Blog

O Adeus Astrológico a Mandela

Postado por:

 Nelson Mandela, o herói mundial, despediu-se hoje da família e partiu oficialmente para uma nova viagem. É um tempo de festa porque este ser excepcional conseguiu o impossível: unir povos tanto em vida como na morte. E o que os astros nos poderão acrescentar a uma vida tão memorável?

Todos os que o recordam com carinho tentarão seguir o seu exemplo: a luta para uma nação mundial Arco-Íris (Balança), de perdão e diálogo, em plena Liberdade (Sagitário). Mas nenhum astro ou argumento astrológico pode justificar, por si, uma força de espírito tão invulgar.

Os astros apenas revelam tendências, cabendo-nos a nós a tarefa de superar os desafios e oportunidades da nossa estrutura biológica e psicológica. Sabe-se que Madiba nasceu “de tarde” e apenas por engenho de astrólogos se pode suspeitar ter nascido pelas 14h54 (*).

Mandela_Chart

Sem dúvida, o Ascendente Sagitário (ou “a Fogueira”(**), como gosto de chamar) te assenta como uma luva, Madiba: um simpático e sorridente libertador de povos. Um político, um justiceiro, tolerante e optimista.

Júpiter em Caranguejo (ou “A Fonte”), no seu signo heróico (a Exaltação), simboliza bem o teu perfil amoroso e protetor, sempre à vontade nas diversas situações mais formais. O Pai da tua nação, com capacidade de acreditar no melhor do ser humano (na Casa 7). E com uma alta presença, tanto em estatura física (1m 95) como ainda mais em estatura ética, que não deixou ninguém indiferente.

Quando Júpiter encontrou Saturno, aos 44 anos, foste preso e condenado a perpétua. Mas o teu longo sacrifício foi a nossa redenção. Na tua pequena cela exorcizaste males de um globo inteiro e demonstraste o que é o milagre humano. Pelo incrível exemplo.

A Lua em Escorpião (ou “A Tempestade”) na prisão do horóscopo (a Casa 12) retrata o teu lado mau feitio, adepto de boxe e combatente, que te levou também ao estatuto de terrorista mundial. Mas sinaliza também uma tremenda capacidade de luta e resiliência, enjaulado durante décadas.

Nelson_Mandela_box

A tua marca moral podemos igualmente associar a Saturno, na casa dos princípios éticos (a Casa 9), em Leão (“A Luz”) conjunto a Mercúrio, a inteligência. Capaz de tolerar e perdoar a que não será alheia a posição de Vénus em Gémeos (“A Brisa”) no ângulo poente, associado ao Outro.

Tal como Jesus(**), terias o Sol posicionado na Casa da Morte e Ressurreição (a Casa 8) própria de quem consegue atravessar grandes crises, estando disposto a morrer pelo outro. E também tu, conseguiste regressar da morte e mostrar que há sempre esperança e vida, se quisermos acreditar.

Quem diria que de prisioneiro com tuberculose seria possível passares a presidente de África e do mundo, vivendo até aos 95 anos? Até o mais optimista teria dúvidas. Tal como muitos brancos sul-africanos, o meu tio deve a ti a bênção de continuar a viver no país que escolheu, em paz. E agradece-te.

Pessoalmente, nunca esquecerei de quando ainda adolescente te vi na televisão, com a camisola verde da seleção de rugby sul-africana. Tão simples e tão poderoso na tua mensagem. “Que sonho de ser”, senti, “é este, o mundo em que quero viver”. Um autenticidade de Caranguejo que perdurará por séculos.

Saíste da prisão quando Marte, o governante da tua Alma (regente esotérico do Ascendente) saiu da penitenciária (Casa 12) e cruzou o Ascendente (Casa 1), aos 71 anos. Claramente o astro que melhor representa a tua luta, no signo da Balança (ou “O Arco-Íris”) que é como quem diz, o guerreiro pela Paz, na área da comunidade, progresso e alianças (a Casa 11).

nelson-mandela-smile

Para sempre, fica o teu sorriso simpático. Conseguiste passar de um proteccionista Caranguejo (o teu Sol) a um verdadeiro libertador Sagitário (o teu Ascendente), à escala planetária.

Partiste na altura do Natal, época de celebração, para que nos lembremos sempre de festejar a tua vida milagrosa. E de nos unirmos.  Da minha parte, como ser humano, sinto-me honrado com o teu exemplo sublime. Onde quer que estejas, obrigado, grande ser!

Lisboa, 15 de Dezembro de 2013

João Medeiros

(*) fonte da hora de nascimento: Astrodatabank

(**) livro “A Carta” de João Medeiros (2013)

Artigos Relacionados:

2

Comentários

  1. armanda lima  Dezembro 17, 2013

    PARABENS! Fantastico texto João.
    Ele exprime, MUITO BEM, o que vai no seu CORAÇÃO.
    Obgda João.

    responder
    • joaomed  Dezembro 24, 2013

      Obrigado Armanda! Um abraço JM

      responder

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Carneiro / Áries , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Carneiro / Áries em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens