Blog

O Ano 2015 – Visão Astrológica

Postado por:

Quais as perspetivas para o ano 2015? Atendendo aos eventos de 2014, quais as tendências para o novo ano? Quais os acontecimentos astrológicos mais significativos para este próximo ciclo? O que desenvolver, tanto no plano individual como coletivo?

Para responder a estas questões teremos de: rever quais os grandes ciclos mundiais em curso; fazer um balanço de 2014; entender as perspetivas de 2015, tanto num plano mundial, como nacional e individual.

2014-2015outro

Lembramos que está em curso uma longa e profunda mudança civilizacional associado à verdadeira democratização da sociedade (ver artigo “Régulus Em Virgem“), e acentuada a partir de 2011/2012. Esta mudança de ciclo de 2150 anos enquadra também os principais acontecimentos politico-económicos dos próximos anos.

1- Quais os grandes acontecimentos e que tendências se verificaram em 2014?

nível mundial,

as alterações políticas mais turbulentas foram: o fim do governo (pró-russo) da Ucrânia e revolução do seu regime; anexação da Crimeia pela Rússia; sanções económicas à Rússia e manifestação de poder militar desta na vizinha União Europeia; queda dos aviões da Malaysia Airlines; a epidemia do Ébola; oficialização do Estado Islâmico – ISIS – e decapitações de jornalistas.

Putin2014

Do ponto de vista astrológico, a imprevisibilidade geopolítica que se viveu em 2014 e que se viverá provavelmente no próximo ano estará associada não só à natureza do ingresso de Inverno de 2013/14 com o Sol em quadratura a Marte mas também à ativação bélica do mapa da Grande Conjunção de 2000 (a primeira ativação foi em Setembro de 2001) e certamente também ao evento extraordinário dos últimos anos, o meteoro Chelyabinsk.

Atendendo a que este meteoro, de uma energia foi extraordinária, provocou estragos em povoações e que é um evento muito raro deve também ser interpretado simbolicamente.

O mapa da queda do mesmo, na Rússia (a 15 Fev. 2013), não só nos chama a atenção para o não controlo dos eventos mundiais na Terra (duplo Aquário) como para o potencial de uma grande mudança na zona euro-asiática a tomar forma, em particular, nos dois anos seguintes (2014 e 2015) – distância em graus do Sol ao Ascendente.

Essa mudança dar-se-á em termos de identidade (Casa 1 – o papel dessa região no mundo) como em termos financeiros (Casa 8). A União Eurásia que entra em vigor em 2015 estará provavelmente associada a este processo.

MeteoroRusso

– outros eventos importantes foram: a realização do Mundial de Futebol no Brasil; a coroação de Felipe VI de Espanha; a queda do maior banco de Portugal (o BES); a popularidade do partido espanhol Podemos; sucesso do livro O Capital – no séc. XXI; atribuição do Nobel da Paz à paquistanesa Malala; a continuação da incerteza nos mercados financeiros.

A maioria destes eventos teve já o carimbo da nova grande era, segundo a qual os sistemas monárquicos, ditaduras ou grandes controlos de mercado – que prejudiquem o grande público  – terão tendência a ser desmascarados e denunciados mais rapidamente pelas redes sociais, pela opinião pública ou pelas instituições democráticas.

Ano2014_Varios

nível nacional (Portugal), o ano foi marcado por eventos extraordinários.

Para além da queda do império BES e do “rei” de Portugal (também designado “dono disto tudo” ou presidente do BES – Ricardo Salgado) agora nas malhas da justiça, deu-se também por arrasto a queda da Portugal Telecom e sua administração de suposta “excelência”; a prisão de ex-governantes entre os quais se destaca o ex-primeiro-ministro José Sócrates; o afastamento de Seguro da liderança do PS, a favor de Costa.

Mais uma vez, se torna evidente a manifestação do ciclo de Régulus em Virgem que pede um exercício de poder pela competência e serviço público, em vez do interesse pessoal (em especial nos países do Norte, nos quais se inclui Portugal).

Portugal2014

A retoma económica desacelerou, a Troika saiu, mas começaram a ressurgir os problemas orçamentais. Em termos coletivos, também se sublinham a partida de Eusébio (ver artigo Eusébio); o sucesso de Ronaldo (ver artigo o Regresso de D. Sebastião), com mais uma Bola de Ouro e uma estátua na Madeira; e o surto da legionella.

nível individual, 2014 foi um ano de Ar e de Água, considerando os trânsitos dos astros principais neste Elementos. Pediu a todos nós, por isso, capacidade de adaptação, de diversidade, de aprendizagem mantendo profundidade afetiva e conexão familiar.

2- E o que dizer, então, do Ano 2015? Quais os trânsitos mais significativos?

O MUNDO – 2015

Por um lado, o ano de 2015 corresponde à quadratura minguante do ciclo da Grande Conjunção Júpiter-Saturno (2000-2020).

Considerando todo o contexto atual e a natureza da quadratura, é natural que se dê a evidência inequívoca do fim do capitalismo, uma insatisfação geral para com os governos mundiais (que sejam corruptos ou manipulados) e o nascimento (ainda frágil) de novas formas políticas mais comunitárias, ambientais e solidárias.

Ciclos2012-2020

Para esta grande possibilidade, contribui também seguramente a entrada de Saturno em Sagitário (ver artigo Saturno em Sagitário). Este trânsito está associado à expansão das comunicações internacionais (aviação, aeronáutica, telecomunicações, entre outros), das instituições internacionais (entre as quais, a União Europeia) mas também à moralização pública e reconhecimento de direitos humanos.

O mapa do ingresso do Sol em Capricórnio (solstício de Inverno) pode ser interpretado como representativo de um ciclo anual dos governos/ Estados. A Lua está em Sagitário combusta pelo Sol, o que nos reforça a questão do descontentamento do povo mundial (que quer ser livre) e querendo assumir mais poder governativo.

Solsticio2014-2015

No momento do solstício, o Sol e a Lua erguiam-se em toda a zona do Oriente (Coreias e Chinas, sobretudo) pelo que é de esperar um novo ciclo de identidades e posições desses países perante o mundo em 2015.

Outra notícia importante, no seguimento destas alterações, prende-se com o fim da quadratura Urano e Plutão, um processo de quase 3 anos de duração que terminará em Abril de 2015. Esta quadratura está muito associada, entre outros factos, à radicalização de poderes e tentativa de controlo financeiro do mundo (Plutão em Capricórnio), em contraste com a revolta e expressão das liberdades individuais (Urano em Carneiro).

Portanto, de certo modo, e acrescentando também os inúmeros trânsitos em Fogo, o ano 2015 traz propostas de renovações políticas, éticas e de consciências.

Resumo2015

Parece ser, sem dúvida, um ano marcante com redefinição geopolítica mundial, um papel mais evidente da Igreja, descobertas tecnológicas e espaciais, e um espírito mais socialista/ cooperativo. Será certamente a confirmação e expansão do mercado global com maior internacionalização das empresas e abertura das economias.

Contudo, não nos parece que seja um ano de recuperação económica, pelo contrário.

Atendendo à agitação de valores sociais é muito natural que isto seja acompanhado por um ciclo económico contrativo e de incerteza, em particular, mais claro no meio do ano. Este facto justifica-se simbolicamente pelo reingresso de Saturno em Escorpião formando a quadratura com Júpiter (o astro expansivo) em Leão, que entrará pouco depois em Virgem, o Signo do seu máximo exílio.

ANO2015_detalhes

A NAÇÃO – 2015

Como é natural, esta conjuntura mundial, ainda que muito animadora do ponto de vista espiritual, humanista, tecnológico e de consciências não favorece a estabilidade financeira e orçamental do país, nem a estabilidade governativa (em especial, pela análise da Grande Conjunção 2000-2020 aplicada a Portugal).

Reparando no facto de Saturno entrar na Casa 3 do Mapa da Fundação de Portugal será muito natural que as empresas de comunicação e transportes (TAP, RTP, Carris, CTT, PT, Televisões, Rádios, Redes de Estradas, entre outras) estejam em grande evidência pela sua reestruturação a partir de 2015.

Mas igualmente um aprofundamento das relações com os países “irmãos” como Espanha, Brasil, Angola, Moçambique e lusófonos em geral será de esperar e de promover. À semelhança dos últimos anos, o turismo continuará certamente na linha da frente, como principal ponto forte do país.

 

O INDIVÍDUO – 2015

Em termos individuais lembramos que uma análise mais fiável só poderá feita caso a caso, com a interpretação do mapa astrológico pessoal (que depende da hora de nascimento, entre outros fatores).

Ainda assim, grosso modo, podemos dizer que em 2015, por comparação a anos anteriores será um ano de domínio do Fogo, já que os 5 astros clássicos transitam durante mais tempo nesta triplicidade.

Ano2015_Planetas

Em termos concretos será, por isso, um ano que pedirá mais autonomia de cada pessoa, independência, coragem, cortes e auto-confiança. Como se a vontade do Eu prevaleça em relação aos compromissos afetivos ou institucionais. Todas as decisões pessoais que estavam adiadas durante anos, por falta de confiança ou por medo, terão certamente oportunidade para se realizar em 2015.

Seja o fim de um casamento infeliz, o início de uma nova carreira, a mudança para um novo país, todas as grandes rupturas com o passado serão mais naturais neste próximo ano. Mas também a aposta na individualidade, no auto-conhecimento, na celebração e na atividade física.

Mais especificamente podemos acrescentar que, a nível individual:

– as pessoas de Signo solar ou Ascendente Mutável (Signos de Gémeos, Virgem, Sagitário e Peixes),particularmente dos primeiros 5 graus/ dias destes Signos, serão desafiadas a assumir uma maturidade maior e responsabilidade acrescida nas suas vidas (trânsito de Saturno). Na prática, será também natural que se confrontem com decisões mais difíceis, que sintam algum desgaste físico e muito trabalho. O propósito aqui será de colocar em prática (Saturno) os verdadeiros ideais e convicções (Sagitário). Mas a segunda metade do ano estará mais facilitada para estas energias, e especialmente para Virgem, atendendo ao ingresso de Júpiter neste Signo.

-as pessoas de Signo solar ou Ascendente Fixo (Signos de Touro, Leão, Escorpião e Aquário) ainda sentirão algumas destas tensões anteriores, sobretudo os últimos 2 graus/ dias destes Signos, devido ao reingresso de Saturno em Escorpião, entre Junho e Setembro

– porém, as pessoas de Signo solar ou Ascendente Leão continuarão a ser favorecidas e protegidas nos seus projetos e vontades até fim de Agosto, atendendo ao trânsito de Júpiter ainda neste signo – este astro promove normalmente a expansão, a liberdade e a juventude de espírito (o sorriso);

– podemos acrescentar ainda que as pessoas de Signo solar ou Ascendente Cardinais (Áries/ Carneiro, Cancer/ Caranguejo, Libra/ Balança e Capricórnio) entre os graus 13 e 20 (correspondendo aos primeiros 13 a 20 dias desses Signos) estarão mais sintonizadas com necessidades de mudanças de vida mais radicais, poderosas e extremas, atendendo aos trânsitos de Plutão e Urano em Capricórnio e Áries/ Carneiro.

Ano2015_Zodiaco_Planetas

Genericamente, os Signos mais estimulados e, por isso, que sentirão naturalmente uma vida mais facilitada serão os Signos de Fogo – Áries/ Carneiro, Leão e Sagitário – devido à dominante Fogo do ano. Se o ano pede ação, fé, individualidade e dinamismo, é o que estas energias mais gostam.

Por contraste, os Signos mais dificultados serão de Água – Cancer/ Caranguejo, Escorpião e Peixes – devido à tendência inata destas energias para a profundidade interior, apego afetivo e ligação ao passado: algo que não será tão prioritário neste ano.

Em relação aos restantes, os Signos de Ar – Gémeos, Libra/ Balança e Aquário – estarão mais adaptados a estas propostas de mudança do que os de Terra – Touro, Virgem, Capricórnio.

O signo do ano 2015, em minha opinião, é Sagitário – devido ao ingresso de Saturno neste Signo – mas que pedirá a pessoas em ressonância com esta energia mais responsabilidade, determinação e confiança do que nunca.

O segundo signo do ano é Leão, que beneficiará certamente das oportunidades simbolizadas pelo trígono de Saturno, trígono de Urano e conjunção de Júpiter (pelo menos até ao Verão).

O terceiro signo do ano é Virgem, pelo ingresso de Júpiter, que certamente facilitará as pessoas conectadas com o sentido do serviço, método e organização pessoal, a partir de Agosto.

Os lugares seguintes são partilhados pelos restantes Mutáveis – Gémeos e Peixes – devido à quadratura de Saturno com Neptuno em Peixes, que no fim do ano, irá pedir fé, cultura, sacrifício e uma certa espiritualidade pessoal mais assumida.

Ano2015_Fogo

Conclusão:

Em suma, podemos dizer que 2015 traz propostas de Fogo que incentivarão a coragem, o poder pessoal, a autonomia e a fé para tomadas de decisão mais arrojadas na vida. Essas decisões poderão significar mais empreendedorismo, internacionalização e cortes com o passado, no sentido de maior libertação pessoal.

É um ano bastante “Crístico”, em que a moralização pública e política se tornarão mais evidentes. Em destaque, estará a evidência cada vez maior do fim do capitalismo e da necessidade de se criarem novas identidades e lideranças políticas.

O ciclo económico mundial será tendencialmente contrativo, mas com uma abertura maior dos mercados e sinais de maior evolução tecnológica (no domínio dos transportes aéreos, telecomunicações, e energias renováveis).

Podemos assim caracterizar o ano de 2015 como potencialmente mais “espiritual” e educativo, com quebras de ritmo, renovações políticas e ainda bastante instabilidade mundial em termos financeiros.

Ainda assim, no geral, haverá certamente razões para maior esperança na capacidade humana para resolver os problemas complexos que envolvem a sociedade.

Caso queira assistir ao webinário integral gratuito sobre este tema clique AQUI.

Muito obrigado e que tenha um 2015 magnífico!

João Medeiros

Lisboa, 27 Dezembro 2014

Próximos Eventos:

17 e 18 Jan. 2015:  Workshop TOP – Técnicas de Orientação Profissional

TOP_NOVO_LOGO2

27 Fev. a 1 Mar. 2015: Nível 1 – Astrologia 

FDA-LOGO

13 a 15 Mar.: Astrologia Tradicional: Eletiva, Horária e Mundana

AstrologiaTradicionalFinal

20 a 22 Mar.: Simpósio Luso-Brasileiro de Astrologia

simposio


 

Artigos Relacionados:

0

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Gémeos/ Brisa , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Gémeos / Brisa em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens