Blog

Graus 1 a 10 da Brisa – ou Gémeos

Postado por:

Neste artigo, explicamos a simbologia dos Graus 1 a 10 do Signo de Brisa/ Gémeos, ou seja, do 1º Decanato deste signo.

Todos os graus têm uma lição a assimilar e um propósito de consciência implícito e, logo, são positivos. Genericamente, podemos dizer que os temas destes graus são:

Grau 1 (de 0º00′ a 0º59′) – “SEGURANÇA TRANQUILA”  [20/21/22 Maio(*)]

Grau 2 (de 1º00′ a 1º59′) – “PROEZA” [21/22/23 Maio(*)]

Grau 3 (de 2º00′ a 2º59′)- ”HARMONIA” [22/23/24 Maio(*)]

Grau 4 (de 3º00′ a 3º59′)- “GANÂNCIA CONFLITUOSA” [23/24/25 Maio(*)]

Grau 5 (de 4º00′ a 4º59′)- “DIGNIDADE PESSOAL” [24/25/26 Maio(*)]

Grau 6 (de 5º00′ a 5º59′)- “VALOR PESSOAL” [25/26 Maio(*)]

Grau 7 (de 6º00′ a 6º59′)- “AMIZADE CONFIANTE” [26/27/28 Maio(*)]

Grau 8 (de 7º00′ a 7º59′)- “RETROCESSOS” [27/28/29 Maio(*)]

Grau 9 (de 8º00′ a 8º59′)- ”ELEVAÇÃO CONSTANTE” [28/29/30 Maio(*)]

Grau 10 (de 9º00′ a 9º59′)- “ZELO” [29/30/31 Maio]

Estes graus devem ser interpretados, em particular, para o grau do Signo Ascendente, resumindo assim o propósito de vida individual e os traços fundamentais do carácter. Pode ser também aplicado para o grau do Sol, da Lua e de outros planetas.

Vejamos, então, em mais detalhe a simbologia de cada um, combinado as fontes Janduz (astróloga francesa) e Rudhyar (astrólogo norte-americano de origem francesa).

 
Grau 1 (de 0º00′ a 0º59′) – “SEGURANÇA TRANQUILA”  [20/21/22 Maio(*)]

1º SEGURANÇA TRANQUILA

SÍNTESE: Este grau pode dar origem a gémeos de nascença, seja no próprio sujeito ou nos filhos que poderá vir a ter; grande amizade entre irmãos ou amigos; grau de educadores, professores, pessoas dotadas de enorme paciência, conhecimento e sabedoria para ensinarem aos outros; caráter amável, simpático e franco, atrai amigos verdadeiros e que o ajudam ao longo da vida; fiel aos seus protetores, amigos e amores; vida social muito pacífica, próspera e calma, com altas proteções sociais; uma vida familiar muito feliz é favorecida por este grau.

DESCRIÇÃO: “…Duas crianças de mãos dadas aproximam-se de dois lírios amarelos perto de uma árvore espessa.”

Versão dos Símbolos Sabianos de Rudhyar:
SÍNTESE: A revelação de energias inconscientes e de estruturas psíquicas submersas.
DESCRIÇÃO: Um barco de casco transparente revela maravilhas submarinas.

LIÇÃO (pela combinação entre as duas séries): A irmandade e a amizade que tornam possível a descoberta de riquezas profundas.

 
Grau 2 (de 1º00′ a 1º59′) – “PROEZA” [21/22/23 Maio(*)]

2º PROEZA

SÍNTESE: bem preparado para as lutas da vida, para se defender nos desafios ou lutar contra os seus inimigos ou os da sociedade; pode ser alguém com responsabilidades sociais, na polícia ou justiça, apreciando especialmente a possibilidade de poder julgar/condenar ou de ser porta-voz do proletariado; natureza intrépida e corajosa que lhe confere aptidões guerreiras e militares; terá sempre um papel preponderante na sua esfera de acção, seja ela qual for, e deve sempre ter mais visão, para que consiga vir a realizar a sua suprema ambição: conseguir atingir um grau honorífico.

DESCRIÇÃO: “…Um homem escala um muro por meio de uma escada de cordas, segurando um punhal com os dentes e uma arma de fogo na cintura, enquanto um militar treina atrás dele dois prisioneiros.”

Versão dos Símbolos Sabianos de Rudhyar:
SÍNTESE: A recompensa da fé nas bênçãos espirituais.
DESCRIÇÃO: O Pai Natal enchendo furtivamente meias penduradas na frente da lareira.

LIÇÃO (pela combinação entre as duas séries): A importância da preparação e da habilidade prática para se conseguirem grandes ou simples feitos para a comunidade.

 
Grau 3 (de 2º00′ a 2º59′)- ”HARMONIA” [22/23/24 Maio(*)]

3º HARMONIA

SÍNTESE: Capacidades artísticas variadas, inspiração, charme artístico, culto da música, da poesia; espírito boémio, aventureiro, indisciplinado, sem sentido prático e preferindo viver a vida de um modo fantasioso, imaginativo, sem se preocupar em tirar proveito dos seus talentos; pode ser um homem refinado artisticamente ou mesmo um artista, de natureza equilibrada, calma, procurando a tranquilidade que lhe permite criar obras geniais; sensível à opinião pública, conseguirá ter uma vida feliz e notável.

DESCRIÇÃO: “…Um trovador de pé perto de uma rocha escuta o som de uma cascata que cai a seus pés, e um outro, sentado na relva, toca lira.”

Versão dos Símbolos Sabianos de Rudhyar:
SÍNTESE: A formalização dos ideais coletivos por meio da aplicação da razão e da ordem a aspectos recém-descobertos da natureza.
DESCRIÇÃO: O jardim das Tulherias, em Paris.

LIÇÃO (pela combinação entre as duas séries): Viver em harmonia, arte e refinamento – contribuindo para a ordem e paz social.

 
Grau 4 (de 3º00′ a 3º59′)- “GANÂNCIA CONFLITUOSA” [23/24/25 Maio(*)]

4º GANÂNCIA CONFLITUOSA

SÍNTESE: Caráter com duas faces, ciumento e invejoso dos bens alheios, não se importa de conseguir dinheiro seja por que meios forem, traição ou surpresa, violência ou bonomia; sempre correndo riscos, está associado a situações de exploração violenta de vítimas de condição inferior (dependendo da sua própria situação social), que, no caso de ser uma pessoa mais evoluída, se podem revelar num espírito combativo veiculado para uma carreira militar, por exemplo; ferocidade, animosidade, espírito guerreiro, atraindo acontecimentos repentinos e má sorte.

DESCRIÇÃO: “…Dois homens lutam num bosque, pela partilha de bijutarias e peças de roupa roubadas. Não veem que um outro ladrão os ameaça com uma fisga com o objetivo de lhes roubar as coisas. Atirou já aos seus pés uma bolsa de cintura cheia de ouro.”

Versão dos Símbolos Sabianos Rudhyar:
SÍNTESE: Anseio pela estado pré-intelectual de consciência.
DESCRIÇÃO: Azevim e visco reacendem velhas lembranças do Natal.

LIÇÃO (pela combinação entre as duas séries): Ultrapassar a ânsia por dinheiro por todos os meios recolhendo essências da natureza para celebrar tradições em conjunto.

 
Grau 5 (de 4º00′ a 4º59′)- “DIGNIDADE PESSOAL” [24/25/26 Maio(*)]

5º DIGNIDADE PESSOAL

SÍNTESE: Superioridade de espírito e de alma, caráter magnânimo, nobre, generoso, sincero, benevolente, perante os quais todos de inclinam; sabe reconhecer os méritos de cada um e julgar as pessoas corretamente; visão rápida e capacidade de decisão nas horas difíceis; sabe perdoar os inimigos e esquecer injúrias; ajuda os mais fracos; o seu mérito levá-lo-á a ter uma posição de autoridade e bastante sorte na vida; pode ter talento para a pintura mas também para a carreira diplomática; sendo uma mulher, terá uma natureza boa, doce, tímida, inocente, com espírito de sacrifício.

DESCRIÇÃO: “…Um homem de aspeto digno e bom, vestido com roupa de ministro de Estado, aperta a mão de um delegado que se inclina respeitosamente diante dele.”

Versão dos Símbolos Sabianos de Rudhyar: 
SÍNTESE: A tendência explosiva dos sentimentos reprimidos e das emoções de base.
DESCRIÇÃO: Uma revista revolucionária proclamando à ação.

LIÇÃO
(pela combinação entre as duas séries): Saber conciliar os sentimentos nobres e puros com um espírito revolucionário.

 
Grau 6 (de 5º00′ a 5º59′)- “VALOR PESSOAL” [25/26 Maio(*)]

6º VALOR PESSOAL

SÍNTESE: Neste grau podemos encontrar uma panóplia de pessoas muito diferentes entre si; por um lado o Livro mostra-nos pessoas de letras, leis, ciências, que atingem renome e reconhecimento mas sem conseguirem ser populares; profundidade de julgamento e erudição; parece ser distante, frio, seco; por outro lado a Balança, sendo um símbolo de justiça, representa aqui mais o lado comercial e de prosperidade; o casamento tenderá a ser feliz e o sujeito rico e longevo; pode começar pelas ciências e ser encaminhado para o comércio por força das circunstâncias; podemos ainda encontrar o lado desportivo deste grau, jogadores de ténis, lutadores, acrobatas, grande agilidade dos membros; capacidade de realizar obras fecundas, sendo dirigido, mais do que por iniciativa própria.

DESCRIÇÃO: “…À esquerda uma mulher de aspeto amável com um livro numa mão e uma balança na outra; à direita um malabarista de corpo magro e flexível, joga com atitude.”

Versão dos Símbolos Sabianos de Rudhyar:
SÍNTESE: Avidez pela classe de conhecimento que assegura riqueza e poder.
DESCRIÇÃO: Trabalhadores fazendo perfurações à procura de petróleo.

LIÇÃO (pela combinação entre as duas séries): A capacidade de encontrar tesouros com humildade, numa vida feliz, erudita, próspera e longa.

 
Grau 7 (de 6º00′ a 6º59′)- “AMIZADE CONFIANTE” [26/27/28 Maio(*)]

7º AMIZADE CONFIANTE

SÍNTESE: Vida calma e tranquila, isolamento interior e exterior; caráter amável, contemplativo, generoso e contente; é um grau de poucas dificuldade ou dores, à exceção das que são inevitáveis; as amizades serão numerosas, fáceis, a vida familiar será feliz; imaginação passiva, calma, serena, corpo gracioso, modos elegantes e corteses; no caso das mulheres, uma relação com a irmã, quem sabe gémea, será muito importante; poderá ser mãe de gémeos.

DESCRIÇÃO: “…Num vale um lago pacífico, no qual nada um cisne que se aproxima de duas jovens raparigas de mão dada.”

Versão dos Símbolos Sabianos de Rudhyar:
SÍNTESE: A fé primordial do homem no poder sustentador oculto da vida.
DESCRIÇÃO: Um poço com balde e corda à sombra de majestosas árvores.

LIÇÃO (pela combinação entre as duas séries): Viver em amizade confiante, tranquilidade e harmonia.

 
Grau 8 (de 7º00′ a 7º59′)- “RETROCESSOS” [27/28/29 Maio(*)]

8º RETROCESSOS

SÍNTESE: Fatalidades várias, espírito inquieto, selvagem, barulhento, belicoso, turbulento; em termos de qualidades, que também as terá, serão integridade, eloquência, bravura, coragem e firmeza, com sentido de honra e capacidade de conseguir proezas; honras públicas, posições de responsabilidade – mas os benefícios dificilmente serão duradouros; está associado a mortes violentas, mas devemos ter em conta as posições planetárias; natureza de Marte, naturalmente combativa e violenta mas que se pode revelar por exemplo, sendo um capitão ou um aviador que atinge glória pelos seus feitos; se Mercúrio for predominante no mapa o espírito é forte mas intelectual e activo, mordaz, combativo e “respondão”; a má sorte pode vir através de um casamento infeliz com uma mulher preguiçosa; deve pensar bem antes de escolher a pessoa certa para si, sob pena de, escolhendo mal, ser arruinado por essa escolha.

DESCRIÇÃO: “…Anoitece: um ferreiro trabalha uma barra de ferro avermelhada; ao pé da forja a sua mulher está sentada numa pose inativa e sem se preocupar que as faúlhas estejam a incendiar a casa.”

Versão dos Símbolos Sabianos de Rudhyar:
SÍNTESE: O poder destruidor da mente ambiciosa sobre a totalidade orgânica do relacionamento humano.
DESCRIÇÃO: Grevistas exaltados cercam uma fábrica.

LIÇÃO (pela combinação das duas séries): O poder reivindicativo necessário para ultrapassar contratempos e condições inferiores.

 
Grau 9 (de 8º00′ a 8º59′)- ”ELEVAÇÃO CONSTANTE” [28/29/30 Maio(*)]

9º ELEVAÇÃO CONSTANTE

SÍNTESE: Em qualquer posição social este é um grau de prestígio e sucesso, seja associado à realeza ou simplesmente vendo reconhecidas as suas capacidades profissionais; através dos seus próprios esforços tende sempre a ter frutos, seja na carreira militar ou associada à política; poder, altos cargos, procedentes de determinação nos seu caminho e de persistência, porque podem demorar a ser atingidos; deve estar atento aos traidores; fisicamente forte, alerta, capaz, incansável nas piores circunstâncias; aptidões de liderança, ambições nobres, alta moralidade; tem-se em enorme conta e possui enorme amor-próprio; proteção familiar; pode enveredar pelo caminho das Artes e das Leis e ter um casamento rico e bom, na meia-idade.

DESCRIÇÃO: “…Um Rei no seu trono, segurando o cetro e o globo, e a Rainha, com os mesmos atributos.”

Versão dos Símbolos Sabianos de Rudhyar:
SÍNTESE: A relação agressiva do homem com a vida natural como base da sobrevivência e da conquista.
DESCRIÇÃO: Uma aljava cheia de flechas.

LIÇÃO (pela combinação das duas séries): A persistência, capacidade de luta e de sobrevivência indispensáveis para o sucesso a todos os níveis.

 
Grau 10 (de 9º00′ a 9º59′)- “ZELO” [29/30/31 Maio]

10º ZELO

SÍNTESE: Existência devotada ao serviços aos outros, fracos, desfavorecidos ou doentes, criando abrigos ou sanatórios; pessoa caridosa, sem grande envergadura mas doce , compassiva e compreensiva, que sacrifica o seu tempo e dinheiro por alguém que precise de si; pode ser também uma mulher ou homem de ciência, cujos conhecimentos visarão ajudar os deficientes, por exemplo; um filantropo, padre ou mecenas, ajudando os outros na esfera espiritual, física ou intelectual.

DESCRIÇÃO: “…Uma jovem mulher oferece maternalmente a uma criança uma bebida fresca, e numa rua próxima um jovem homem ajuda um velhote a levantar-se.”

Versão dos Símbolos Sabianos de Rudhyar:
SÍNTESE: Uma capacidade superior de desafiar a natureza e de brincar com o perigo.
DESCRIÇÃO: Um avião fazendo um mergulho de nariz.

LIÇÃO (pela combinação das duas séries): A capacidade de dar e de arriscar, na relação com os outros e na vida.

(*) A leitura em relação ao dia de aniversário está dependente do ano (se bissexto ou não, etc) e pode ser confirmada pelo cálculo gratuito no site www.astro.com

Fonte bibliográfica principal:
JANDUZ; LHUER, Claude, “Les 360 Degrés du Zodiaque – Symbolisés par l’Image e par la Cabbale”, Bussière, Paris, 1986.
Fontes bibliográficas auxiliares:
KOPPEJAN, Helene, Willem, “The Mutable Signs”, Element, Reino Unido, 1990.
RUDHYAR, Dane, “Uma Mandala Astrológica”, Pensamento, São Paulo, 1973.

Por João Medeiros

Mais informações sobre o Signo do Brisa (Gémeos): Aqui!


Artigos Relacionados:

0

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Carneiro / Áries , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Carneiro / Áries em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens