Blog

O Signo da Brisa – ou Gémeos

Postado por:

Quais as características do setor zodiacal conhecido como Gémeos? Porque poderemos designá-lo metaforicamente como a Brisa? Quais as características fisionómicas habituais deste Signo? Quais as diferenças das posição do Sol, Lua, Saturno e Ascendente nesta energia? E quais as particularidades de cada um dos 30 graus deste Signo?

“O Signo da Brisa é o terceiro da Primavera e terceiro do Zodíaco, sendo definido pela posição do Sol no céu de 22 de Maio a 21 de Junho, aproximadamente.

   Como o nome indica, a Brisa é uma energia leve, refrescante e airosa gostando de uma certa liberdade de movimentos e sendo dotada de uma imensa capacidade de adaptação. Pode trazer um ar perfumado, os sons que vêm de longe, ou as palavras humanas e, portanto, é um signo das pontes, das ligações e da comunicação.

Brisa6

   Em contraste com as energias do Vulcão e do Jardim, a Brisa é bastante subtil na sua essência não gostando de compromissos muito sérios ou de lidar com questões pesadas, arranjando sempre forma de relativizar as situações, dar-lhes uma certa graça e leveza. Este é dos seus maiores dons, a capacidade de levar os perfumes das flores a outros territórios e de espalhar mensagens que ajudem os outros a respirar fundo.

    Tal como a música do flautista, a energia da Brisa consegue contornar obstáculos e rochedos, moldando-se aos desafios sem querer mudar os outros ou derrotar titãs, simplesmente fluindo, chegando longe e sendo impossível de agarrar.

    O seu maior desafio é uma certa falta de inconsistência energética, que a torna excessivamente volátil e adaptável, ao sabor do vento e das circunstâncias sociais. A Brisa não tem forma definida nem identidade, é simplesmente uma aragem simpática e amiga, sem forma ou estrutura próprias.   Se num dia sopra de leste, no outro dia já mudou de ideias e de direção, estando pronta para tudo mas sem ter qualquer foco à partida, a sua vontade é simplesmente experimentar e variar. Por isso mesmo, pessoas com muita energia da Brisa (muitos planetas neste signo) são apelidadas de inconstantes, dispersas e distraídas, pousando de flor em flor.

Brisa10-bjflor

    No capítulo dos relacionamentos, trava-se uma das suas maiores aprendizagens no sentido em que, se podem ser excelentes amigos e companheiros de viagem, têm dificuldade em viver compromissos exclusivos a dois, sem que haja uma vida social refrescante que os faça conhecer novas pessoas e sentir diferentes estímulos. Claramente, precisam de espaço para respirar e uma certa liberdade que, muitas vezes, é confundida com falta de compromisso ou de interesse.

    A energia da Brisa precisa de uma imensa variedade de estímulos diários e experiências e é, a esse respeito, muito curiosa e pouco egoísta, porque a sua natureza é partilhar e comunicar. Todo o tipo de desafios intelectuais, jogos linguísticos, trivialidades do quotidiano podem interessar a pessoas da Brisa-Gémeos, que possuem uma grande dualidade intrínseca, poderem estar ligados a toda a gente, serem amigos de todos e não pertencerem a ninguém. Serem um pouco de tudo e, portanto, serem muito de absolutamente nada.

    A Brisa também pode trazer muito ruído, ser desagradável porque nos desorganiza e desestabiliza, não nos permitindo estar tranquilos. Lembra-nos sistematicamente que estamos ligados a outras realidades, a outros seres, a outros mundos, com as suas rajadas de vento súbitas e ruídos de longe. Tem inerente um certo nervosismo e irrequietude, por vezes, desconcertantes.

   As suas melhores qualidades residem na sua capacidade de voar, querer aprender e explorar novos caminhos, servir-se de canal de comunicação diversificado que traz notícias e estabelece laços com os outros, aceitando todas as suas diferenças. Num dia pode ser tornado, no outro dia salpico de maresia, perfume de flores ou canto de canário.

brisa1

– ELEMENTO, MODO E REGENTE DA BRISA

  Assim é a Brisa, um signo de Elemento Ar, sociável, comunicativo e racional. Como terceiro signo da Primavera, designa-se como Mutável, já com um pé na Estação seguinte, o Verão. Por isso, é também chamado de signo duplo ou bi-corpóreo, influenciável, habilidoso e delicado. Na fase da Brisa, as abelhas, os pássaros e o vento espalham o pólen, permitindo a fertilização das flores e a possibilidade de germinação do fruto.

     Da perspetiva do Eu Inferior, a energia da Brisa (Gémeos) favorece o desenvolvimento da comunicação, a aprendizagem, a integração social e a curiosidade pelo próximo. No entanto, também é verdade que pode causar alguma falta de foco e de estabilidade na vida. Ao nível do Eu Superior, possibilita maior tolerância e consciência do Outro e a perceção da igualdade em relação aos outros seres humanos. Como tem inerente uma dose de sofisticação intelectual e ecletismo, favorece a aproximação do indivíduo à sua Alma.

   A Brisa tem como grande missão a integração de paradoxos, conseguir ligar as duas margens do mesmo rio, estabelecendo pontes e permitindo a unificação coletiva. No plano do Eu Divino, esta energia é manifestação da componente Inteligência e, logo, vive mais pela Cabeça.

Brisa8-passaros

    O tradicional planeta regente da Brisa é Mercúrio, astro ligado à comunicação, à juventude e à agilidade. Entre outras qualidades, Mercúrio é conhecido pela sua capacidade de falar várias línguas e de conseguir fazer várias atividades em simultâneo.

– PRINCIPAIS LUZES NA BRISA

    Pessoas com o Sol no Signo da Brisa são popularmente designadas como “nativas do signo de Gémeos”. Vão manifestar mais ativamente todas as características descritas anteriormente. Como signo masculino e de Ar, é moderadamente extrovertido e será teoricamente mais fácil de se expressar num homem do que numa mulher. Em ambos os casos, pode haver uma indefinição de identidade, absolutamente moldável às circunstâncias, que pode dificultar a estabilidade psicológica ou o controlo hormonal em momentos críticos de decisão. É habitual estas pessoas não terem uma auto-definição linear e sólida, mas perfeitamente alterável, o que nem sempre abona a seu favor no estabelecimento da confiança nas relações pessoais, apesar de serem excelentes amigos.

   Com a Lua na Brisa, existe uma necessidade de trocar impressões, de dar leveza aos assuntos e de estar em contacto com os outros. A ligação com a Mãe pode ser algo desprendida e do tipo irmã. São pessoas realmente adaptáveis, com uma certa tendência a racionalizar emoções e que precisam de se sentir ouvidas, uma vez que nem sempre é fácil a sua comunicação. Normalmente, a infância é caracterizada pela presença de pares: primos ou irmãos

Brisa9-abelha

   O planeta Saturno neste signo também pode dificultar a comunicação e o diálogo com os outros. Aqui, pode haver um padrão de comunicação exagerada, fora de tempo ou fora de tom, roçando a inconveniência social ou a inadequação. Como também pode manifestar-se como um bloqueio neste aspeto, medo de falar e depois ser julgado ou mal interpretado. Esta posição, frequentemente gera problemas de fala como gaguez, dislexia ou simplesmente uma grande ansiedade, pela responsabilidade de lidar com vários assuntos em simultâneo. A proposta é de uma comunicação clara e no tempo certo.

   Pessoas nascidas com Ascendente Gémeos têm normalmente uma aparência física leve, jovem e moderna, com um olhar vivo e curioso. Por vezes, destaca-se o nariz de papagaio ou uma pele clara. Têm uma disposição amiga, versátil e tolerante, desenvolvendo cada vez mais essas qualidades ao longo do tempo. Na altura do seu nascimento, os pais do indivíduo viveriam um clima de fraternidade e companheirismo, mais do que discussões ou grandes paixões. Em certo sentido, as pessoas com este Ascendente irão assumir cada vez mais um papel de grandes companheiros, amigos, colegas e irmãos, conseguindo assumir uma polivalência ímpar nas diversas áreas das suas vidas, tanto nas pessoais como nas profissionais.

Texto extraído do livro A CARTA de João Medeiros

– CARACTERÍSTICAS FISIONÓMICAS DE PESSOAS COM ENERGIAS DA BRISA DOMINANTE

Em geral, o rosto tende para ser comprimido e estreito; a pele e olhos claros. Por vezes, destaca-se também um nariz peculiar (pelo formato, curva ou tamanho) ou maçãs do rosto algo salientes. O semblante tende para ser leve, frio mas amigo e moderno (muitas vezes com gel no cabelo ou com óculos ou penteado modernos, da moda). Eis algumas fisionomias clássicas de nativos do Signo da Brisa (ou seja, com o Sol aqui posicionado).

Brisa-Caras

E também o exemplo de algumas personalidades com o Ascendente no Signo da Brisa:

Brisa-Ascendentes

– CARACTERÍSTICAS DE CADA UM DOS 30 GRAUS DO SIGNO DA BRISA

Esta é uma abordagem que desenvolvemos em artigos seguintes, aplicando-se sobretudo ao grau do Signo Ascendente (que depende da hora de nascimento). Mas genericamente, a astróloga francesa Janduz atribui as seguintes designações/ qualidades:

1º Decanato – aproximadamente de 20 a 31 Maio

Grau 1 (de 0º00′ a 0º59′) – “SEGURANÇA TRANQUILA”  [20/21/22 Maio(*)]

Grau 2 (de 1º00′ a 1º59′) – “PROEZA” [21/22/23 Maio(*)]

Grau 3 (de 2º00′ a 2º59′)- “HARMONIA” [22/23/24 Maio(*)]

Grau 4 (de 3º00′ a 3º59′)- “GANÂNCIA CONFLITUOSA” [23/24/25 Maio(*)]

Grau 5 (de 4º00′ a 4º59′)- “DIGNIDADE PESSOAL” [24/25/26 Maio(*)]

Grau 6 (de 5º00′ a 5º59′)- “VALOR PESSOAL” [25/26 Maio(*)]

Grau 7 (de 6º00′ a 6º59′)- “AMIZADE CONFIANTE” [26/27/28 Maio(*)]

Grau 8 (de 7º00′ a 7º59′)- “RETROCESSOS” [27/28/29 Maio(*)]

Grau 9 (de 8º00′ a 8º59′)- “ELEVAÇÃO CONSTANTE” [28/29/30 Maio(*)]

Grau 10 (de 9º00′ a 9º59′)- “ZELO” [29/30/31 Maio]

2º Decanato – aproximadamente de 30 Maio a 10 Junho

Grau 11(de 10º00′ a 10º59′) – “INDEPENDÊNCIA INCERTA” [30/31 Maio a 1 Junho(*)]

Grau 12 (de 11º00′ a 11º59′)- “ESPOLIAÇÃO” [31 Maio e 1/2 Junho (*)]

Grau 13 (de 12º00′ a 12º59′)- “VORACIDADE CRIMINOSA” [1/2/3 Junho(*)]

Grau 14 (de 13º00′ a 13º59′)- “SAQUES” [2/3/4 Junho(*)]

Grau 15 (de 14º00′ a 14º59′)- “LOUCURA” [3/4/5 Junho(*)]

Grau 16 (de 15º00′ a 15º59′)- “SOBRECARGA MENTAL” [4/5/6 Junho(*)]

Grau 17 (de 16º00′ a 16º59′)- “IMPOTÊNCIA” [5/6/7 Junho(*)]

Grau 18 (de 17º00′ a 17º59′)- “AGITAÇÃO INÚTIL” [6/7/8 Junho(*)]

Grau 19 (de 18º00′ a 18º59′) – “PERIGOSO” [7/8/9 Junho(*)]

Grau 20 (de 19º00′ a 19º59′)- “PODER PERIGOSO” [8/9/10 Junho(*)]

3º Decanato – aproximadamente de 10 a 21 Junho

Grau 21 (de 20º00′ a 20º59′) – “DESPREOCUPAÇÃO” [9/10/11 Junho(*)]

Grau 22 (de 21º00′ a 21º59′) – “ARTE E FELICIDADE” [10/11/12 Junho(*)]

Grau 23 (de 22º00′ a 22º59′) – “ISOLAMENTO” [11/12/13 Junho(*)]

Grau 24 (de 23º00′ a 23º59′) – “VIDA DISPERSA” 12/13/14/15 Junho(*)]

Grau 25 (de 24º00′ a 24º59′) – “CULTURA INTELECTUAL” [13/14/15/16 Junho(*)]

Grau 26 (de 25º00′ a 25º59′) – “DISPERSÃO” [14/15/16/17  Junho(*)]

Grau 27 (de 26º00′ a 26º59′) – “TRISTEZA” [15/16/17/18  Junho(*)]

Grau 28 (de 27º00′ a 27º59′) – “ABUNDÂNCIA” [16/17/18/21  Junho(*)]

Grau 29 (de 28º00′ a 28º59′) – “DISPERSÃO DE ESPÍRITO”  [17/18/19/20  Junho(*)]

Grau 30 (de 29º00′ a 29º59′) – “OPORTUNISMO”  [18/19/20/21 Junho(*)]

(*) A interpretação destes graus também é aplicável ao grau do Sol, dependendo do ano e da hora de nascimento saber qual a sua posição zodiacal exata.

Fica aqui o vídeo clip de um artista nativo do signo da Brisa – Bob Dylan – com uma música muito apropriada: “Blowing in The Wind” – Soprando o Vento.


Desejo que tenha sempre que necessária a leveza e adaptabilidade de uma Brisa!

Obrigado, João Medeiros

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

:A-Carta-Capa-Small

– A CARTA, de João Medeiros (2013)

– LES 360º DEGRÉS du ZODIAQUE , de Janduz (1986)


Artigos Relacionados:

0

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Gémeos/ Brisa , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Gémeos / Brisa em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens