Blog

A Fisionomia e o Ascendente

Postado por:

Você sabe o que é o Ascendente ?

Certamente já ouviu falar que na Astrologia existe o chamado signo Ascendente. Mas sabe o que significa?

Por incrível que pareça, o signo Ascendente é até mais visível e expressivo do que o chamado signo no sentido comum (que é o signo Solar). É o signo do Zodíaco que estava localizado a Oriente, quando nascemos.

Daí que também pudesse ser designado por signo Oriente ou Nascente. É aquela energia que nos “orienta” a vida, que nos direcciona no sentido da Luz, da vitalidade e da criação.

Numa primeira fase da vida, o Ascendente é vivido sobretudo no nível físico: é a nossa máscara, o nosso corpo, a nossa cara, a nossa presença, a nossa aparência.

Com o tempo, a energia do Ascendente poderá ser vivida também no plano das emoções, do pensamento, do discurso e da acção. Mas para isso, é importante transcender os nossos sentimentos mais primários (a Lua) e a nossa essência mais social (o Sol – o nosso Ego).

Quais serão, então, os traços físicos mais comuns de cada Ascendente ?

Os Ascendentes do Elemento FOGO (Carneiro, Leão, Sagitário) correspondem normalmente a pessoas mais altas, com um corpo ou aparência mais vistosa e enérgica. São tendencialmente mais louros ou cabeludos, com um estilo frontal e confiante, que por vezes pode ser interpretado como bruto.

Os Ascendentes do Elemento AR (Gémeos, Balança e Aquário) têm normalmente um aspecto urbano, com roupas e penteado da moda. Costumam ter um ar “fresco” e “lavadinho”, muitas vezes com gel no cabelo. Frequentemente, o nariz é pronunciado e em forma de “bico de pássaro” e a pele tem um tom claro e amarelado. Os olhos tendem a ser claros.

Os Ascendentes do Elemento TERRA (Touro, Virgem, Capricórnio) podem ter um aspecto mais natural e discreto. O traço típico são rostos muito quadrados ou rectangulares, com os maxilares bem vincados. Têm normalmente um corpo físico mais moreno, seco, rígido e uma postura estática.

Os Ascendentes do Elemento ÁGUA (Caranguejo, Escorpião e Peixes) correspondem frequentemente a pessoas mais tímidas, mais baixas, com um ar “querido” e os olhos com água. Podem ter tendência para a flacidez,  obesidade e pele morena, embora húmida.

No entanto, como a Astrologia é um conhecimento complexo, o tipo de signo e posição do respectivo planeta regente vão complementar este retrato. Ainda assim, podem definir-se alguns padrões.

O Ascendente Carneiro tem normalmente uma presença algo agressiva, frontal e uma cabeça grande ou testa alta.

O Ascendente Touro tem um ar mais simpático, sensual e uma cara mais quadrada ainda que às vezes também arredondada.

O Ascendente Gémeos tem um ar curioso, falador e normalmente destaca-se por um nariz diferente (de papagaio ou de bico arrebitado) e com óculos modernos.

O Ascendente Caranguejo tem um ar criança. Frequentemente é também simpático, com tendência para ser careca, e um ar “fofinho”. Nas mulheres, um aspecto particularmente maternal e querido.

O Ascendente Leão tem normalmente um cabelo, roupa ou corpo vistosos. É alto mas, por vezes, o tronco é mais comprido do que as pernas.

O Ascendente Virgem não tem nenhum traço particularmente distinto a não ser um aspecto jovem, também uma cara mais quadrada e uma aparência trabalhada.

O Ascendente Balança frequentemente veste-se com estilo, tem olhos azuis ou verdes e o cabelo louro (em especial em países em que este seja um padrão de beleza). Também pode ter a face mais redonda.

O Ascendente Escorpião é conhecido pelo corpo mais magro, olhar de serpente: profundo, escuro e magnético.

O Ascendente Sagitário aparenta maior abertura de espírito, jovialidade, tolerância. Destacam-se particularmente a chamada “bunda” e as coxas salientes.

O Ascendente Capricórnio tem uma face muito rectangular, um ar até maduro e sério. Pode ter um aspecto mais velho do que o correspondente à sua idade.

O Ascendente Aquário tem, por vezes, um aspecto mais excêntrico e de vanguarda, destacando-se frequentemente um nariz relativamente comprido. Pode ter um ar muito moderno e intelectual, também.

O Ascendente Peixes tem muitas vezes um aspecto tímido e doce, inspirando uma certa compaixão. Pode ter tendência também para uma aparência mais “baldas” e descuidada.

Claro que o signo do planeta regente também conta nesta descrição. Irá dar mais variações a cada estilo e a cada orientação de vida.

Por exemplo, um Ascendente Balança com Vénus em Carneiro terá uma expressão mais enérgica e frontal.

E você, conhece bem o seu Ascendente e seu planeta regente?  

Para saber mais, recomendamos: o Curso Online Gratuito de Introdução à Astrologia Psicológica: Aqui!

logo-IAP

Artigos Relacionados:

4

Comentários

  1. Augusto  Fevereiro 10, 2013

    Caro João Medeiros, que lindo material!
    Parabéns!
    Como foi bom encontrar o seu site daqui do Brasil!
    Amo a Astrologia desde muito menino e fico orgulhoso ao reconhecer maravilhosos soldados desta arte milenar pelo mundo.
    Abraços calorosos do verão brasileiro.
    Muita luz.
    Augusto

    responder
    • joaomed  Fevereiro 27, 2013

      Obrigado Augusto! Espero que goste dos próximos! Abraço JM

      responder
  2. ana f.  Setembro 5, 2015

    Kkkk (…),a ordem de beleza pelos ascendentes é a seguinte : libra ” ascendente em libra dota uma beleza mais classica , leve , suave , com traços hormoniosos , tudo miudinho , nariz pequeno , labios finos e pequenos , olhos pequenos mas brilhantes e muitas vezes claros , cabelos lisos e muitas vezes claros e pele clara” ! 2- sagitario : olhos grandes e bonitos, olhar ardente e sensual , labios grandes e com um sorriso belo e contagiante , sobrancelhas perfeitas , pele clara muitas vezes , altura alta , corpo esbelto , perfeitos , cheio de curvas , e musculado , com um q sensual , cabelos bonitos raramente lisos , sempre ondulados ou encaracolados e muitas vezes claros! 3 – leão , 4 – aquário , 5 – gémeos e 6 – aries! E por aí (…) os ascendentes em agua tambem costumam ter rostos bonitos , perfeitos , bem-desenhados , claros e hormoniosos , ma os corpos não sao assim tão preporcionais! De todos escorpiao é o que tem um olhar mais intenso e penetrante e um ar mais sensual e misterioso , peixes é o que tem mais um olhar doce e os olhos cheios de agua , e um ar mais sensivel , inocente e puro , cancer é o que tem um olhar mais sonhador e romantico , e um ar mais feminino e perdido, como se estivesse procurando algo! Dos signos ascendentes da terra , touro é o mais belo!!! Tem tracos tremendamente marcantes ! Um rosto com tracos incrivelmente sensuais e femininos , uma beleza marcante e sensual , nao provocadora e misteriosa como escorpiao! Virgem tambem tem tracos leves , femininos , hormoniosos , mas é mais dicreto , apesar tambem muito sedutor e sensual! Capricornio é o mais deslavado dos tres, não é nenhum indicador de beleza! As pessoas serão sim altas e magras , com peles palidas e olhar sombrio e negro e cabelos lisos e negro s , mas nao necessariamente belas ,ou sedutoras , ou marcantes ou sensuais! Com um ar gelido e muitas vezes malefico , ou um ar angelical mas severo , sempre parecem mais velhas do que realmente são , teem um ar de muito sério e calmo e realmente o são , mas isto não quer dizer que não nascam pessoas bonitas com ascendente em capricornio , é preciso levar em conta todo o mapa! Bjs…

    responder
    • joaomed  Setembro 5, 2015

      Obrigado, Ana!

      responder

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Carneiro / Áries , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Carneiro / Áries em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens