Blog

O Signo da Fogueira – ou Sagitário

Postado por:

Quais as características do setor zodiacal conhecido como Sagitário? Porque poderemos designá-lo metaforicamente como a Fogueira? Quais as características fisionómicas habituais deste Signo? Quais as diferenças das posição do Sol, Lua, Saturno e Ascendente nesta energia? E quais as particularidades de cada um dos 30 graus deste Signo?

   “O Signo da Fogueira é o terceiro do Outono e nono do Zodíaco, sendo definido pela posição do Sol na faixa da eclíptica de 23 de Novembro a 21 de Dezembro, sensivelmente.

    A Fogueira é uma energia de celebração, de fé e de aventura, procurando olhar para a frente, com otimismo e boa disposição. Junta pessoas, dando esperança, calor e luz numa época mais fria. É o signo da opinião, da visão estratégica e de busca da liberdade.

Fogueira_1

    Pessoas com muita energia da Fogueira (Sagitário), ou seja, com muitos planetas posicionados neste Signo, são naturalmente crédulas e convictas, gostam da descoberta e querem sentir-se livres. Buscam sempre a solução mais feliz e fácil para as limitações ou problemas em que se possam envolver. Mesmo que tenham tendência para alguma fuga às responsabilidades, são também capazes das explorações e viagens mais corajosas para alcançarem maior qualidade de vida e mais oportunidades de realização. Normalmente, têm os horizontes largos e são bastante idealistas.

   A Fogueira pode aquecer um acampamento de nómadas, pode ser o churrasco de um restaurante, a lareira romântica de um casal, a vela de uma igreja ou a luz de um festival de música. É muito adaptável. Ilumina o terreno escuro e queima os resíduos de um passado que já não interessa, clamando uma nova verdade, outra missão e um sentido para a vida. É uma luz mágica e visionária.

   Quem tem esta energia dominante na sua Carta está sempre aberta a conhecer outros caminhos, a acreditar numa nova fé e a reconhecer outros valores. É uma energia simultaneamente ingénua e opinativa, adaptável e crente o que lhe confere alguma ambiguidade, aparente incoerência e uma certa leveza de espírito.

EngolirFogo_2

  Pessoas da Fogueira são habitualmente ativas e entusiastas, gostam de um certo risco, de quebrar algumas normas e de brincar com o Fogo, para se sentirem deuses livres. Podemos encontrar aqui fugitivos aventureiros, os fora-da-lei, como os manifestantes que pregam valores de liberdade e direito ao saber. Estas pessoas têm uma certa aversão a repressão ou injustiças, reagindo sempre que os seus valores essenciais são beliscados. Prezam muito o sentido de humor, a sua arma fundamental para saírem dos problemas do quotidiano.

  A energia da Fogueira acompanha os emigrantes e grandes nómadas que acreditam num futuro melhor ou no el-dorado além fronteiras. Está associada também à sabedoria e ao ensino, à disseminação de uma mensagem de verdade e evangelização, que pode ser tão somente a venda de um bom produto. Bons professores, consultores ou vendedores têm normalmente energia da Fogueira bem presente na sua Carta.

    As maiores armadilhas da energia da Fogueira são, por um lado, a grande ingenuidade que conduz a vivências de muita ilusão e engano, seja em relacionamentos, investimentos ou trabalho ou, por outro lado, a facilidade com que mudam de convicção ou caminho, desamparando os que neles confiam. O “malandro” tem muita afinidade com este signo, mas igualmente aquele que é enrolado pelas promessas.

Velas_2

    Outro lado negro da Fogueira prende-se com o moralismo, teimosia de crenças e puritanismo ético, que pode resultar em julgamentos precipitados e condenações de “bruxas” na fogueira, querendo fazer justiça algo apressadamente ou simplesmente descrendo dos outros sem ouvir.

     Mas em geral, após o derrube de um ideal, as pessoas da Fogueira apressam-se a adotar outro, para manter sempre a esperança viva, mesmo que isso represente claramente uma atitude de fuga para a frente e recusa em encarar os verdadeiros problemas. Nos relacionamentos pessoais, tendem a ser boas companhias, relativizando facilmente os obstáculos.

– ELEMENTO, MODO E REGENTE DA FOGUEIRA

   A Fogueira é obviamente um signo de elemento Fogo, expansivo, alegre e ativo. Como terceiro signo do Outono, diz-se que é de Modo Mutável, porque tem já um pé na Estação seguinte. É, por isso, dual, versátil e influenciável. Após as chuvas e destruição das folhas das árvores, surge um lastro de madeira e matéria em decomposição que é queimada na Fogueira, como símbolo do calor e alegria que se podem gerar, mesmo no escuro e frio do Outono. Não interessa as dores do passado, mas transmutá-las num presente e futuro positivos.

Fogueira_4

    Esta fase corresponde também à preparação do Natal no mundo ocidental, em que se decoram as ruas e casas com cores, compram-se presentes, assume-se a abundância, valores familiares, generosidade e uma certa euforia. É a época do Pai Natal e de fantasia infantil. É também a etapa em que as tribos nómadas antigas decidiam mudar-se, abandonando um território outrora fértil, para escapar das provas mais duras do Inverno.

   Ao nível do Eu Inferior, o signo da Fogueira auxilia na manutenção de uma certa atividade social e física, estabelecendo valores motivacionais para cada dia e uma boa flexibilidade mental, que resulta num bom instinto de adaptação. Porém, pode proporcionar igualmente alguma cegueira de valores e ausência de sentido crítico. No plano do Eu Superior, é uma energia que beneficia o encontro com a espiritualidade e com a sabedoria de vida mais essencial, bem como a adoção de um Consciência Coletiva ampla. Promove a divulgação de valores morais, éticos e educativos e a edificação uma sociedade justa, democrática e livre. Desde que expurgada da inclinação para o idealismo e para a fuga às regras sociais, a Fogueira representa um padrão energético sublime na aproximação do Ego ao Eu Superior e, por conseguinte, de evolução e felicidade.

   O signo da Fogueira é regido pelo planeta Júpiter, arquétipo da fé, da abundância e das viagens, ainda mais forte aqui em Mapas do Tesouro noturnos. No plano do Eu Divino, a Fogueira é reflexo das componentes Vontade e Inteligência, por esta ordem de importância, mas sendo mais forte a nível do Corpo e, secundariamente, da Cabeça.

ArvoreNatal_4

– PRINCIPAIS LUZES NA FOGUEIRA

   As pessoas com o Sol na Fogueira são designadas na gíria como “nativos do signo de Sagitário” e partilham genericamente das características explicadas anteriormente. Como signo masculino e fogoso, é normalmente mais fácil de assumir em homens do que nas mulheres que podem projetar o seu lado divertido e aventureiro no parceiro ou nos filhos.

    A Lua na Fogueira resulta frequentemente em personalidades com boa disposição e que reagem ativamente aos desafios, procurando instintivamente ver o lado positivo e agarrar-se a uma fé. A relação com a Mãe tende a ser do tipo jovem, livre e alegre, bem como a fase da infância, mesmo que com laivos de irresponsabilidade familiar. Pessoas com esta configuração precisam de se sentir livres em aventura, tanto emocional como profissionalmente.

    Com Saturno na Fogueira, dependendo da força de Júpiter, dado que o primeiro se expressa com rigidez, o padrão comportamental varia entre a ausência de fé, de ética ou de moralidade ou, pelo contrário, um excesso doutrinário, de convicções e de princípios éticos, a raiar o fanatismo. O propósito aqui é a estruturação correta das crenças espirituais e valores sociais.

BrincarFogo

      O Ascendente na Fogueira é comum em pessoas tipicamente “porreiras”, que facilmente angariam simpatia e popularidade, pela sua atitude tolerante ou de sabedoria, numa primeira impressão. O nascimento e contexto primordial de infância tende a ser de uma relativa abundância, esperança e otimismo. Normalmente, a criança é recebida com bastante alegria sendo um alívio para a mãe o seu nascimento. Com o tempo e com a consciência, estas pessoas tendem a expandir-se geograficamente para além dos seus territórios de origem, viajando bastante ou desenvolvendo um caminho em que elevam os valores sociais, por exemplo, educando os outros.” 

Texto extraído do livro A CARTA de João Medeiros

– CARACTERÍSTICAS FISIONÓMICAS DE PESSOAS COM ENERGIAS DA FOGUEIRA DOMINANTE

Em geral, o rosto é simpático, sorridente e arredondado com tendência para covas nas bochechas. A zona das coxas e nádegas tende a ser mais desenvolvida; mas o traço mais notório é mesmo uma atitude divertida e brincalhona.
Fogueira_Caras

E também o exemplo de algumas personalidades com o Ascendente no Signo da Fogueira:

Fogueira_Ascendentes

– CARACTERÍSTICAS DE CADA UM DOS 30 GRAUS DO SIGNO DA FOGUEIRA

Esta é uma abordagem que desenvolvemos em artigos seguintes, aplicando-se sobretudo ao grau do Signo Ascendente (que depende da hora de nascimento). Mas genericamente, a astróloga francesa Janduz atribui as seguintes designações/ qualidades:

1º Decanato – aproximadamente de 23 Novembro a 3 Dezembro

Grau 1 (de 0º00′ a 0º59′) – “INFANTILIDADE”  [23/24/25 Novembro(*)]

Grau 2 (de 1º00′ a 1º59′) – “LUTA” [24/25/26 Novembro(*)]

Grau 3 (de 2º00′ a 2º59′)- “LONGANIMIDADE/ BENEFICIÊNCIA” [25/26/27 Novembro(*)]

Grau 4 (de 3º00′ a 3º59′)- “AMBIÇÃO RESTRITA” [26/27/28 Novembro(*)]

Grau 5 (de 4º00′ a 4º59′)- “INDECISÃO DOLOROSA” [27/28/29 Novembro(*)]

Grau 6 (de 5º00′ a 5º59′)- “SABER INÚTIL” [28/29/30 Novembro(*)]

Grau 7 (de 6º00′ a 6º59′)- “PLACIDEZ” [29/30 Novembro e 1 Dezembro(*)]

Grau 8 (de 7º00′ a 7º59′)- “ESPECULAÇÃO” [ 30 Novembro e 1/2 Dezembro(*)]

Grau 9 (de 8º00′ a 8º59′)- “EXALTAÇÃO” [1/2/ 3 Dezembro(*)]

Grau 10 (de 9º00′ a 9º59′)- “PRODUÇÃO” [2/3/4 Dezembro]

2º Decanato – aproximadamente de 3 a 13 Dezembro

Grau 11(de 10º00′ a 10º59′) – “ESTRATÉGIA” [3/4/5 Dezembro(*)]

Grau 12 (de 11º00′ a 11º59′)- “LUXÚRIA” [4/576 Dezembro(*)]

Grau 13 (de 12º00′ a 12º59′)- “RESTRIÇÃO” [5/6/7 Dezembro(*)]

Grau 14 (de 13º00′ a 13º59′)- “DIVAGAÇÃO” [6/7/8 Dezembro(*)]

Grau 15 (de 14º00′ a 14º59′)- “INTELECTUALIDADE” [7/8/9 Dezembro(*)]

Grau 16 (de 15º00′ a 15º59′)- “VAZIO” [8/9/10 Dezembro(*)]

Grau 17 (de 16º00′ a 16º59′)- “DIFICULDADES” [9/10/11 Dezembro(*)]

Grau 18 (de 17º00′ a 17º59′)- “SUPERABUNDÂNCIA MENTAL OU LOUCURA” [10/11/12 Dezembro(*)]

Grau 19 (de 18º00′ a 18º59′) – “CERCO” [11/12/13 Dezembro(*)]

Grau 20 (de 19º00′ a 19º59′)- “AMABILIDADE” [12/13/14 Dezembro(*)]

3º Decanato – aproximadamente de 13 a 22 Dezembro

Grau 21 (de 20º00′ a 20º59′) – “PODER PSÍQUICO” [13/14/15 Dezembro(*)]

Grau 22 (de 21º00′ a 21º59′) – “VIOLÊNCIA” [14/15/16 Dezembro(*)]

Grau 23 (de 22º00′ a 22º59′) – “FUROR RESTRITIVO” [15/16/17 Dezembro(*)]

Grau 24 (de 23º00′ a 23º59′) – “ENTORPECIMENTO” [16/17/18 Dezembro(*)]

Grau 25 (de 24º00′ a 24º59′) – “EXAGERO” [17/18/19 Dezembro(*)]

Grau 26 (de 25º00′ a 25º59′) – “ILUSIONISMO” [18/19 Dezembro(*)]

Grau 27 (de 26º00′ a 26º59′) – “LUTA COMPLICADA” [18/20/21 Dezembro(*)]

Grau 28 (de 27º00′ a 27º59′) – “ESFORÇO TRANQUILO” [19/20 Dezembro(*)]

Grau 29 (de 28º00′ a 28º59′) – “DEPRESSÃO”  [20/21 Dezembro(*)]

Grau 30 (de 29º00′ a 29º59′) – “SUCESSO PESSOAL”  [21/22 Dezembro(*)]

(*) A interpretação destes graus também é aplicável ao grau do Sol, dependendo do ano e da hora de nascimento saber qual a sua posição zodiacal exata.

Fica aqui o vídeoclip de um artista com o Ascendente e Sol na Fogueira, ilustrativo da energia de celebração e provocação associada a este signo.


Desejo que tenha sempre que necessário a fé e sentido de humor associados a este signo!

Obrigado, João Medeiros 

Conheça os nossos eventos para breve:

Webinário Grátis – O MAPA ASTROLÓGICO DE JESUS CRISTO -15 Dez. 2014

Workshop O RESGATE DA PROSPERIDADE – JÚPITER (Astrologia + Hipnose) – 12 Dez. 2014

Workshop TOP – TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL (Coaching Sistémico + Astrologia Vocacional e de Gestão de Carreira) – 17 e 18 Jan. 2015

TOP_NOVO_LOGO2

Outros eventos: AQUI

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

:A-Carta-Capa-Small

– A CARTA, de João Medeiros (2013)

– LES 360º DEGRÉS du ZODIAQUE , de Janduz (1986)


 

Artigos Relacionados:

0

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Gémeos/ Brisa , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Gémeos / Brisa em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens