Blog

Lula, a Justiça e o Brasil – Visão Astrológica

Postado por:

O Brasil vive um dos períodos políticos mais conturbados das últimas décadas. O ex-presidente Lula da Silva está a ser investigado por suspeitas de corrupção no caso Lava Jato. Tomou posse como ministro no governo de Dilma Rousseff mas foi judicialmente suspenso. A própria presidente enfrenta a possibilidade de um impeachment. Neste exercício, pretendemos analisar esta situação de caos político à luz da Astrologia Horária, compreendendo qual o desenrolar dos acontecimentos e como ficará o Brasil enquanto país.  

A Astrologia Horária é uma das formas mais interessantes e práticas para se analisar situações dos mais diversos tipos, como já mostrámos em artigos anteriores. É baseada na interpretação do mapa celeste no momento em que o astrólogo coloca uma questão. Neste caso, o grau de dificuldade interpretativa é de 9, numa escala de 0 a 10 porque, para além da complexidade do tema, o astrólogo é português e não conhece bem a realidade brasileira.

Ainda assim, por uma questão de aprendizagem técnica e de reconhecimento dos paralelismos simbólicos, pensamos que vale a pena avançar com uma análise. Pessoalmente, devemos isso à maioria dos leitores deste blog que são brasileiros. Salvaguardamos contudo que a margem de erro é grande e que o objetivo é aprender com estes eventos tão marcantes.

lula-lava-jato

A QUESTÃO

A pergunta foi colocada no dia 16 de Março de 2016, às 22h40, em Lisboa. “O que acontecerá a Lula? Será condenado e preso? E ao governo de Dilma, será derrubado ? E ao Brasil enquanto país, recuperará?” Eis o mapa.

LULA-BRASIL-JUSTICA

O horóscopo garante condições elementares para ser interpretado, como a posição dos maléficos, os graus do Ascendente e posição do regente da hora que é a Lua, em trígono ao Ascendente. A principal dificuldade reside na identificação dos significadores, que é como um autêntico exercício de Sherlock Holmes. Vejamos.

A LUA em Câncer/ Caranguejo (o signo da Fonte) poderá ser o representante de Lula da Silva pelas seguintes razões: é um político popular muito associado ao povo (Lua) e que veio do povo; está no grau 12 conjunto a Sírius (estrela do Cão Maior) o que revela o seu lado proteccionista e tenaz; o seu reino enquanto presidente (entrada em Câncer/ Caranguejo, o domicílio lunar) começou há cerca de 12 anos atrás (2004 – a sua presidência começou em 2003); é o regente da Casa 9,  que significa o estrangeiro, a partir de Portugal; está na Casa 8 natal – crise e perdas – e na Casa 12 derivada da 9 – isolamento; a Lua rege também o povo brasileiro em geral do qual Lula é, em parte, um espelho; o cognome Lula é também o nome de um molusco associado à Lua; foneticamente, “Lula” é semelhante a “Lua”.

Lula-gigante

O planeta VÉNUS em Peixes (signo do Mar) poderá ser o representante de Dilma Rousseff porque: é um astro feminino; está exaltado no grau 5º36 que é o 6º grau o que representa a sua entrada como primeira mulher presidente há pouco mais de 5 anos (foi eleita no fim de 2010 e tomou posse no início de 2011); Dilma é a 36ª Presidente e a distância de Vénus ao início de Capricórnio – estadismo – é de 36 graus; o símbolo da Presidência é uma estrela de 5 pontas, associada a Vénus; Vénus é regente de Touro e co-regente da Casa 6 que é o governo do Brasil (derivada 10 a partir da Casa 9). O facto de não ser a primeira regente da Casa 6 é sintomático do pouco poder que ela tem neste momento como chefe de Estado; foi o último astro que a Lua (o povo e Lula) aspetou, ou seja, a última pessoa que estes escolheram; Vénus está na Casa 4 natal, o que atesta a base popular do governo de Dilma.

presidencia-brasil

O planeta JÚPITER retrógrado em Virgem (signo da Areia) será o representante da Justiça, em geral, e do processo Lava Jato pelas seguintes razões: é o regente da Casa 5 que é a Casa 9 (Leis) derivada da 9 radical (o Brasil); está retrógrado, exilado e no lado oposto ao Sol, o que retrata uma justiça distorcida, corrupta e pouco digna embora na ribalta (na Casa 10 radical); este astro representa em geral os valores justos, a ética e a democracia (que todos os outros planetas valorizam mas pondo em prática esses ideais de forma deficiente); o processo Lava Jato começou num mês de Júpiter, num dia 17 e com 17 arguidos, enquanto Júpiter está num grau 17; o verbo “lavar” é adequado ao signo de Virgem, associado a limpezas.

É importante realçar que todos os outros astros estão em signos de dignidade de Júpiter – Peixes, Sagitário e Cancer/ Caranguejo – o que reforça que esta é a verdadeira questão: quais os valores éticos do povo brasileiro e que democracia quer construir, quando a fuga aos deveres estatais é prática normal desde a classe mais baixa à classe mais alta?

O planeta MARTE em Sagitário (signo da Fogueira) será o representante dos opositores a Dilma , tanto externos como internos, porque: está em quadratura a Vénus; é o regente de Escorpião, que se opõe a Touro; é também o regente da Casa 6 (a casa do Governo do estrangeiro, visto de Portugal) o que assinala que estes têm já um pé no poder; fez há 2 graus (2 anos) a quadratura a Vénus, o que corresponde à última luta eleitoral (2014).

As dúvidas maiores são as atribuições do Sol, Saturno e Mercúrio. Aqui vão umas hipóteses.

O SOL em Peixes será o representante da riqueza, felicidade e progresso do Brasil porque: é o regente da Casa 10 que é a Casa 2 (dinheiros/ recursos) derivados da Casa 9 (o Brasil, uma vez que é o estrangeiro do ponto de vista de quem fez a pergunta); está num signo de praia e de fé, características brasileiras (com um Cristo-Rei numa das suas cidades mais carismáticas, o Rio de Janeiro); está na Casa 5 natal, associada à diversão (país de futebol e de Carnaval); é o astro regente do ouro e da riqueza; o Sol faz conjunção ao Nodo Sul o que valida a perda de recursos nos últimos anos e uma situação de aflição da riqueza do Brasil (a conjunção é separativa).

RIO2

O planeta SATURNO em Sagitário será o representante da pobreza, da corrupção e de todos os inimigos do Brasil porque: é o natural maléfico; está na Casa 2 radical que representa os recursos materiais oprimidos bem como as classes trabalhadoras fustigadas por esse flagelo da corrupção (é a Casa 6 derivada da 9); é o regente das Casas 3 e 4 que são respetivamente a Casa 7 derivada – adversários – e a Casa 8 derivada – a dívida; forma quadratura com Júpiter, o representante da verdade, justiça e democracia , em grandes dificuldades.

O planeta MERCÚRIO em Peixes é o de mais difícil atribuição. Poderá representar aqueles que já foram presos porque Mercúrio está exilado e em queda, regendo a Casa 12 derivada (prisões); poderá reger também as condenações, porque está combusto, em aproximação ao Sol e ao Nodo Sul; é o regente clássico dos ladrões e aqui está numa posição bastante tensa.

Os astros transpessoais não são muito relevantes em Astrologia Horária. Neste caso, Urano e Plutão formam ângulos tensos com a Lua o que retrata a situação de revolta do povo, bem como a tensão a que Lula está sujeito.

O Ascendente é Escorpião (signo da Tempestade), signo fixo, o que denota situações crónicas, de resolução lenta e com uma temática de poder e obscuridade. Também sugere uma ascendência dos opositores de Dilma, uma vez que esta está representado no signo oposto, do Descendente.

A EVOLUÇÃO DA SITUAÇÃO

Os possíveis desenvolvimentos são dados pelos aspetos aplicativos dos astros, em especial da Lua, e/ou pela mudança de signos.

A Lua forma sextil com Júpiter, depois trígono com Mercúrio e finalmente um trígono ao Sol. Saturno forma uma quadratura aplicativa a Júpiter. O primeiro astro a sair de signo é o Sol que ingressa em Áries / Carneiro (signo do Vulcão) após 3º15′.  Mercúrio aplica-se a uma conjunção ao Nodo Sul.  Vénus e Marte não formam nenhum aspeto relevante em breve.

E o que isto pode significar? Não é fácil perceber. Como dissemos, a análise é extremamente complexa.

Mas importa notar que Júpiter faz uma coleção de Luz entre Mercúrio e a Lua colocando-os em contacto. Ou seja, que a justiça (Júpiter) poderá levar Lula (Lua) à condenação como ladrão (Mercúrio).  Isto porque o último aspeto que Mercúrio formou foi uma oposição com Júpiter, em recepção mútua, e o primeiro astro que a Lua aspeta é Júpiter (e depois Mercúrio).

O timing para os eventos pode ser 5 graus (5 semanas ou 5 meses) para um processo na Justiça com Lula – primeiro aspeto forma-se após 5 graus e um tempo de 8 graus (8 semanas ou 8 meses) para um possível veredicto, porque o aspeto com Mercúrio forma-se após 8 graus.

Contudo, o mais relevante é que o último aspeto da Lua é com o Sol e que este vai entrar na sua exaltação dentro de cerca de 3 graus, o que pode corresponder a 3 meses ou 3 anos. Isto indica que o Brasil irá seguramente melhorar economicamente após este período e com a mudança de governo, ainda que mais pessoas tenham que ser presas e que o pior da corrupção e da crise política ainda esteja em curso (Saturno ainda não completou a quadratura a Júpiter).

A grande dúvida prende-se com este tempo, uma vez que Vénus (Dilma) não forma aspetos em breve – argumento para que um governo PT seja mantido até ao fim do mandato (os tais 3 anos e poucos meses até novas eleições, como estipulado democraticamente). O facto de estar na Casa 8 derivada e em quadratura a Marte assinala a imensa tensão que existe sobre Dilma.

Contudo, o último aspeto da Lua sugere que no final de tudo tanto Lula como o povo ficarão bem, ainda que a falta de qualidade das instituições democráticas e de justiça – permitindo a corrupção – não se alterarão assim tanto na posteridade.

Como referimos anteriormente, Lula é apenas um espelho do povo brasileiro, neste mapa, ambos representados pelo mesmo astro – a Lua. A questão é de um regime e não tanto de uma pessoa. As maiores dúvidas que temos são as atribuições de Saturno e Mercúrio, com alguma semelhança e necessitando de maior esclarecimento (o que pode inviabilizar todo o sentido da nossa análise).

Reconhecemos, assim e mais uma vez, que esta análise é bastante falível e que poderá ser completada/ melhorada com comentários de brasileiros que conheçam a situação por dentro, bem como a linguagem astrológica.

A todos esses leitores aguardo comentários que possam completar a análise ou melhorá-la. Em especial, caso ajudem na identificação dos significadores.

De todo o modo, o Brasil é um grande país e parece que o seu fulgor e riqueza serão resgatados após estes processos judiciais e mais condenações, num período até Junho de 2019 na pior das hipóteses, à luz deste mapa horário.

Obrigado e um abraço

João Medeiros

Lisboa, 17 de Março de 2016

 

DESTAQUES:

CONSULTA ONLINE DE ASTROLOGIA HORÁRIA – Consulta TERRA

earth-cons4


Artigos Relacionados:

4

Comentários

  1. Daniel Andreotti  Março 19, 2016

    Boa noite João,
    muito interessante sua interpretação!
    Faria uma consideração mais pragmática que surpreendentemente coincide com uma horária que levantei perguntando se Dilma seria deposta.
    Eis os dados da minha pergunta: 09/03/2016 – 10:10, São Paulo, Brasil.
    No seu mapa vejo Marte representando o governante do pais estrangeiro, Regente da 6 (10 da 9)
    Ele aparece oposto ao Lote da Demissão em 6º47′ Gêmeos (Saturno + Jupiter – Sol)
    No meu mapa:
    Testemunhos para o impeachment:
    • O Lote da demissão oposto a Saturno (Regente da 10, o governo)
    • Mercúrio, dispositor do lote, é a próxima aplicação a Saturno, realizando em 10º.
    • No momento que Mercúrio completa o aspecto, a Lua, representando o fluxo de eventos, chega ao Lote da demissão.
    • Saturno, presente no instável signo de Sagitário, em 14º chega ao seu domicílio, Capricórnio. Apesar de ganhar muita dignidade nesse local, a interpretação pode ser literal: Dilma voltando pra casa.

    Achei muito interessante a coincidência de nos 2 mapas o significador do governante estar oposto ao lote da demissão!
    Bem, esperemos o desenrolar dos eventos…

    um grande abraço,

    Daniel Andreotti

    responder
    • joaomed  Março 19, 2016

      Caro Daniel, grato pelo comentário e pelas notas técnicas. Não costumo utlizar a parte da demissão, mas certamente irei tê-la em conta em futuras abordagens. Obrigado! JM

      responder
  2. julio  Março 19, 2016

    Bela abordagem, sem duvida, porém a escrita do céu não revela a contaminação nem o poder deletério do personagem central do crise, Lula da Silva. Nota-se que, neste desfecho a justiça se impôs graças inclusive ás revelações do grau de vileza demonstrado pelo personagem… e que de certa forma revelam o astral coletivo do grupo… O Brasil, graças às mais profundas raízes ocultas e outras, inclusive a partir daqueles valores consignados em digamos “Sagres! e seus personagens que imprimiram um senso moral através de Cabral e sua equipe, Vieira, Manuel da Nóbrega, Agostinho Silva e outros, finalizou a saga lusa com D. Pedro II, integro, culto, perfeito exemplo de quem praticava a alteridade com o seu povo…Mas aí surgiu a Republica que, vindo com profundos altos e baixos atingiu o grau mais baixo, mais fundo e contrário a todos os valores éticos e morais que um governo pode ser, cuja mácula estratifica-se no CASAL Lula/Dilma encerrando o ciclo da idade do ferro, e do Proletário, no caso brasileiro, e retoma o caminho que lhe fora destinado alhures… Para ser a Pátria do Espírito Santo do mito luso… e o Território do Quinto Império… e aí sim, levará algum tempo, mas o fato da sangria moral ter sido estancada e retomada a caminhada rumo ao novo… Não resta dúvida, no dia 13/03/2016=16 o 13 do partido que pelas práticas não se pode analisar como o aspeto positivo de A Grande Mãe, mas certamente o da Morte… para o 16 do mesmo modo não ser a Casa de Deus, mas a Torre Fulminada pelo Raio. e esta não resta dúvida é vermelha de Tamas e caótica de moral… Seria a partir daquela data o renascer das cinzas, seria a Fênix, mas isto não é de um dia para outro… Obrigado pela partilha e oportunidade de minha manifestação. JTL

    responder
    • joaomed  Março 19, 2016

      Caro Júlio, grato pelo comentário. Acredito profundamente na qualidade e missão mais espiritual do Brasil no mundo. Obgd JM

      responder

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Gémeos/ Brisa , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Gémeos / Brisa em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens