Blog

O Signo do Arco-Íris ou Balança/ Libra

Postado por:

Quais as características do setor zodiacal conhecido como Balança ou Libra? Porque poderemos designá-lo metaforicamente como o Arco-Íris? Quais as características fisionómicas habituais deste Signo? Quais as diferenças das posição do Sol, Lua, Saturno e Ascendente nesta energia? E quais as particularidades de cada um dos 30 graus deste Signo?

“O Signo do Arco-Íris é o primeiro do Outono e sétimo do Zodíaco, sendo definido pela posição do Sol na eclíptica de 24 de Setembro a 23 de Outubro, aproximadamente.

O Arco-Íris representa a harmonia, a simpatia, a união e o equilíbrio entre extremos. É uma energia de suavidade, beleza e diálogo que promove a resolução de conflitos e perfuma o Ar.

rainbow_8

    O Signo do Arco-Íris está associado à capacidade de chegar a um meio-termo entre o sol e a chuva, ou seja, a um entendimento entre as tendências contraditórias da nossa personalidade. Por isso, é um signo de uma certa integração pessoal e também de relacionamento com o outro. É uma bonita ponte que celebra a junção de elementos complementares. É o signo do casamento.

     Pessoas com muita energia do Arco-Íris na Carta (ou seja, com muitos planetas neste signo) são naturalmente charmosas, dialogantes e estéticas, procurando estabelecer laços e acordos. Espalham aromas e uma certa leveza no ar, têm um instinto romântico e intelectual. Não são necessariamente pessoas de grande profundidade ou intensidade, privilegiando o bom trato pessoal e a aparência, bem como a vida social. Apreciam artes, moda e convívios.

Rainbow_9

     O relacionamento com o outro tem, de facto, uma preponderância imensa nos indivíduos com esta natureza energética dominante. Gostam de atividades em grupo ou preferencialmente a dois, procuram o requinte e a sofisticação, bem como uma certa elevação social. Nesse sentido, o signo do Arco-Íris é ambicioso porque tenta chegar alto na sociedade e viver com a melhor qualidade possível. Mas são pouco adeptos de atitudes ou posturas radicais, procurando a normalização social. É uma energia de urbanidade, procura da paz e de consensos.

   O principal desafio das pessoas nesta condição é uma relativa dependência dos outros, da sua aprovação ou comunicação. Esta dependência resulta frequentemente em passividade, medo do conflito e falta de sinceridade. A disposição para entrar em acordo e a vontade de união provoca, então, uma tendência para querer agradar, para não contrariar ou para contornar os assuntos indesejáveis de forma airosa. No limite, esta atitude gera nos outros uma sensação de superficialidade e de falta de autenticidade, o que conduz a desinteresse e perda de confiança. Por isso, e paradoxalmente, a energia Arco-Íris pode ser a mais capaz de estabelecer novos contactos e conhecer gente, mas não necessariamente a que mais amigos reais faz, por melhor que seja a primeira impressão que causa nos outros.

  Outra consequência desta postura é a tendência para seguir as modas e tendências da maioria social, evitando situações de choque e atitudes polémicas, mas também anulando a própria individualidade, vontade e originalidade.

Rainbow_2

   Curiosamente, com o seu charme, pessoas com esta energia tendem a ser facilmente colocadas em cargos profissionais ou sociais de um certo destaque e liderança. Precisamente, devido à capacidade de gerir consensos, de estabelecer redes de contactos e de ter bons resultados comerciais. Esta é uma energia muito política, parlamentar e negocial.

   A atividade de eleição do Arco-Íris é a dança, a pares. Quando em situações de maior isolamento que, em regra geral, odeiam porque a sua natureza é francamente social e romântica, tendem a voltar-se para as artes intelectuais, como a literatura, pintura, entre outras.

   Acontece a indivíduos com este padrão energético uma certa sensação de prisão interior, pelo excessivo peso do compromisso ou pela necessidade de conformidade social, o que leva a estados crónicos de alguma melancolia e ausência de identidade própria.

– ELEMENTO, MODO E REGENTE DO ARCO-ÍRIS              

   O Arco-Íris é um signo de elemento Ar, leve, sociável e intelectual. É também designado como de Modo Cardinal, por ser o primeiro signo de uma Estação, o Outono. Conjuga uma relativa temperança, pela chegada de um clima mais fresco e moderado e que convida à ponderação. É uma altura em que as folhas das árvores mudam de cor, ficando a natureza ainda mais poética e bela. O vento faz-se notar mais que o calor e traz um alívio. Nesta época, os frutos estão escolhidos e são apresentados para consumo e para troca social. É uma fase de romarias, negociações, reuniões e apresentações. As pessoas regressam do lazer e das férias, e depois dos preparativos para um novo Outono de trabalho, reencontram-se mais ativamente, fazendo mais jantares e convívios, estabelecendo também novas metas conjugais e profissionais.

Rainbow_10

    Ao nível do Eu Inferior, a energia do Arco-Íris favorece uma boa participação em sociedade e capacidade de diálogo com os outros. No entanto, há naturalmente um certo constrangimento do Ego em prol da aprovação alheia, o que pode dificultar o seu desenvolvimento e confiança. No plano do Eu Superior, esta energia é francamente benéfica no sentido da Consciência do Outro e Coletiva, favorecendo a evolução do indivíduo. A erudição mental, bem como a diplomacia social, aproximam o ser humano dos planos superiores da Alma, desde que isso não seja mera estratégia manipulatória do Ego para ascender materialmente e em termos de poder pessoal na sociedade.

    No plano do Eu Divino, o Arco-Íris é reflexo das componentes Inteligência e Amor. É, assim, mais forte no plano da Cabeça e, secundariamente, do Coração.

É regido tradicionalmente pelo planeta Vénus, astro da arte, romantismo e lazer. Partilha o governo com Saturno, mais forte que Vénus neste signo durante o dia. A força de Saturno neste signo prende-se com a chegada da metade mais fria e escura do ano, nesta época, em que a noite se sobrepõe ao dia. Tem também a ver com o princípio do respeito social, justiça e civismo, regras que devem ser cumpridas.

RainbowBridge

 

– PRINCIPAIS LUZES NO ARCO-ÍRIS

  Pessoas com o Sol no Arco-Íris são chamadas na gíria como “nativos do signo da Balança” e partilham genericamente das características descritas anteriormente. Ainda que conhecido como romântico, este signo é de expressão mais extrovertida e, portanto, de polaridade masculina. Tanto nos homens como nas mulheres, há uma tendência para uma figura psicológica paterna algo fragilizada, nomeadamente, por questões de aparência social e falta de verdade. Mais acentuadamente nas mulheres, a falta de um companheiro estável torna-se um fator algo crítico para a felicidade pessoal, e que facilmente gera grandes desequilíbrios psicológicos, mas que pode, ser compensado pelo cultivo das boas amizades ou por uma carreira bem sucedida.

  Com a Lua no Arco-íris, existe uma necessidade de compromisso e relação com o outro, mas que pode resultar em forte dependência também e receio de solidão. Com a mãe, a relação terá sido tendencialmente de diálogo e partilha, mas também de algum distanciamento e protocolo social. A infância e fase da gestação terá sido tranquila e pautada pela dinâmica de compromisso conjugal da mãe.

   Quando Saturno está posicionado no Arco-Íris, diz-se que está fortalecido. Na prática, devido à contração e rigidez deste astro o que sucede é um padrão de excessivo protocolo, necessidade de agradar e superficialidade ou uma grande dificuldade de relacionamento social, por falta de empatia e de enquadramento na normalidade. A proposta desta posição é para um correto e maduro relacionamento social.

Rainbow_6

   Os indivíduos com o Ascendente no Arco-Íris tendem a ser bonitos e sedutores, com um trato simpático num primeiro contacto. O nascimento terá sido relativamente fácil e o ambiente familiar consensual e harmonioso com a chegada da criança. Os pais estariam voltados para o compromisso e romance entre eles. Com o tempo e com a consciência, estas pessoas tendem a ser ponderadas, simpáticas, com uma boa capacidade de contacto humano e diálogo, desenvolvendo inteligência emocional e social, bem como o charme. 

Texto extraído do livro A CARTA de João Medeiros

– CARACTERÍSTICAS FISIONÓMICAS DE PESSOAS COM ENERGIAS DO ARCO-ÍRIS DOMINANTE

Em geral, a cara é redonda, a pele clara ou brilhante; os olhos tendencialmente mais claros. É comum terem um ar moderno (na roupa ou no cabelo) e sobretudo algum charme, simpatia e facilidade de comunicação.

LibraSol

E também o exemplo de algumas personalidades com o Ascendente no Signo do Arco-Íris:

Libra_Asc

– CARACTERÍSTICAS DE CADA UM DOS 30 GRAUS DO SIGNO DO ARCO-ÍRIS

Esta é uma abordagem que desenvolvemos em artigos seguintes, aplicando-se sobretudo ao grau do Signo Ascendente (que depende da hora de nascimento). Mas genericamente, a astróloga francesa Janduz atribui as seguintes designações/ qualidades:

1º Decanato – aproximadamente de 23 Setembro a 3 Outubro

Grau 1 (de 0º00′ a 0º59′) – “ATAQUE NÃO CONSIDERADO OU FERIDA”  [23/24/25 Setembro(*)]

Grau 2 (de 1º00′ a 1º59′) – “PESQUISAS” [24/25/26 Setembro(*)]

Grau 3 (de 2º00′ a 2º59′)- “ENTRAVES” [25/26/27 Setembro(*)]

Grau 4 (de 3º00′ a 3º59′)- “DIFICULDADES” [26/27/28 Setembro(*)]

Grau 5 (de 4º00′ a 4º59′)- “QUEDA” [27/28/29 Setembro(*)]

Grau 6 (de 5º00′ a 5º59′)- “TRABALHO” [28/29/30 Setembro(*)]

Grau 7 (de 6º00′ a 6º59′)- “ARDOR DEVORADOR” [29/30 Setembro e 1 Outubro(*)]

Grau 8 (de 7º00′ a 7º59′)- “TRÁGICO” [ 30 Setembro e 1/2 Outubro(*)]

Grau 9 (de 8º00′ a 8º59′)- “PREJUÍZO POR LUTO” [1/2/3 Outubro(*)]

Grau 10 (de 9º00′ a 9º59′)- “RECLUSÃO” [2/3/4 Outubro]

2º Decanato – aproximadamente de 3 a 13 Outubro

Grau 11(de 10º00′ a 10º59′) – “DUALIDADE” [3/4/5 Outubro(*)]

Grau 12 (de 11º00′ a 11º59′)- “LOUCURA FELIZ” [/4/5/6 Outubro (*)]

Grau 13 (de 12º00′ a 12º59′)- “SOLIDÃO” [5/6/7 Outubro(*)]

Grau 14 (de 13º00′ a 13º59′)- “IMITAÇÃO” [6/7/8 Outubro(*)]

Grau 15 (de 14º00′ a 14º59′)- “ATIVIDADE INCANSÁVEL” [7/8/9 Outubro(*)]

Grau 16 (de 15º00′ a 15º59′)- “VACILAÇÃO” [8/9/10 Outubro(*)]

Grau 17 (de 16º00′ a 16º59′)- “DESCONTENTAMENTO” [9/10/11 Outubro(*)]

Grau 18 (de 17º00′ a 17º59′)- “HOSPITALIDADE” [10/11/12 Outubro(*)]

Grau 19 (de 18º00′ a 18º59′) – “POSSIBILIDADES DOMINADORAS” [11/12/13 Outubro(*)]

Grau 20 (de 19º00′ a 19º59′)- “ESPÍRITO RELIGIOSO” [12/13/14 Outubro(*)]

3º Decanato – aproximadamente de 13 a 24 Outubro

Grau 21 (de 20º00′ a 20º59′) – “DESMORONAMENTO” [13/14/15 Outubro(*)]

Grau 22 (de 21º00′ a 21º59′) – “NEGLIGÊNCIA” [14/15/16 Outubro(*)]

Grau 23 (de 22º00′ a 22º59′) – “APTIDÃO A TODAS AS COISAS” [15/16/17 Outubro(*)]

Grau 24 (de 23º00′ a 23º59′) – “SABEDORIA” [16/17/18 Outubro(*)]

Grau 25 (de 24º00′ a 24º59′) – “GRAÇA PRETENSIOSA” [17/18/19 Outubro(*)]

Grau 26 (de 25º00′ a 25º59′) – “VITÓRIA” [18/19/20 Outubro(*)]

Grau 27 (de 26º00′ a 26º59′) – “BOA RECEPÇÃO” [19/20/21 Outubro(*)]

Grau 28 (de 27º00′ a 27º59′) – “SERVIÇO” [20/21/22 Outubro(*)]

Grau 29 (de 28º00′ a 28º59′) – “VIDA MELANCÓLICA”  [21/22/23 Outubro(*)]

Grau 30 (de 29º00′ a 29º59′) – “AUSÊNCIA DE JULGAMENTO”  [22/23/24 Outubro(*)]

(*) A interpretação destes graus também é aplicável ao grau do Sol, dependendo do ano e da hora de nascimento saber qual a sua posição zodiacal exata.

Fica aqui o vídeoclip de um artista com o Sol no Arco-Íris, ilustrativo também da comunicação musical associada a este signo.


Desejo que tenha sempre que necessária a capacidade de comunicação e a simpatia do Arco-Íris!

Obrigado, João Medeiros

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

:A-Carta-Capa-Small

– A CARTA, de João Medeiros (2013)

– LES 360º DEGRÉS du ZODIAQUE , de Janduz (1986)


 

Artigos Relacionados:

1

Comentários

  1. Elaine Blach Goncalves  Abril 4, 2017

    Caro João Medeiros.
    Obrigada por sua amorosidafe em disponibilizar um conteúdo tão profundo e edificante.
    Agradeço de coração. Me me esclareceu e ajudou muito.

    Parabéns pelo excelente trabalho.
    Saúde e muito sucesso a você sempre.

    Grata

    responder

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Gémeos/ Brisa , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Gémeos / Brisa em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens