Blog

O Signo do Jardim – ou Touro

Postado por:

Quais as características do setor zodiacal conhecido como Touro? Porque poderemos designá-lo metaforicamente como o Jardim? Quais as características fisionómicas habituais deste Signo? Quais as diferenças das posição do Sol, Lua, Saturno e Ascendente nesta energia? E quais as particularidades de cada um dos 30 graus deste Signo?

“O Signo do Jardim é o segundo da Primavera e o segundo do Zodíaco, sendo definido pela posição do Sol no céu de 20 de Abril a 21 de Maio, aproximadamente.

    É uma energia de estabilidade, florescimento e apreciação sensorial. A procura da segurança material e do prazer caracteriza este signo, naturalmente lento e teimoso. O Jardim cria beleza, desperta apegos e induz ao lazer.

   A construção do jardim interior é aqui o mote principal, seja uma família, um relacionamento, um património ou um outro paraíso pessoal. Pela mesma razão, pessoas com muita energia Jardim (muitos planetas neste signo) são zelosas das suas coisas, cultivando autênticos museus pessoais, como guarda-roupas extensos, peças de arte, livros ou outras recordações. Adoram um bom vinho e uma boa comida, privilegiando o sabor genuíno das coisas ao seu aspeto exterior, ainda que também tenham bom sentido estético. É um signo campestre, rústico e simples, na sua essência, preferindo um malmequer natural a um jardim de flores artificiais.

Jardim2

   O seu principal desafio é a aversão à mudança e ao risco, que os torna extremamente conservadores na gestão da sua carreira, da sua vida sentimental ou das suas finanças. Pessoas de Jardim cultivam hábitos muito enraizados, preferem relações estáveis e duradouras, porque sabem que demasiada agitação e mudança prejudicam o crescimento e abertura das flores, ou seja, a edificação de um Éden.

   Como hedonistas natos, para além da gastronomia, são dados às artes do amor e do sexo, pese embora sejam tendencialmente mais recatados do que extrovertidos, mais agricultores do que caçadores. Acontece serem pessoas bonitas e atraentes, ainda que evitando protagonismos baratos. Por vezes, a energia do Jardim é muito inflexível, evitando a mudança até ao limite do possível, adiando eternamente importantes decisões. A inércia, a preguiça e o comodismo são os seus piores defeitos, para além de um certo egoísmo na partilha dos seus territórios e jardins. A sua visão de vida oscila entre o materialismo e o romantismo.

  Pessoas com muita energia de Jardim (Touro), não são nunca de subestimar, porque por detrás de uma aparente placidez e serenidade, está a grande força da Terra, raízes profundas no solo e o robusto tronco das árvores. Portanto, podem ser inamovíveis nos seus propósitos e difíceis de contrariar. Uma vez que alguém mexa nas suas flores (bens ou família, sobretudo) podem reagir com grande tenacidade tornando-se verdadeiras plantas carnívoras, das quais é muito difícil fugir. Portanto, a energia do Jardim tem tanto de bela e tentadora, como de perigosa. Digamos que estes jardins de prazer são muito mais privados do que públicos servindo, em última análise, para exclusivo benefício dos seus donos.

JARDIM9

   No seu melhor, a energia do Jardim é conciliadora, simpática, trabalhadora e extremamente leal. Pessoas com este tom procuram o bem-estar em tudo e, sobretudo, para si próprios ou para os seus, já que têm um sentido de propriedade bastante acentuado. Normalmente, evitam confrontos preferindo que a paz e alegria das flores prevaleçam, procurando a todo o custo manter a harmonia e beleza do jardim das suas vidas como, por exemplo, um casamento ou uma família.

   O seu elevado sentido de apreciação das coisas pode, por vezes, tornar as pessoas com energia de Jardim algo presas ao passado, algo “obesas” e lentas nos seus movimentos, não se libertando de pesos que não ajudam à sua evolução.

   Na essência, a energia Jardim busca a criação de um Nirvana, de um estado paradisíaco de abundância, prazer, amor e paz. Indivíduos com este signo predominante na sua Carta ou mapa do Tesouro são dotados de bastantes talentos, particularmente nos domínios das artes.

– ELEMENTO, MODO E REGENTE DO JARDIM

    O Jardim é um signo de Elemento Terra, estável, prático e construtivo, servindo de suporte aos outros. É da terra que nascem as plantas, que crescem as árvores, as suas flores e os seus frutos. Como segundo signo da Estação do ano (Primavera, neste caso), procura a segurança e a sustentação das suas atividades, sendo resistente e algo inflexível, não gostando muito de mudanças – é de Modo Fixo. Depois da semente brotar do solo como o Vulcão, ganha corpo, raízes, ramos e flores na fase do Jardim.

Jardim5

   Ao nível do Eu Inferior, esta energia favorece a descoberta sensorial, a valorização das coisas, uma certa harmonia de relacionamento pessoal, a auto-estima e o sentimento de Felicidade, num sentido mais mundano. No plano do Eu Superior, embora esteja facilitada a Consciência do Outro, o apego material e a resistência à mudança dificultam o processo evolutivo. A esse respeito, há que aproveitar esta energia do Jardim no sentido de construir tesouros e paraísos terrestres inteiramente ao dispor dos outros, numa dádiva genuína. Ao nível do Eu Divino, o Jardim é expressão das componentes Amor, principalmente, e a Vontade secundariamente. Por isso, vivem mais pelo Coração e pelo Corpo.

   O planeta Vénus é dono e senhor deste signo, o que é natural, uma vez que este arquétipo está associado à beleza, ao prazer, ao amor e ao feminino.  Partilha esse domínio com a Lua, aqui no seu estado de graça – a Exaltação – devido à sua fecundidade e sensibilidade, sendo particularmente forte em mapas noturnos (pessoas nascidas de noite).

– PRINCIPAIS LUZES NO JARDIM

    Pessoas com o Sol no Jardim são as que popularmente se designam como “nativos de Touro” e partilham largamente das qualidades referidas acima, na descrição do Signo do Jardim. Porém, dado que esta é uma energia feminina é mais facilmente gerida pelas mulheres, que demonstram uma beleza muito natural e campestre, e uma capacidade de proporcionarem grande conforto aos outros, exercendo perfeitamente o seu papel de esposas e mães. No caso dos homens, embora com grande capacidade de sedução, têm frequentemente uma natureza mais passiva e dependente do que a sua condição masculina exige, com receios de decisões radicais de quebra de compromisso emocional ou laboral. Em ambos os casos, a figura psicológica do Pai tende a ser pouco firme ou congruente, mas razoavelmente estável.

http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-image-woman-flowers-image26388076

   Com a Lua posicionada no Jardim, à partida, existem condições favoráveis a uma infância pacífica e nutritiva, com bastante estabilidade e harmonia familiar. A relação com a Mãe está favorecida, por uma certa valorização da gravidez e do nascimento do bebé. Estas pessoas têm normalmente um humor tranquilo, acolhedor e simpático, embora com alguma dificuldade de decisão, reações lentas na adversidade e inclinação para o comodismo.

   Com Saturno no Jardim (Touro), uma vez que este astro é extremamente rígido e age por excesso ou por defeito num signo, tende a ser excessivamente conservador, quadrado e teimoso ou a ter dificuldade em concretizar e construir estabilidade e abundância na sua vida. Saturno está aqui associado a um certo karma de pobreza ou de provincianismo. A proposta é o equilíbrio na construção da segurança material.

   O Ascendente Jardim está normalmente relacionado com uma aparência agradável, roliça e bonita e com uma primeira impressão simpática. Em regra, o acolhimento na infância foi estável, bem como o ambiente geral nos primeiros anos de vida, com preocupações materiais e de segurança. A mãe ou os pais estariam a atravessar uma fase crescente de conforto, paz e prosperidade.

   Com tempo e a consciência, estas pessoas tendem a assimilar as melhores qualidades mencionadas anteriormente no Signo do Jardim, aprendendo a desenvolver uma certa calma, sensualidade e sensatez perante os problemas da vida, privilegiando a segurança e o compromisso perante os outros.”

Texto extraído do livro A CARTA de João Medeiros

– CARACTERÍSTICAS FISIONÓMICAS DE PESSOAS COM ENERGIAS DO JARDIM DOMINANTE

Em geral, o rosto tende para ser arredondado, formoso e o passo lento. Os lábios ou as bochechas destacam-se pelo volume. Por vezes, o pescoço é grosso ou compacto. Eis algumas fisionomias clássicas de nativos do Signo do Jardim (ou seja, com o Sol aqui posicionado).

CarasJARDINS

E também o exemplo de algumas personalidades com o Ascendente no Signo do Jardim:

Ascendentes-JARDINS

– CARACTERÍSTICAS DE CADA UM DOS 30 GRAUS DO SIGNO DO JARDIM

Esta é uma abordagem que desenvolvemos em artigos seguintes, aplicando-se sobretudo ao grau do Signo Ascendente (que depende da hora de nascimento). Mas genericamente, a astróloga francesa Janduz atribui as seguintes designações/ qualidades:

1º Decanato – aproximadamente de 19 a 30 Abril

Grau 1 (de 0º00′ a 0º59′) – “DEFESA HÁBIL”  [19/20/21/22 Abril(*)]

Grau 2 (de 1º00′ a 1º59′) – “IMPOTÊNCIA OU PREGUIÇA” [20/21/22/23 Abril(*)]

Grau 3 (de 2º00′ a 2º59′)- “RETORNOS TARDIOS” [21/22/23/24 Abril(*)]

Grau 4 (de 3º00′ a 3º59′)- “HUMOR IRASCÍVEL” [22/23/24/25 Abril(*)]

Grau 5 (de 4º00′ a 4º59′)- “CONTENTAMENTO” [23/24/25/26 Abril(*)]

Grau 6 (de 5º00′ a 5º59′)- “ALTO VALOR INTELECTUAL” [24/25/26 Abril(*)]

Grau 7 (de 6º00′ a 6º59′)- “ENCANTOS FÍSICOS” [25/26/27/28 Abril(*)]

Grau 8 (de 7º00′ a 7º59′)- “DESTINO CONTRARIADO” [26/27/28/29 Abril(*)]

Grau 9 (de 8º00′ a 8º59′)- “ATRAINDO BONDADE” [27/28/29/30 Abril(*)]

Grau 10 (de 9º00′ a 9º59′)- “APETITES FÍSICOS” [28/29/30 Abril(*) e 1 Maio]

2º Decanato – aproximadamente de 30 Abril a 10 Maio

Grau 11(de 10º00′ a 10º59′) – “AMBIÇÃO EGOÍSTA” [29/30 Abril a 1/2 Maio(*)]

Grau 12 (de 11º00′ a 11º59′)- “SENTIMENTOS RECÍPROCOS” [30 Abril e 1/2/3 Maio(*)]

Grau 13 (de 12º00′ a 12º59′)- “POSSE EGOÍSTA” [1/2/3/4 Maio(*)]

Grau 14 (de 13º00′ a 13º59′)- “CONCILIAÇÃO” [2/3/4/5 Maio(*)]

Grau 15 (de 14º00′ a 14º59′)- “MISTÉRIOS DO CARÁTER E DO DESTINO” [3/4/5/6 Maio(*)]

Grau 16 (de 15º00′ a 15º59′)- “FELICIDADE AMEAÇADA” [4/5/6/7 Maio(*)]

Grau 17 (de 16º00′ a 16º59′)- “ESFORÇOS ESTÉREIS” [5/6/7/8 Maio(*)]

Grau 18 (de 17º00′ a 17º59′)- “DISPUTAS” [6/7/8/9 Maio(*)]

Grau 19 (de 18º00′ a 18º59′) – “INUTILIDADE AMÁVEL” [7/8/9/10 Maio(*)]

Grau 20 (de 19º00′ a 19º59′)- “ASTÚCIA E INVEJA” [8/9/10/11 Maio(*)]

3º Decanato – aproximadamente de 10 a 21 Maio

Grau 21 (de 20º00′ a 20º59′) – “VIGILÂNCIA” [9/10/11/12 Maio(*)]

Grau 22 (de 21º00′ a 21º59′) – “UTILIDADE PESSOAL” [10/11/12/13 Maio(*)]

Grau 23 (de 22º00′ a 22º59′) – “DECLÍNIO E QUEDA” [11/12/13/14 Maio(*)]

Grau 24 (de 23º00′ a 23º59′) – “ESFORÇOS VÃOS” [12/13/14/15 Maio(*)]

Grau 25 (de 24º00′ a 24º59′) – “FIRMEZA ORGULHOSA” [13/14/15/16 Maio(*)]

Grau 26 (de 25º00′ a 25º59′) – “BONDADE ESPONTÂNEA” [14/15/16/17 Maio(*)]

Grau 27 (de 26º00′ a 26º59′) – “RIQUEZA ADQUIRIDA” [15/16/17/18 Maio(*)]

Grau 28 (de 27º00′ a 27º59′) – “INCOMPETÊNCIA” [16/17/18/21 Maio(*)]

Grau 29 (de 28º00′ a 28º59′) – “TIRANIA E LASCÍVIA”  [17/18/19/20 Maio(*)]

Grau 30 (de 29º00′ a 29º59′) – “SIBARITISMO INTELIGENTE”  [18/19/20/21 Maio(*)]

(*) A interpretação destes graus também é aplicável ao grau do Sol, dependendo do ano e da hora de nascimento saber qual a sua posição zodiacal exata.

Ficam aqui o vídeo clip de uma artista nativa do signo do Jardim: Enya, nascida com o Sol no grau da Riqueza Adquirida.


Desejo que tenha sempre que necessária a serenidade e a arte de um Jardim!

Obrigado, João Medeiros

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

:A-Carta-Capa-Small

– A CARTA, de João Medeiros (2013)

– LES 360º DEGRÉS du ZODIAQUE , de Janduz (1986)


Artigos Relacionados:

0

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Gémeos/ Brisa , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Gémeos / Brisa em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens