Blog

O Signo da Tempestade – ou Escorpião

Postado por:

Quais as características do setor zodiacal conhecido como Escorpião? Porque poderemos designá-lo metaforicamente como a Tempestade? Quais as características fisionómicas habituais deste Signo? Quais as diferenças das posição do Sol, Lua, Saturno e Ascendente nesta energia? E quais as particularidades de cada um dos 30 graus deste Signo?

“O Signo da Tempestade é segundo do Outono e o oitavo do Zodíaco, sendo definido pela posição do Sol na faixa da eclíptica de 24 de Outubro a 22 de Novembro, aproximadamente.

   É uma energia bastante intensa e introvertida, com uma enorme capacidade de sentir e de amar. Pretende sobretudo viver no limite da entrega, da união e da paixão. É uma chuva forte que cai sem parar, eliminando tudo o que está frágil ou velho, permitindo a cura que nos torna mais fortes. Faz-nos também voltar para dentro e defender o nosso território. A Tempestade vem para fazer o nosso coração vibrar e o nosso corpo renascer, acordando-nos da calmaria das fases anteriores.

rain5

    Pessoas com esta energia dominante no seu mapa do Tesouro (com muitos planetas no signo do Escorpião, a Tempestade) tendem a ser um pouco fechadas e discretas, porque prezam muito a sua segurança emocional. A Tempestade obriga à recolha em casa e à blindagem do nosso espaço contra as ameaças da chuva intensa e, por isso, é algo secretista. Estas pessoas vivem frequentemente em situação de alerta e estão talhados para o perigo, ainda que dele se refugiem. Sem dúvida, são extraordinários sobreviventes, autênticos marinheiros de guerra ou da tormenta.

 Gostam de desafios e conquistas desde que isso não ponha em causa aqueles de que mais amam, por quem são capazes de dar tudo o que têm. Nesse sentido, a Tempestade é uma energia de generosidade, determinação e coragem, disposta às maiores crises, mortes e transformações em prol de uma relação, de uma família, de uma amizade, de uma carreira ou de um ideal. É uma energia de lutas interiores, de desejo sexual e de cura psicológica.

   Indivíduos com este padrão energético têm normalmente uma sensibilidade acima da média que aliada à sua sinceridade os torna seres humanos controversos, despertando facilmente reações diversas e extremas por parte dos outros: de amor, de ódio, de admiração ou repulsa. Quando num braço de ferro psicológico com os outros, são difíceis de bater e bastante obstinados, embora perdendo muito facilmente a razão pelo seu excesso de emoção. Tem aqui sentido a expressão “fazer uma Tempestade num copo de água”.

rain6

    São dotados de um certo magnetismo pessoal que fascina e assusta. Têm atração por matérias complexas que envolvem poder e que mexem com as pessoas, seja ciência de vanguarda, religião, finanças, política, sexualidade, história, psicologia, medicina ou outras. Porém, devido à sua necessidade de privacidade podem fazer questão de passar despercebidos.

    Quando em ambientes protegidos, gostam de gerar adrenalina, desafios, piadas ou confrontação, simplesmente para se sentirem mais vivos e mais amados. Não são muito de dar opiniões, mas quando lhes pedem intervenção podem ser dizer verdades cruas, que doem e curam. Na sua essência, são tendencialmente dependentes e inseguros, precisando de sentir os seus relacionamentos emocionais muito dominados, já que estes tendem a ser o centro das suas vidas.

   A esse respeito, podemos encontrar pessoas altamente dedicadas como muito intranquilas, procurando formas inconscientes de tornar o outro dependente e ligado a si, seja pela manipulação sexual, familiar, financeira ou de poder. Contudo, pessoas da Tempestade passarão inevitavelmente por situações de perda, sejam mortes, doenças, falências ou divórcios, que elas próprias atraem para poderem viver com mais autenticidade e coração as suas vidas, enterrando o que já não serve. Nesse sentido, estão preparadas para sobreviver às maiores crises e renascer com mais brilho ainda, por mais dura que essa travessia possa ser, em condições adversas.

storm6

   O maior desafio da Tempestade é precisamente o de discernir quando é altura para cortar, largar uma dependência ou fixação destrutiva, e quando é altura para insistir. Por vezes, a cura radical é a única forma de evitar a lenta degeneração, o apodrecimento ou a profunda depressão, estados a que este signo está associado. Neste contexto, o raio da Tempestade é necessário porque ilumina, elimina e salva.

    O raio pode ser o corte com uma carreira, projeto, empresa ou ideal; pode ser o fim de um casamento longo e difícil e começo de uma grande paixão; pode ser uma operação cirúrgica; pode ser uma mudança de país e de vida; em geral, o raio representa um grande renascimento de alma.

   É comum estas pessoas viverem sexualidades muito intensas e diferentes, ultrapassando limites de adrenalina e amor, como também podem desenvolver uma repressão profunda desses instintos. Quando isso acontece, por força das circunstâncias, ficam latentes estados de revolta, agressividade, depressão ou bloqueio emocional que dificultam grandemente o relacionamento com os outros, nas mais diversas situações. No desporto, encontram um escape perfeito para libertar a sua energia.

storm9

– ELEMENTO, MODO E REGENTE DA TEMPESTADE

   A Tempestade é um signo da Água sendo, portanto, emocional, afetuosa e sensível. Como segundo signo do Outono, que assegura a Estação, diz-se que é de Modo Fixo, obstinada em manter vivo o sentimento. A Tempestade segue-se ao Arco-Íris, fazendo cair as folhas e despindo as árvores. É uma altura de chuvas fortes e descida de temperatura, em que as pessoas se confrontam com a verdade das suas escolhas profissionais ou emocionais, ficando mais empenhadas ou mais deprimidas. São obrigadas a fechar e a olhar para dentro, perceber como estão em casa ou no escritório, porque o clima já não convida a saídas. Nesse sentido, a energia da Tempestade convida a um grande mergulho interno e evidencia a verdade que existe dentro de nós e dos nossos relacionamentos íntimos.

STORMSURFER2

   No plano do Eu Inferior, a energia da Tempestade permite o contacto com as vibrações mais poderosas, emocionais e físicas a que o ser humano pode aceder. Nesse sentido, beneficia o desfrute do amor e dos relacionamentos, bem como a determinação e instinto de sobrevivência. No plano do Eu Superior, propõe-se à eliminação de dependências e toxinas emocionais do Ego, fortalecendo os laços afetivos, a Consciência do Outro e o mais puro altruísmo. Porém, este é um processo desafiante em que, não raras vezes, o ser humano resvala para impulsos auto-destrutivos, controladores e pessimistas. No seu melhor, a energia da Tempestade existe para fazer pulsar o coração, agitar a alma, eliminar o supérfluo, viver em sinceridade e em profundo Amor.

rain7

   A Tempestade (Escorpião) tem como tradicional regente o planeta Marte, símbolo de emoção, força e sinceridade. No plano do Eu Divino, a Tempestade é reflexo das componentes Amor e Vontade e, portanto, é forte ao nível do Coração e do Corpo.

– PRINCIPAIS LUZES NA TEMPESTADE

    Pessoas com o Sol na Tempestade são designadas habitualmente como “nativos do signo do Escorpião” e partilham das características gerais referidas acima. Em ambos, mas particularmente nas mulheres, a figura psicológica do Pai tende a ser complexa e crítica, podendo haver um padrão de relacionamento de amor-ódio ou mesmo repressão da sua existência. Como signo feminino e sensível, é mais facilmente manifestado pelas mulheres, tendendo os homens a desenvolver grande reserva emocional ou uma atitude de competitividade e conquista que mascara a sua insegurança ou instabilidade interior.

     A Lua na Tempestade está numa posição que gera naturalmente intranquilidade e turbulência emocional. A relação com a Mãe tende para a agitação e conflito, bem como a vivência da fase de bebé. Aqui, o indivíduo procura inconscientemente desafios e lutas, sendo algo impaciente por dentro, e procurando sentir paixão em tudo. Pode ser inseguro no amor, preocupando-se em sentir que verdadeiramente gostam de si e que a relação sobreviva.

  Quando Saturno se localiza na Tempestade, dependendo da posição de Marte, pode surgir um padrão de bloqueio total dos sentimentos e da entrega emocional, do tipo túmulo, ou um exagero na vivência da adrenalina e da paixão, através de atividades extremas, sejam desportivas, sexuais, ideológicas ou artísticas. O poder aqui é de expressão confiante e madura das paixões.

rain4

   Finalmente, quando o Ascendente é Tempestade (Escorpião) os olhos tendem a ser magnéticos e profundos, a postura discreta mas intensa. Por norma, o nascimento aconteceu num contexto desafiante e complicado, seja pelo parto ou pela situação familiar, havendo tendência para sentimentos contraditórios de ternura e raiva por parte da mãe. Com o tempo e consciência, estas pessoas desenvolvem introspeção e sensibilidade, assumem vidas intensas e apaixonadas, pautadas por crises, lutas e conquistas, tanto interiores como exteriores. “

Texto extraído do livro A CARTA de João Medeiros

– CARACTERÍSTICAS FISIONÓMICAS DE PESSOAS COM ENERGIAS DA TEMPESTADE DOMINANTE

Em geral, os olhos são profundos e magnéticos, tipo serpente e o rosto é tendencialmente magro. O cabelo também tende a ser forte.

Tempestade-Caras-Sol

E também o exemplo de algumas personalidades com o Ascendente no Signo da Tempestade:

Tempestade-Asc-Sol

– CARACTERÍSTICAS DE CADA UM DOS 30 GRAUS DO SIGNO DO ARCO-ÍRIS

Esta é uma abordagem que desenvolvemos em artigos seguintes, aplicando-se sobretudo ao grau do Signo Ascendente (que depende da hora de nascimento). Mas genericamente, a astróloga francesa Janduz atribui as seguintes designações/ qualidades:

1º Decanato – aproximadamente de 23 Outubro a 3 Novembro

Grau 1 (de 0º00′ a 0º59′) – “DECISÃO SELVAGEM”  [23/24/25 Outubro(*)]

Grau 2 (de 1º00′ a 1º59′) – “GRANDEZA” [24/25/26 Outubro(*)]

Grau 3 (de 2º00′ a 2º59′)- “CONTEMPLAÇÃO” [25/26/27 Outubro(*)]

Grau 4 (de 3º00′ a 3º59′)- “VIBRAÇÕES ARTÍSTICAS” [26/27/28 Outubro(*)]

Grau 5 (de 4º00′ a 4º59′)- “ESTUPIDEZ ÍMPIA” [27/28/29 Outubro(*)]

Grau 6 (de 5º00′ a 5º59′)- “TRABALHO PERSEVERANTE” [28/29/30 Outubro(*)]

Grau 7 (de 6º00′ a 6º59′)- “FORTUNA” [29/30/31 Outubro(*)]

Grau 8 (de 7º00′ a 7º59′)- “ARDOR” [ 30/31 Outubro e 1 Novembro(*)]

Grau 9 (de 8º00′ a 8º59′)- “VIDA ENTRISTECIDA” [31 Outubro 1/2 Novembro(*)]

Grau 10 (de 9º00′ a 9º59′)- “SIMULACRO” [1/2/3 Novembro]

2º Decanato – aproximadamente de 3 a 13 Novembro

Grau 11(de 10º00′ a 10º59′) – “CURIOSIDADE” [2/3/4 Novembro(*)]

Grau 12 (de 11º00′ a 11º59′)- “DEFESA PESSOAL” [3/4/5 Novembro (*)]

Grau 13 (de 12º00′ a 12º59′)- “ESTABILIDADE” [4/5/6 Novembro(*)]

Grau 14 (de 13º00′ a 13º59′)- “CAMARADAGEM RUINOSA” [5/6/7 Novembro(*)]

Grau 15 (de 14º00′ a 14º59′)- “INDIFERENÇA DESPREZÍVEL” [6/7/8 Novembro(*)]

Grau 16 (de 15º00′ a 15º59′)- “DESOLAÇÃO” [7/8/9 Novembro(*)]

Grau 17 (de 16º00′ a 16º59′)- “GENEROSIDADE ESPIRITUAL” [8/9/10 Novembro(*)]

Grau 18 (de 17º00′ a 17º59′)- “CHARME PERIGOSO” [9/10/11 Novembro(*)]

Grau 19 (de 18º00′ a 18º59′) – “COMBATIVIDADE HONESTA” [10/11/12 Novembro(*)]

Grau 20 (de 19º00′ a 19º59′)- “ILUMINAÇÃO” [11/12/13 Novembro(*)]

3º Decanato – aproximadamente de 13 a 24 Novembro

Grau 21 (de 20º00′ a 20º59′) – “INDEPENDÊNCIA” [12/13/14 Novembro(*)]

Grau 22 (de 21º00′ a 21º59′) – “PERDIÇÃO” [13/14/15 Novembro(*)]

Grau 23 (de 22º00′ a 22º59′) – “INCOMPETÊNCIA” [14/15/16 Novembro(*)]

Grau 24 (de 23º00′ a 23º59′) – “VIDA ÚTIL” [15/16/17 Novembro(*)]

Grau 25 (de 24º00′ a 24º59′) – “ABNEGAÇÃO” [16/17/18 Novembro(*)]

Grau 26 (de 25º00′ a 25º59′) – “SEGURANÇA MORAL” [17/18/19 Novembro(*)]

Grau 27 (de 26º00′ a 26º59′) – “ELOQUÊNCIA PERSUASIVA” [18/19/20 Novembro(*)]

Grau 28 (de 27º00′ a 27º59′) – “DESONESTIDADE” [19/20/21 Novembro(*)]

Grau 29 (de 28º00′ a 28º59′) – “PODER ATRACTIVO”  [20/21/22 Novembro(*)]

Grau 30 (de 29º00′ a 29º59′) – “ERUDIÇÃO”  [21/22/23 Novembro(*)]

(*) A interpretação destes graus também é aplicável ao grau do Sol, dependendo do ano e da hora de nascimento saber qual a sua posição zodiacal exata.

Fica aqui o vídeoclip de uma artista com o Ascendente e Sol na Tempestade (no grau do Poder Atrativo), ilustrativo também do paradoxo de força interior e fragilidade associados a este signo.


Desejo que tenha sempre que necessárias a sinceridade e a força de amar associadas a este signo!

Obrigado, João Medeiros

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

:A-Carta-Capa-Small

– A CARTA, de João Medeiros (2013)

– LES 360º DEGRÉS du ZODIAQUE , de Janduz (1986)


 

Artigos Relacionados:

3

Comentários

  1. Keila  Outubro 23, 2015

    Excelente texto! parabéns!

    responder
    • joaomed  Outubro 27, 2015

      Obrigado Keila… abç JM

      responder
  2. Nelson  Outubro 11, 2016

    Sou de 3 de novembro, tava pesquisando sobre meu signo e até agora o melhor que li sobre ele
    obrigado pelo teu trabalho.

    responder

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Gémeos/ Brisa , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Gémeos / Brisa em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens