Blog

O Signo da Areia – ou Virgem

Postado por:

Quais as características do setor zodiacal conhecido como Virgem? Porque poderemos designá-lo metaforicamente como a Areia? Quais as características fisionómicas habituais deste Signo? Quais as diferenças das posição do Sol, Lua, Saturno e Ascendente nesta energia? E quais as particularidades de cada um dos 30 graus deste Signo?

“O Signo da Areia é o terceiro do Verão e sexto do Zodíaco, sendo estabelecido pela posição do Sol na eclíptica de 23 de Agosto a 23 de Setembro, aproximadamente.

   A Areia é fina, moldável e humilde, servindo para múltiplos propósitos, pretendendo sobretudo purificar-se e ser útil. Gosta de dar conforto aos outros, é minuciosa, prática e leve.

sand-hand3

    Pessoas com a Areia como energia dominante nos seus Mapas do Tesouro (muitos planetas neste signo) são naturalmente preocupadas e observadoras dos pequenos detalhes que fazem a diferença nas grandes obras. São muito exigentes consigo próprias, bastante racionais e previdentes. Por isso mesmo, tendem a ser boas trabalhadoras, excelentes analistas e pouco atreitas ao risco que não seja calculado.

     A Areia pode servir de apoio macio na praia, suportando e adaptando-se aos corpos que nela se deitam em lazer ou que nela se passeiam. Aquecida, torna-se vidro que contém, protege e preserva, permitindo ver para dentro ou para fora dela. Pode ser espelho que reflete a luz alheia. Pode ser cronómetro na ampulheta, ao deslizar por entre dois vasos, medindo suavemente o tempo. Molhada e misturada, pode ser cimento duro que forma grandes edifícios. Por todas as razões, a Areia é múltipla nas suas expressões e indispensável nas suas aplicações do quotidiano, concreta e muito versátil.

    Todavia, quando mal gerida a Areia também pode ser bastante incomodativa. Apontando o dedo para as falhas menores, complicando em vez de facilitar, tal como areia na engrenagem que não permite fluidez da vida. Pode distrair e colocar entraves onde não existem, como areia para os olhos que atrapalha e não permite ver a luz. Como não é muito adepta da exposição, esta sua complexidade é normalmente mais vivida para dentro do que para fora e, assim, esta energia tende mais a ser inimiga de si própria, do que irritante para os outros.

sand9

  A Areia tende a analisar ao detalhe todos os grãos da sua vida, busca a excelência e a pureza em tudo e, por essa mesma razão, tende a sentir estados alternados de frustração e ambição. Não busca muito reconhecimento, porque geralmente é tímida e insegura. Mas propõe-se a fazer tudo bem e fundamentalmente em melhorar, polir e adaptar aquilo que já foi feito. Não é necessariamente empreendedora, porque tem alguma dificuldade na decisão e muito medo de errar. Este é, aliás, dos seus maiores desafios, gerando ansiedade e um bloqueio das suas grandes transformações de vida, tanto em termos emocionais como profissionais.

   Pessoas com energia da Areia balançam interiormente entre a certeza de poderem alcançar a perfeição absoluta, a um grão apenas de distância, e o pânico de falharem, deitando a perder todas as aparentes seguranças que conquistaram. Por isso, são naturalmente ansiosas e conservadoras, sendo mais reativas às circunstâncias do que promotoras de mudanças. Apreciam a ordem, a limpeza, a saúde e a organização.

     Nos relacionamentos pessoais, podem ser grandes amigos devido a uma certa capacidade de escuta e disponibilidade em ajudar, conseguindo colocar os assuntos dos outros à frente dos seus. Contudo, não são pessoas necessariamente muito afetuosas ou expressivas no amor, tendendo para alguma frieza, racionalidade e apego à rotina. Oscilam entre as relações egoístas e funcionais, seguras e convenientes mas sem paixão, e relações de uma certa subserviência ao outro, sem expressão da própria vontade. Não obstante, podem ser de enorme lealdade e dedicação.

sand-graos

    Nalguns casos e situações, pessoas da Areia podem tornar-se bastante mordazes, trocistas e críticas, sendo muito difíceis de agradar, porque têm a capacidade de discernir claramente onde estão os problemas. Normalmente, têm boas capacidades de escrita, de argumentação ou de raciocínio.

– ELEMENTO, MODO E REGENTE DA AREIA

    A Areia é um signo de Elemento Terra, sendo prática, construtiva, privilegiando o método em detrimento da criatividade. Como terceiro e último signo do Verão, pode ser relativamente relaxada, mas preocupada com o novo ciclo de trabalho que começa. Nesse sentido, também gosta de apreciar o momento, ainda que sempre atenta e previdente em relação ao devir. É um signo Mutável, portanto, ambíguo, adaptável e versátil. Depois da festa da Luz, é importante varrer agora o palco, limpar a casa depois das celebrações, na fase da Areia, ver o que sobrou e o que deve ir para o lixo. É uma altura em que se armazenam os frutos e cereais nos celeiros, começando a contagem e a seleção dos que já não prestam e dos estão em boas condições para serem consumidos ou vendidos. Por isso, a Areia (Virgem) é um signo de avaliação,  contabilização e um primado da perfeição.

   No plano do Eu Inferior, a energia da Areia é benéfica pelo seu sentido prático e de eficiência na gestão dos assuntos correntes, dando consistência ao corpo Mental Concreto. Porém, a sua ausência de sentido de Ego e postura servil, bem como elevada auto-crítica, suscitam frequentemente complexos e grandes problemas de confiança e auto-estima. No plano do Eu Superior ou Alma, o Signo da Areia favorece a evolução, pelas suas clássicas atitudes de serviço ao próximo, modéstia e auto-análise. Ainda que o excesso de racionalismo e formatação mental possam também dificultar a ligação aos planos superiores, mais intuitivos, sensíveis e criativos.

_sand_sculpture_02

    Ao nível do Eu Divino, a energia da Areia é manifestação da componente Inteligência e do Amor sendo forte ao nível da Cabeça e, secundariamente, do Coração.

O planeta Mercúrio é o regente tradicional e por exaltação deste signo, devido ao seu caráter mental, prático e versátil. No seu melhor, o Signo da Areia representa grandes dons de dedicação, humildade e inteligência, na senda do auto-aperfeiçoamento e da expansão da Consciência Coletiva no globo.

 

– PRINCIPAIS LUZES NA AREIA

   Indivíduos com o Sol na Areia são designados na gíria popular como “nativos do signo da Virgem” e comungam das qualidades gerais descritas anteriormente. Tanto no homem como na mulher, é frequente também o cuidado com a alimentação, com a higiene e com a ecologia. A figura psicológica do Pai tende a ser relativamente neutra ou emocionalmente fria, sendo mais representativa de uma certa dedicação profissional e de uma relação funcional. Como signo feminino, é mais fácil de ser expresso no seu melhor por mulheres do que por homens, já que estes tendem a ser pouco confiantes ou excessivamente críticos, frios e racionais, como mecanismo de defesa e sobrevivência.

   Pessoas com a Lua neste signo pendem para uma racionalização das emoções ou para uma relação mais crítica com a mãe. Normalmente, precisam de se sentir úteis aos outros, mas podem ter alguma insegurança em relação ao seu emprego, trabalho ou competência. A infância pode ter sido pautada por um clima de alguma frieza afetiva e sentido prático. São comuns aqui alguns complexos de inferioridade.

sand10

    Com Saturno na Areia, atendendo a que este planeta é rígido na sua expressão, dependendo dos outros astros no mapa do Tesouro, pode haver inclinação para um extremo de exigência pessoal e cuidado nas atividades pessoais ou para um extremo de incompetência e desleixo. A proposta é para o ganho de estabilidade e consistência na organização pessoal, em equilíbrio.

  Pessoas que nascem com o Ascendente Areia (Virgem) irão desenvolver ao longo da vida características de racionalidade, previdência e humildade. Têm normalmente um aspeto jovem e perfeitinho. O trabalho e a ajuda ao próximo tenderão a ganhar bastante preponderância. No nascimento e nos primeiros anos de vida, o ambiente familiar terá sido de companheirismo, entreajuda e foco nas rotinas, em detrimento de uma vivência mais apaixonada. Esse padrão de organização versus paixão tende a ser reforçado em vida adulta.

Texto extraído do livro A CARTA de João Medeiros

– CARACTERÍSTICAS FISIONÓMICAS DE PESSOAS COM ENERGIAS DA AREIA DOMINANTE

Em geral, a estatura é média ou baixa, a cara magra, o olhar tende a ser desconfiado, atento ou preocupado, os olhos pequenos e os lábios finos. Eis algumas fisionomias clássicas de nativos do Signo da Areia (ou seja, com o Sol aqui posicionado).

Acetato-Sol-Areia

E também o exemplo de algumas personalidades com o Ascendente no Signo da Areia:

Acetato-Asc-Areia

– CARACTERÍSTICAS DE CADA UM DOS 30 GRAUS DO SIGNO DA AREIA

Esta é uma abordagem que desenvolvemos em artigos seguintes, aplicando-se sobretudo ao grau do Signo Ascendente (que depende da hora de nascimento). Mas genericamente, a astróloga francesa Janduz atribui as seguintes designações/ qualidades:

1º Decanato – aproximadamente de 23 Agosto a 3 Setembro

Grau 1 (de 0º00′ a 0º59′) – “FESTIVIDADES”  [23/24/25 Agosto(*)]

Grau 2 (de 1º00′ a 1º59′) – “MONOTONIA” [24/25/26 Agosto(*)]

Grau 3 (de 2º00′ a 2º59′)- “PESQUISAS CIENTÍFICAS” [25/26/27 Agosto(*)]

Grau 4 (de 3º00′ a 3º59′)- “COLHEITA TARDIA” [26/27/28 Agosto(*)]

Grau 5 (de 4º00′ a 4º59′)- “CHANCE” [27/28/29 Agosto(*)]

Grau 6 (de 5º00′ a 5º59′)- “DIVERTIMENTO” [28/29/30 Agosto(*)]

Grau 7 (de 6º00′ a 6º59′)- “APAGAMENTO” [29/30/31 Agosto(*)]

Grau 8 (de 7º00′ a 7º59′)- “CONTEMPLAÇÃO” [ 30/31 Agosto e 1 Setembro(*)]

Grau 9 (de 8º00′ a 8º59′)- “ESPOLIAÇÃO” [31 Agosto e 1/2 Setembro(*)]

Grau 10 (de 9º00′ a 9º59′)- “PREGUIÇA COLÉRICA” [1/2/3 Setembro]

2º Decanato – aproximadamente de 3 a 13 Setembro

Grau 11(de 10º00′ a 10º59′) – “DIREÇÃO” [2/3/4 Setembro(*)]

Grau 12 (de 11º00′ a 11º59′)- “MALFEITORES [3/4/5 Setembro (*)]

Grau 13 (de 12º00′ a 12º59′)- “HARMONIA” [4/5/6 Setembro(*)]

Grau 14 (de 13º00′ a 13º59′)- “SERVIDÃO” [5/6/7 Setembro(*)]

Grau 15 (de 14º00′ a 14º59′)- “DEVOÇÃO” [6/7/8 Setembro(*)]

Grau 16 (de 15º00′ a 15º59′)- “BOA VIDA” [7/8/9 Setembro(*)]

Grau 17 (de 16º00′ a 16º59′)- “ASSOCIAÇÃO” [8/9/10 Setembro(*)]

Grau 18 (de 17º00′ a 17º59′)- “TUTELA CONFIANTE” [9/10/11 Setembro(*)]

Grau 19 (de 18º00′ a 18º59′) – “RÚSTICO” [10/11/12 Setembro(*)]

Grau 20 (de 19º00′ a 19º59′)- “COMBATE” [11/12/13 Setembro(*)]

3º Decanato – aproximadamente de 13 a 23 Setembro

Grau 21 (de 20º00′ a 20º59′) – “GANÂNCIA OU AQUISIÇÃO” [12/13/14 Setembro(*)]

Grau 22 (de 21º00′ a 21º59′) – “ARTE SENSUAL OU DEBAUCHE” [13/14/15 Setembro(*)]

Grau 23 (de 22º00′ a 22º59′) – “AVENTURA” [14/15/16 Setembro(*)]

Grau 24 (de 23º00′ a 23º59′) – “SOLIDÃO EGOÍSTA” [15/16/17 Setembro(*)]

Grau 25 (de 24º00′ a 24º59′) – “AMABILIDADE” [16/17/18 Setembro(*)]

Grau 26 (de 25º00′ a 25º59′) – “EXCESSO DE PODER” [17/18/19 Setembro(*)]

Grau 27 (de 26º00′ a 26º59′) – “INAPTIDÃO” [18/19/20 Setembro(*)]

Grau 28 (de 27º00′ a 27º59′) – “ABUNDÂNCIA GENEROSA” [19/20/21 Setembro(*)]

Grau 29 (de 28º00′ a 28º59′) – “ECLESIÁSTICO”  [20/21/22 Setembro(*)]

Grau 30 (de 29º00′ a 29º59′) – “OBSCURIDADE”  [21/22/23 Setembro(*)]

(*) A interpretação destes graus também é aplicável ao grau do Sol, dependendo do ano e da hora de nascimento saber qual a sua posição zodiacal exata.

Fica aqui o vídeoclip de um artista com o Sol na Areia, ilustrativo também da capacidade de observação detalhada associada a este signo.


Desejo que tenha sempre que necessárias a paciência e excelência da Areia!

Obrigado, João Medeiros

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

:A-Carta-Capa-Small

– A CARTA, de João Medeiros (2013)

– LES 360º DEGRÉS du ZODIAQUE , de Janduz (1986)


 

Artigos Relacionados:

1

Comentários

  1. Teresa  Dezembro 19, 2015

    Olá,
    gosto muito de Astrologia e estudo desde a adolescência, mas nunca fui profundamente, no entanto, desde que existe a net descobri muitas coisas mais nesta área. Tenho alguns livros sobre Astrologia, como outras coisas que me chamam a atenção dentro do lado “oculto”.
    Vim para deixar a minha opinião acerca do seu trabalho.
    Hoje foi mais um passo na minha evolução e conhecimento da Astrologia.
    O seu site apareceu-me numa pesquisa. Eu estou ligada a um grupo de profissionais (provavelmente), no facebook e aparecem uns posts- Hoje descobri duas palavras novas: SÍMBOLOS SABIANOS e senti necessidade de saber o que era isso.
    Sou do signo Virgem, com Ascendente em Virgem e Marte em Virgem. Já fiz o meu estudo astrológico com o Paulo Cardoso há muitos anos e este ano fui a uma consulta de Astrologia, com Miguel Gandara. Provavelmente no seu caminho já cruzou com ambos.
    Através deste seu artigo descobri o nome da posição do meu sol, de Marte e do Asc., mas quero descobrir o significado.
    Claro que isto é só uma paixão. Não faz de mim melhor ou pior pessoa. Não vai mudar nada. Já vivi ou escolhi tudo o que tinha para ser vivido ou escolhido, mas vou continuar a consultar o seu site, por isso continue com a escrita em dia.
    Cumprimentos,
    Teresa

    responder

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Gémeos/ Brisa , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Gémeos / Brisa em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens