Blog

O Signo da Neve – ou Aquário

Postado por:

Quais as características do setor zodiacal conhecido como Aquário? Porque poderemos designá-lo metaforicamente como a Neve? Quais as características fisionómicas habituais deste Signo? Quais as diferenças das posição do Sol, Lua, Saturno e Ascendente nesta energia? E quais as particularidades de cada um dos 30 graus deste Signo?

 “O Signo da Neve é o segundo do Inverno e décimo primeiro do Zodíaco, sendo definido pela posição do Sol na faixa da eclíptica de 21 de Janeiro a 19 de Fevereiro, aproximadamente.

   A Neve é fria mas luminosa, mostrando-nos que no pico do Inverno e das dificuldades também há clareza e luz. Vem do céu e gosta das altitudes mais elevadas para além das nuvens e, por isso, simboliza altos voos e realizações, a mais alta distância que chega ao espaço. É uma energia de independência, de progresso intelectual e de demarcação social. Manifesta-se como vontade de sociabilização, de amizade e de liberdade individual.

neve3

  A Neve é um manto que cobre tudo e uniformiza, mas ao mesmo tempo releva fortemente os contrastes entre o branco e o escuro. Portanto, aceita os iguais e os diferentes sendo socialista e capitalista em simultâneo. Entende a igualdade entre seres humanos, como grupo, mas também as suas distinções.

   Pessoas que têm a Neve (Aquário) como energia dominante na sua Carta (muitos planetas aqui posicionados) vivem frequentemente o dilema entre assumirem-se iguais ao seu grupo, defendendo a sua existência, e distinguirem-se dele. Mas são tendencialmente sociáveis, amigas e companheiras, respeitadoras das diferenças sociais e com o pensamento livre de imposições exteriores. Valorizam muito o seu espaço, são dotadas de uma certa originalidade, capazes de resistir a grandes adversidades, de quebrar limites e preconceitos, e de se distinguir em qualquer tipo de ambientes, dos mais elitistas aos mais populares.

      Como a Neve vem do Ar frio corresponde, por natureza, a pessoas mais frias e aéreas do que afetuosas, mais racionais do que sonhadoras, ainda que idealistas e ambiciosas. Apegam-se a certos conceitos e ideias, mais do que à própria realidade, facto que lhes garante, por vezes, uma relativa alienação e criatividade mental. Mas a Neve brilha e, portanto, são capazes também das ideias mais luminosas.

neve6

    Como signo de Inverno, tal como a Montanha, indivíduos da Neve habituaram-se desde cedo a algum tipo de distância em relação aos outros e dificuldades de integração social, seja pelo isolamento ou pela discriminação. Assim, é comum encontrarmos pessoas que se sentem diferentes dos outros, devido a um estatuto social superior, à nascença, por pertencerem a uma raça minoritária, a uma família diferente ou por terem alguma particularidade física distinta, por exemplo. Com o tempo, tendem a tornar esta adversidade como um desafio, assumindo as suas diferenças e orgulhando-se de uma certa distinção em relação às outras pessoas. Por isso, é muito natural que de patinhos feios cheguem a cisnes, que de excluídos e marginalizados cheguem a populares e referências sociais, mantendo um espírito de franca tolerância e aceitação de todas as condições humanas.

      No seu lado sombra, porém, podem tender também para a arrogância, para o elistimo e alguma antipatia, não gostando de se considerar iguais aos demais, primando por uma certa distância voluntária e mania da diferença, por narcisismo e altivez social. Também é natural um espírito rebelde, teimosia ideológica e a contestação aos outros, a atitude típica do “contra”, reivindicativa e até excêntrica. Neste caso, a Neve representa uma atitude contrastante.

astronaut2

      No seu melhor, conseguem facilmente estar à frente do seu tempo, envolvendo-se em contextos alternativos e futuristas, o que pode corresponder até a um regresso a tradições antigas entretanto esquecidas pela sociedade. Deste modo, tanto podemos ter indivíduos tecnologicamente avançados, com uma grande facilidade de aprendizagem das novas correntes científicas e sua aplicação social (telecomunicações e informática, por exemplo) como adeptos de filosofias antigas, grandes conhecedores de História ou de línguas em desuso. Desde o indivíduo que cria uma comunidade alternativa, baseada em agricultura biológica, ao engenheiro espacial que desenha foguetões, desde o monárquico que cofia o bigode ao democrata anarquista, todos estes modelos menos convencionais ou menos “normais” ressoam com o arquétipo da Neve.

     Por natureza, a energia da Neve manifesta-se em padrões de liberalismo, vanguardismo, intelectualidade, solidariedade social, associativismo e procura do progresso humano.

– ELEMENTO, MODO E REGENTE DA NEVE

    O Signo da Neve é composto pelo elemento Ar sendo, portanto, mental, sociável e leve. Uma vez que corresponde à fase de sustentação do Inverno, o meio da Estação – Modo Fixo – partilha também de qualidades de determinação, resistência (mental) e teimosia. Digamos que é de palavras confiantes, pensamentos diferentes, ideias fixas e amizades longas.

snowman

    Nesta época do ano, vivemos o auge do frio, o território está todo branco e sem frutos, pelo que só sobrevive quem acumulou muitos recursos do ciclo anterior ou quem conseguiu criar uma rede de apoios sociais, sejam os amigos, o próprio Estado ou ambos. Quem está nesta última situação, pode então divertir-se com a neve construindo bonecos, atirando bolas entre si ou praticando ski. É também uma fase em que se coopera socialmente para ajudar os mais desfavorecidos. Em geral, existe uma sensação de isolamento físico dos outros, pela distância que a Neve proporciona e dificuldade de transportes. Por isso, esta energia está associada também à criação de meios de comunicação alternativos e a longa distância.

    Quem está na Neve, pode sentir-se condenado ao exílio, discriminado, deprimido e abandonado. Ou pode perfeitamente estar no topo da montanha, tendo uma vista grandiosa para baixo e uma vista fascinante para o espaço, o próximo alvo depois da transcendência dos limites dos comuns terrestres. Quanto mais altitude na Terra, mais frio e mais Neve nos envolvem. Apesar do frio desta época, há já muita luminosidade e o divino reflete grandiosamente na brancura da Neve. Por isso, este Signo representa o ser humano que ascendeu à suprema altura, que se individualizou e se libertou.

neve17

     A Neve é regida tradicionalmente por Saturno, planeta frio, racional e de elevação social. O planeta Urano, senhor do espaço galáctico, tem também afinidade com este signo. Em relação ao Eu Divino, manifesta as componentes Inteligência e Vontade e, portanto, é mais forte ao nível da Cabeça e, secundariamente, do Corpo.

   No plano do Eu Inferior, o Signo da Neve favorece uma certa sobrevivência social e força intelectual, embora possa dificultar a tarefa do Ego, pelos padrões de exclusão e distância, inerentes a este arquétipo. Ao nível do Eu Superior, permite o desenvolvimento da Consciência Social, do conhecimento científico e da cooperação comunitária, baseada em valores de igualdade, fraternidade e liberdade.

– PRINCIPAIS LUZES NA NEVE

    Indivíduos com o Sol na Neve são habitualmente designados como “nativos do Signo de Aquário” e partilham genericamente dos traços referidos anteriormente. Como signo masculino e moderamente extrovertido, é mais facilmente manifestado por homens do que mulheres. A vida destas últimas é mais desafiante, uma vez que este arquétipo está associado a vivências muito liberais e vanguardistas, que a sociedade não reconhece normalmente às mulheres, que assim podem tender para uma vida mais isolada, de aprisionamento ou de adversidade. A figura psicológica do Pai tende a ser fisicamente distante ou emocionalmente fria, em ambos os casos.

neve14

   A Lua na Neve corresponde normalmente a um certo sentimento de discriminação na infância, síndroma do patinho feio, da ovelha negra ou do alternativo, que podem ter sido assumidos também pela Mãe, nesta época. É normal um padrão de distância afetiva na relação materna ou familiar, e também uma necessidade de espaço, de idealismos e de experimentalismo de novas tendências sociais. Pode haver apego a um tipo de conceito familiar ou relacional, muito tradicional ou muito futurista.

    Com Saturno na Neve, atendendo à rigidez deste astro, é frequente um padrão de grande dificuldade em encontrar e manifestar a própria individualidade na sociedade, a sensação de não se ter nada de especial e de ser igual a todos os outros. Ou então o outro extremo, de fardo pela exclusão, pela diferença e pela discriminação a que se é sujeito, que pode igualmente tornar-se um excesso de individualismo, de arrogância social e de intelectualidade pela diferença. Aqui o propósito é a estruturação correta das ideias próprias e da postura social.

   O Ascendente na Neve é variável na sua manifestação física, embora possa tender para os dentes salientes, nariz longo e, no caso dos homens, para a calvície. Em ambos os casos, é natural um contexto de nascimento de algum distanciamento na relação entre os pais, maior autonomia emocional da mãe, frieza para com o próprio bebé ou alguma situação peculiar, fora do convencional, nessa época. Com o tempo e consciência, estas pessoas desenvolvem um sentido de independência, irreverência social e amizade, entre outras das características típicas do Signo da Neve..” 

neve20

Texto extraído do livro A CARTA de João Medeiros

– CARACTERÍSTICAS FISIONÓMICAS DE PESSOAS COM ENERGIAS DA NEVE DOMINANTE

Em geral, destaca-se, nos homens, uma tendência para um ar intelectual e longa barba ou para calvície. Em ambos os sexos, é também comum uma atitude contestatária ou irreverente e dentes um pouco salientes.

NEVE_CARAS_SOL

E também o exemplo de algumas personalidades com o Ascendente no Signo da Neve:

NEVE_CARAS_ASC

– CARACTERÍSTICAS DE CADA UM DOS 30 GRAUS DO SIGNO DA NEVE

Esta é uma abordagem que desenvolvemos em artigos seguintes, aplicando-se sobretudo ao grau do Signo Ascendente (que depende da hora de nascimento). Mas genericamente, a astróloga francesa Janduz atribui as seguintes designações (nota – são apenas designações simples que obviamente não retratam a complexidade simbólica de cada grau e o seu propósito superior) :

1º Decanato – aproximadamente de 20 Janeiro a 1 Fevereiro:

Grau 1 (de 0º00′ a 0º59′) – “ESPÍRITO INCISIVO”  [20/21/22 Janeiro(*)]

Grau 2 (de 1º00′ a 1º59′) – “VALOR” [21/22/23 Janeiro(*)]

Grau 3 (de 2º00′ a 2º59′)- “AFLIÇÃO” [22/23/24 Janeiro(*)]

Grau 4 (de 3º00′ a 3º59′)- “APANÁGIO” [23/24/25 Janeiro(*)]

Grau 5 (de 4º00′ a 4º59′)- “FANTASIA ARTÍSTICA” [24/25/26 Janeiro(*)]

Grau 6 (de 5º00′ a 5º59′)- “ATITUDE OU AFINCO” [25/26/27 Janeiro(*)]

Grau 7 (de 6º00′ a 6º59′)- “VULNERABILIDADE” [26/27/28 Janeiro(*)]

Grau 8 (de 7º00′ a 7º59′)- “INDEPENDÊNCIA INTERIOR” [ 27/28/29 Janeiro(*)]

Grau 9 (de 8º00′ a 8º59′)- “DOMÍNIO” [28/29/30 Janeiro(*)]

Grau 10 (de 9º00′ a 9º59′)- “IMPOTÊNCIA” [29/30/31 Janeiro]

2º Decanato – aproximadamente de 30 Janeiro a 9 Fevereiro

Grau 11(de 10º00′ a 10º59′) – “ESPÍRITO ASSERTIVO” [30/31 Janeiro a 1 Fevereiro(*)]

Grau 12 (de 11º00′ a 11º59′)- “TEMERIDADE” [31 Janeiro e 1/2 Fevereiro(*)]

Grau 13 (de 12º00′ a 12º59′)- “LIBERTÁRIO” [1/2/3  Fevereiro(*)]

Grau 14 (de 13º00′ a 13º59′)- “DESMORONAMENTO” [2/3/4  Fevereiro(*)]

Grau 15 (de 14º00′ a 14º59′)- “CONVICÇÃO” [3/4/5  Fevereiro(*)]

Grau 16 (de 15º00′ a 15º59′)- “ASPIRAÇÃO” [4/5/6  Fevereiro(*)]

Grau 17 (de 16º00′ a 16º59′)- “SOFRIMENTO OU INÉRCIA” [5/6/7  Fevereiro(*)]

Grau 18 (de 17º00′ a 17º59′)- “SOLIDÃO EGOÍSTA” [6/7/8  Fevereiro(*)]

Grau 19 (de 18º00′ a 18º59′) – “RISCOS” [7/8/9  Fevereiro(*)]

Grau 20 (de 19º00′ a 19º59′)- “AJUDA PROVIDENCIAL” [8/9/10  Fevereiro(*)]

3º Decanato – aproximadamente de 9 a 20  Fevereiro

Grau 21 (de 20º00′ a 20º59′) – “POSSIBILIDADES INCERTAS” [9/10/11  Fevereiro(*)]

Grau 22 (de 21º00′ a 21º59′) – “BRUTALIDADE OU PROCURAS” [10/11/12  Fevereiro(*)]

Grau 23 (de 22º00′ a 22º59′) – “ESPÍRITO INDUSTRIOSO” [11/12/13  Fevereiro(*)]

Grau 24 (de 23º00′ a 23º59′) – “VIDA DECADENTE” [12/13/14  Fevereiro(*)]

Grau 25 (de 24º00′ a 24º59′) – “CRIMINAL” [13/14/15  Fevereiro(*)]

Grau 26 (de 25º00′ a 25º59′) – “VICISSITUDES” [14/15/16  Fevereiro(*)]

Grau 27 (de 26º00′ a 26º59′) – “POSSE FELIZ” [15/16/17   Fevereiro(*)]

Grau 28 (de 27º00′ a 27º59′) – “VIDA FÁCIL OU LOUCURA” [16/17/18   Fevereiro(*)]

Grau 29 (de 28º00′ a 28º59′) – “INDIFERENÇA”  [17/18/19  Fevereiro(*)]

Grau 30 (de 29º00′ a 29º59′) – “GRANDEZA”  [18/19/20  Fevereiro(*)]

(*) A interpretação destes graus também é aplicável ao grau do Sol, dependendo do ano e da hora de nascimento saber qual a sua posição zodiacal exata.

Fica aqui a música de um artista Aquário-Neve, com um tema bem aquariano: a libertação da escravatura e a igualdade entre os homens!


Desejo que tenha sempre que necessárias a resiliência intelectual e liberdade associadas a este arquétipo!

Obrigado, João Medeiros 

Conheça os nossos eventos para breve:

Curso ASTROLOGIA-  NÍVEL 1 – Fev.-Mar 2015

FDA-LOGO

Outros eventos: AQUI

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

:A-Carta-Capa-Small

– A CARTA, de João Medeiros (2013)

– LES 360º DEGRÉS du ZODIAQUE , de Janduz (1986)


 

Artigos Relacionados:

0

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Gémeos/ Brisa , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Gémeos / Brisa em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens