filosóficas e éticas, por isso está associada à Educação, no seu aspecto mais elevado. A forma como fomos educados e a atitude perante a religião estarão representadas na dinâmica desta casa.

Por exemplo, uma pessoa com Capricórnio na Casa 9 terá tido naturalmente uma educação mais tradicional e conservadora, com princípios de responsabilidade e dever.

No geral, esta Casa está associada à aprendizagem académica, mais profunda e teórica, como nos cursos clássicos de Universidade ou como nos Mestrados e Doutoramentos. É a Casa dos Doutores.

Pessoas com muitos planetas nesta Casa, tendem a procurar respeitabilidade cultural e institucional, através dos seus estudos, por forma a sentirem segurança no seu futuro e um sentido para as suas vidas.

Na realidade, a Casa 9 também representa a forma como concebemos a própria vida, a divindade, e como expressamos a nossa criatividade intelectual. Tem a ver com a nossa Fé pessoal.

Num sentido em que é uma casa de expansão de horizontes mentais e de estudos abstractos, também está associado ao estrangeiro e às viagens de longa distância, por tempo prolongado. É um espaço internacional.

Com o Sol nesta casa, é natural que o indivíduo sinta facilidade em educar, estudar e acreditar, podendo encontrar a sua identidade no estrangeiro ou ter um pai que viaje bastante.

Com a Lua na casa 9, haverá mais insegurança no acreditar, ciclos de ausência de rumo em que importa viajar, e naturalmente a Mãe poderá sido a referência mais importante em termos morais.

Com Mercúrio, o indivíduo poderá ser um bom investigador, analista e estudioso, querendo racionalizar toda a concepção da existência. Pode ter habilidade com línguas estrangeiras.

Vénus na Casa 9 é a posição mais comum para enamoramentos em viagem ou para casamento com estrangeiros. A educação poderá ter sido mais benevolente, e haverá princípios de harmonia para com os outros.

Com Marte na Casa 9, haverá tendencialmente uma educação mais bruta e agressiva, o que pode criar um desejo muito grande de viajar e estudar, para contrariar essa limitação cultural.

Com Júpiter, haverá naturalmente uma educação liberal e tolerante, bem como uma fé no divino e na abundância futura. Poderá haver capacidade de ensinar, por vezes, dons proféticos e muitas oportunidades internacionais.

Com Saturno, em tendência, haverá uma educação mais conservadora e alguma dificuldade em acreditar em si próprio. No entanto, com a maturidade, é a posição que mais promete a nível de consistência ética e cultural.

A Casa 9 tem afinidade natural com Sagitário, o nono signo do Zodíaco.

Para saber mais, recomendamos: o Curso Online Gratuito de Introdução à Astrologia PsicológicaAqui!

logo-IAP


Artigos Relacionados:

2

Comentários

  1. waleska sakib  Outubro 3, 2013

    Olha que interessante isso. Meu filho tem Sol, Urano, Mercurio e Jupiter na IX. E agora com tres anos ja nos mudamos pra Bangladesh (somos brasileiros, mas meu esposo daqui) o menino ja fala, ingles, portugues e bangla e somos de fto pais muito liberais, sobretudo em relacao a religiao. Ele ja foi a templos hindus, mesquitas, igrejas e eh ensinado a respeitar e amar a todos, independente de religiao, que Deus eh um soh e a nao fazer nada soh porque mandaram e sim a questionar inclusive as autoridades. Como os planetas podiam saber isso? Eu acho o cumulo do interessante!

    responder
    • joaomed  Outubro 4, 2013

      Cara/o Waleska – excelente exemplo!!! Obrigado pela partilha! Um abraço JM

      responder

Adicionar um comentário