Blog

A Integração dos Paradoxos da Personalidade

Postado por:

Neste artigo, falamos sobre a manifestação dos paradoxos de personalidade na vida, como estão representados no mapa astrológico e como poderão ser ultrapassados.

 

1 – O que é um paradoxo da personalidade?

Neste contexto, consideramos que é um paradoxo da personalidade uma dualidade pessoal que se pode manifestar por:

– comportamentos que parecem opostos e que lutam pelo domínio da personalidade, como por exemplo a pessoa ser muitas vezes impulsiva demais e noutras vezes calma demais, ou oscilando entre ser muito fria e séria em algumas circunstâncias com atitudes muito infantis e birrentas, noutras ocasiões.

– áreas de vida pessoais em constante luta a que podemos chamar de “síndrome do cobertor curto”, ou seja, quando não conseguimos satisfazer ambas de modo satisfatório e uma delas entra em falência ciclicamente, ou as duas em simultâneo . Por exemplo, pode acontecer quando a pessoa não consegue compatibilizar o trabalho com a família ou a sua independência pessoal com um relacionamento a dois.

O paradoxo torna-se, de facto, um problema quando essa dualidade (comportamental ou de áreas de vida) se manifesta em situações frequentes de frustração consigo próprio, discussão familiar, desentendimentos vários, crises financeiras ou problemas de saúde.

Na maioria das vezes, a não resolução destes paradoxos é alertada por agentes exteriores que nos chamam a atenção para algo que não está bem: seja o namorado, a mãe, os filhos, os amigos, os chefes ou as finanças.

Assim, na primeira fase há um bode expiatório do nosso desafio. Até constatarmos que a situação muda, as pessoas até podem mudar… mas o problema continua a ser o mesmo, por vezes, perdurando por décadas. Porque, afinal, é nosso e não dos outros.

Mas, então, será que a Astrologia nos pode ajudar a tomar consciência desses paradoxos, o primeiro passo para a sua resolução?

 

2 -Os Paradoxos de Personalidade na Astrologia

Num mapa astrológico, os paradoxos de personalidade podem estar representadas das mais diversas maneiras.

Os signos naturalmente mais paradoxais são os de fim de estação: Gémeos (Brisa), Virgem (Areia), Sagitário (Fogueira) e Peixes (Mar). Designam-se como signos Mutáveis, devido à sua adaptabilidade. Quanto mais astros, ao nascimento, estão colocados nestes signos mais tendência para a pessoa se sentir dividida, indecisa e com dilemas querendo multiplicar-se perante os outros e perante diversas atividades ao mesmo tempo.

Pela negativa, estas pessoas podem sentir-se mais frequentemente perdidas, com dúvidas e sentindo a “corda esticar”, por se esforçarem para cumprirem com várias metas da sua vida ao mesmo tempo. E, com isto, como é normal, poderão não cumprir nenhuma delas satisfatoriamente.

Mas pela positiva, e quando estes potenciais estão bem integrados, são pessoas com uma polivalência extrema, tanto em termos pessoais como profissionais, resolvendo problemas com a sua capacidade camaleónica. Por exemplo, são pessoas que trabalham muito bem nas áreas do ensino, investigação e comunicação.

Porém, mesmo que certa pessoa não tenha signos Mutáveis no seu mapa de nascimento pode ter diálogos entre signos. Por exemplo, um planeta em Carneiro (Vulcão) em posição oposta a outro em Balança (Arco-Íris) o que se refletirá numa luta quase constante entre um lado mais sincero, impulsivo e independente com outro mais dialogante e sociável.

O mesmo se passa quando estes astros estão posicionados em casas opostas, como a Casa 2 e a Casa 8, por exemplo. Esta tensão manifesta-se em desafios crónicos entre a pessoa querer construir mais segurança material e autoestima, muito focada em si própria, versus conseguir construir um património emocional em comum com outra pessoa.

Existe ainda uma outra forma de manifestação de um paradoxo de personalidade na Astrologia. Por exemplo, quando um planeta está colocado num signo oposto ao da sua natureza. Como o Sol em Aquário que se pode manifestar como uma polaridade entre comportamentos de estrela exuberante, que quer toda a atenção para si, em alternância com uma atitude antivedeta, racional e distante.

Em termos técnicos, estes vários paradoxos são representados pelas linhas vermelhas do horóscopo – os chamados aspetos tensos (de 90 graus ou de 180 graus)-  e pelos astros debilitados por signo. São os desafios de uma vida inteira, a aprendizagem de consciência que nos podem levar a muitas dores de cabeça, sem conseguirmos identificar claramente o problema e a solução. Porém, no diagrama astrológico estão expressos de modo bem geométrico e claro.

Resta, então, a questão mais importante: se são facilmente identificados, no horóscopo de nascimento, como resolvê-los?

 

3 – A Resolução dos Paradoxos de Personalidade

Para conseguir um maior equilíbrio e satisfação na personalidade, o indivíduo deve compreender que ambas as qualidades (ou áreas de vida) são importantes para si e devem ser integradas ao mesmo tempo. De preferência, o indivíduo deve arranjar uma solução em que ambas se reforcem em vez de competirem entre si.

Por exemplo, se tem um conflito entre o tempo dedicado à carreira (Casa 10) em relação à família (Casa 4) poderá: trabalhar mais tempo em casa ou levar os familiares consigo para o trabalho, entre outras soluções.

Ainda que seja um péssimo exemplo nos seus valores, é o que faz Donald Trump – com Sol e Lua opostos nestas duas casas. Leva a mulher e filhos para o trabalho, beneficiando a sua imagem com isso, criando uma aura da harmonia que ele próprio não tem e ajudando os filhos a assumir mais responsabilidades. Por outras palavras, a sua carreira ganha mais em ter a família por perto e esta também evolui mais ao colaborar no seu trabalho.

O mesmo se passa se alguém tem um paradoxo entre cuidar da sua autoimagem, corpo físico e independência (Casa 1) e estar numa relação com os outros, conhecendo também mais pessoas (Casa 7). Por exemplo, pode praticar danças de salão ou danças a dois, pois está a trabalhar o seu corpo e ao mesmo tempo a cultivar os relacionamentos, podendo interagir com diversos parceiros diferentes, mantendo a sua liberdade.

Qualquer profissão que cultive a expressão do corpo e interação social, em simultâneo, é benéfica para a integração destas duas áreas, incluído o teatro.

Outros exemplos são famosos como Gandhi, que tinha fortes oposições entre as energias de Escorpião e de Touro. Conseguiu integrá-las ao ser uma pessoa apaixonada, lutadora e determinada (características de Escorpião) sendo ao mesmo tempo calmo e pacífico (características taurinas). O seu método político ficou conhecido como “resistência não violenta” e foi altamente eficaz para desencadear a independência da Índia.

Eis a lista de alguns paradoxos típicos de personalidade e sugestões de atividades/ atitudes de resolução:

Carneiro-Balança (e também Casa 1 versus 7): Praticar artes marciais; ou danças de Salão; ser um comercial independente.

Touro- Escorpião (e também Casa 2 versus Casa 8): Cozinhar para o companheiro; praticar Yoga tantrico; ter uma sociedade de negócios

Gémeos – Sagitário (e também Casa 3 versus Casa 9): Estudar/ ensinar noutro país; aprender línguas; fazer grandes viagens de carro/ comboio; fazer vídeos didáticos

Caranguejo –Capricórnio (e também Casa 4 versus Casa 10): Trabalhar com a família ou em casa; reconstruir casas; fazer psicanálise.

Leão – Aquário (e também Casa 5 versus Casa 11): Praticar desportos de equipa; participar em espetáculos de grupo; aprender uma arte diferente.

Virgem – Peixes (e também Casa 6 versus Casa 12): Praticar Reiki; estudar Astrologia; meditar em jejum; fazer trabalho social/ voluntário.

Os paradoxos podem ser múltiplos bem como o leque de sugestões, mais individualizado, dependendo da configuração do horóscopo e do contexto de personalidade.

Esperamos, contudo, que este artigo tenha ajudado a esclarecer sobre o que são estes desafios de personalidade e que, sendo criativos e práticos, há sempre soluções para os mesmos.

João Medeiros

Lisboa, 29 de Novembro de 2017

 

 Mais informações sobre:

consultas AQUI

cursos AQUI

 

Artigos Relacionados:

0

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Gémeos/ Brisa , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Gémeos / Brisa em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens