Blog

O Signo do Mar – ou Peixes

Postado por:

Quais as características do setor zodiacal conhecido como Peixes? Porque poderemos designá-lo metaforicamente como o Mar? Quais as características fisionómicas habituais deste Signo? Quais as diferenças das posição do Sol, Lua, Saturno e Ascendente nesta energia? E quais as particularidades de cada um dos 30 graus deste Signo?

 “O Signo do Mar é o terceiro do Inverno e décimo segundo do zodíaco, sendo definido pela posição do Sol na faixa da eclíptica de 20 de Fevereiro a 20 de Março, aproximadamente.

   O Mar é uma energia de profundidade, compaixão e devoção emocional. Manifesta-se pela empatia, pela ambiguidade e pela procura da transcendência, nas experiências terrenas. Representa o absoluto. Seja o absoluto Universo, o absoluto Amor ou a absoluta Paz. O Signo do Mar é perito em A-Mar e em ir além do Mar.

mar22

     Pessoas com esta energia dominante nas suas Cartas (muitos planetas neste signo) são tendencialmente sensíveis e ilimitadas na sua entrega ao exterior, seja a projetos ou a pessoas, qualidade que lhes confere tanto encanto quanto mistério. São, por isso, seres tão carinhosos como frágeis, tão pacificadores como assustadores. Tal como o Mar podem ser o maior prazer, libertador para quem nele mergulha, e também o maior medo, para quem nele se aventura, se sufoca ou se perde.

     Pessoas do Mar (Peixes) são dotadas de mundos interiores muito ricos de imaginação, sensibilidade e afeto, que muitas vezes são ocultados dos outros através da timidez ou de uma postura de aparente normalidade social.

    Precisam de viver a vida como uma missão divina e um grande ideal que, na maioria das vezes, é simplesmente um amor incondicional pelos parceiros ou familiares. Contudo, e uma vez que a sua natureza é abundante e passiva, mas demasiado intensa, disponível e fusional para se suportar num relacionamento convencional, tendem a isolar-se em universos fantasiosos, promíscuos ou depressivos, por medo da rejeição ou da dor, na vivência do compromisso. Este é um dos seus maiores paradoxos: poderem ser simultaneamente os seres mais dedicados aos outros, os mais amorosos e os mais solitários. Tendem a encontrar o seu propósito, muitas vezes, na dedicação ao estudo, religiosidade, espiritualidade ou solidariedade social.

??????????????

     No seu melhor, a energia do Mar é altamente adaptável, tolerante, infinita e altruísta, esquecendo-se de si para viver em relação com o outro, acreditando nos milagres e nas dimensões mais sublimes da existência. É uma energia que fascina e seduz, pela magia que lhe é inerente e pela ausência de barreiras ao contacto, numa atitude de vulnerabilização e de rendição. Tem uma especial ligação à música, com todas as formas de arte visuais, e com a cultura.

    Os seus maiores desafios prendem-se com a ingenuidade extrema, a passividade e o medo de não agradar aos outros, por sua vez associado a dependências emocionais e à insegurança. Este receio, pode resultar também no efeito oposto, que é a alienação pessoal, inadaptação social e procura do isolamento. É muito frequente a ocorrência de padrões de abandono em pessoas com a energia do Mar, ou seja, abandonar ou ser abandonado pelos outros, nomeadamente os familiares, sendo mais habitual a segunda via, o que pode gerar um receio inconsciente da solidão em vida adulta.

    O Mar representa em si a chegada ao Paraíso, a uma imensidão de sentimentos, estrelas no céu e potencialidades de ser, para quem está disposto a confiar, acreditar e se entregar a ele. Representa a hipótese de se conhecer mundos transcendentes, ilhas do tesouro ou continentes perdidos, ficando-se assim livre de limitações terrenas e da normalidade do quotidiano. Mas esta viagem requer coragem pessoal e fé no divino, porque é igualmente possível o naufrágio e encontro com criaturas monstruosas, uma ida sem retorno.

Para os que vivem no medo, a energia do Mar é como uma barreira intransponível de dúvida e mistério, que aprisiona numa ilha, sem contacto com o exterior e consequente sofrimento. O Mar é, por isso, uma energia de globalização, plenitude existencial e crença no além, mas igualmente de limitação, reclusão e dor, dependendo da escolha individual.

mar16

   Indivíduos com energia do Mar vivem, por isso, numa viagem de descobertas, quando acreditam na entrega ilimitada a uma causa ou ideal, ou numa condição crónica de dilemas interiores, pela ausência de magia romântica nas suas vidas.

– ELEMENTO, MODO E REGENTE DO MAR

    O Signo do Mar é composto logicamente pelo elemento da Água sendo, portanto, sensível, dedicado e afetuoso. Dado que é o último signo do Inverno, já em transição para a Primavera, partilha do Modo Mutável e é contraditório, indeciso e influenciável. Após o frio da Neve, a temperatura aumenta e dá-se o degelo. Naturalmente, a energia do Mar “derrete-se” facilmente, pelo coração, e tem também o dom de “derreter” as barreiras dos outros, através de uma atitude amorosa, absoluta, criativa e sensível. Sente-se já a chegada da Primavera e, apesar das chuvas, há muita esperança num novo ciclo que está quase a chegar.

    Da perspetiva do Eu Inferior, a energia do Mar não é fácil de se viver, dada a sua subtileza e sensibilidade, que facilmente absorve as energias alheias como uma esponja. Normalmente, há um frágil sentido de identidade e vontade própria, que dificulta a auto-confiança e a auto-defesa, que se manifesta principalmente pela fuga, isolamento, dependência ou vitimização. Pelo contrário, no ponto de vista do Eu Superior, esta energia facilita a Consciência do Outro e a Consciência Coletiva, pela facilidade inata de sublimação do próprio Eu e pela procura do transcendente. No seu melhor, esta energia é muito empática, solidária e pacificadora.

mar7

    O Mar é regido tradicionalmente pelo planeta Júpiter, associado à Fé, à transcendência de barreiras e ao ilimitado. Partilha o domínio com Vénus, planeta do Amor, que tem aqui a sua expressão mais pura e incondicional, particularmente dominante na regência deste signo em mapas diurnos. Este signo é uma manifestação das componentes Amor e Inteligência do Eu Divino e, portanto, tem grande poder ao nível do Coração e, secundariamente, da Cabeça.

 PRINCIPAIS LUZES NO MAR

   Pessoas com o Sol no Mar são normalmente designadas como “nativas do signo de Peixes” e partilham das características genéricas descritas anteriormente. Dado que é um signo introvertido, isto é, de polaridade feminina é mais facilmente assumido e vivido pelas mulheres do que pelos homens. Estes últimos, tendem a ser bastante dependentes do ponto de vista emocional, tímidos e ambivalentes. Em especial as mulheres podem parecer absolutamente lindas e divinas num instante como o oposto, pouco depois, tal como sereias com uma metade animal. É um signo muito paradoxal em que os extremos do 8 e o do 80 coabitam. Tanto em elementos masculinos como femininos, a figura psicológica do pai tende a ser ausente.

   Indivíduos com a Lua no Mar são de uma sensibilidade e carência imensas, precisando muito de apoio e mimo, podendo ter muito medo da solidão e uma tendência para a dramatização emocional. Na relação com a Mãe, pode surgir claramente um padrão de vitimização ou religiosidade e é normal que esta se tenha sentido isolada e frágil na fase de infância do bebé.

mar29

    Nas gerações com Saturno no Mar (Peixes) existe a tendência para a sensação de não se ser amado ou desejado pelos outros, o que se traduz em estados crónicos de isolamento e noção de abandono. Como este astro se expressa com muita rigidez, pode haver um esforço extraordinário de agradar aos outros e de estar em fusão constante, como uma fuga sistemática ao compromisso emocional e alienação para outros interesses pessoais. No seu melhor, esta posição sugere uma profunda espiritualidade e sensibilidade.

      Aqueles que nasceram com Ascendente no Mar têm naturalmente uma aparência discreta, simpática e inofensiva. No contexto de nascimento pode surgir uma atmosfera de magia, alívio e tranquilidade como situações de abandono, fragilidade emocional ou isolamento, na relação entre os pais ou na sua relação com o bebé. Com o tempo e com a consciência, estas pessoas desenvolvem bastante empatia e sensibilidade humana, bem como interesses artísticos, sociais ou espirituais acentuados, procurando ideais elevados que muitas vezes implicam um certo isolamento da sociedade convencional..” 

Texto extraído do livro A CARTA de João Medeiros

– CARACTERÍSTICAS FISIONÓMICAS DE PESSOAS COM ENERGIAS DO MAR DOMINANTE

Em geral, destaca-se um olhar profundo, bem como a tendência para algum desmazelo ou “look” descontraído, particularmente, nos homens. Nas mulheres, é comum um olhar muito empático e uma energia feminina acentuada.

Mar-Caras-Sol

E também o exemplo de algumas personalidades com o Ascendente no Signo do Mar:

Mar-Caras-Asc

– CARACTERÍSTICAS DE CADA UM DOS 30 GRAUS DO SIGNO DO MAR

Esta é uma abordagem que desenvolvemos em artigos seguintes, aplicando-se sobretudo ao grau do Signo Ascendente (que depende da hora de nascimento). Mas genericamente, a astróloga francesa Janduz atribui as seguintes designações (nota – são apenas designações simples que obviamente não retratam a complexidade simbólica de cada grau e o seu propósito superior) :

1º Decanato – aproximadamente de 20 Fevereiro a 2 Março:

Grau 1 (de 0º00′ a 0º59′) – “ACORDO”  [20/21/22 Fevereiro(*)]

Grau 2 (de 1º00′ a 1º59′) – “SONOLÊNCIA” [21/22/23 Fevereiro(*)]

Grau 3 (de 2º00′ a 2º59′)- “ESPÍRITO ACOLHEDOR” [22/23/24 Fevereiro(*)]

Grau 4 (de 3º00′ a 3º59′)- “MEDITAÇÃO” [23/24/25 Fevereiro(*)]

Grau 5 (de 4º00′ a 4º59′)- “AMABILIDADE DISPERSA” [24/25/26 Fevereiro(*)]

Grau 6 (de 5º00′ a 5º59′)- “DIFICULDADES” [25/26/27 Fevereiro(*)]

Grau 7 (de 6º00′ a 6º59′)- “GASTRONÓMICO” [26/27/28 Fevereiro(*)]

Grau 8 (de 7º00′ a 7º59′)- “INTIMIDADE OU ABSORÇÃO” [ 27/28/29 Fevereiro ou 1 Março(*)]

Grau 9 (de 8º00′ a 8º59′)- “GLOBE-TROTTER” [28/29 Fevereiro ou1/2 Março(*)]

Grau 10 (de 9º00′ a 9º59′)- “ACÇÃO LIVRE” [29 Fevereiro ou 1/2/3 Março]

2º Decanato – aproximadamente de 1 Março a 10 Março

Grau 11(de 10º00′ a 10º59′) – “SENSUALIDADE” [1/2/3 Março(*)]

Grau 12 (de 11º00′ a 11º59′)- “INCERTEZA DE ACÇÃO” [2/3/4 Março(*)]

Grau 13 (de 12º00′ a 12º59′)- “CAÇADA OU COBARDIA” [3/4/5 Março(*)]

Grau 14 (de 13º00′ a 13º59′)- “TRABALHO INTELIGENTE” [4/5/6  Março(*)]

Grau 15 (de 14º00′ a 14º59′)- “DETERMINAÇÃO ARRISCADA” [5/6/7  Março(*)]

Grau 16 (de 15º00′ a 15º59′)- “VIGILÂNCIA” [6/7/8 Março(*)]

Grau 17 (de 16º00′ a 16º59′)- “AFOGAMENTO” [7/8/9 Março(*)]

Grau 18 (de 17º00′ a 17º59′)- “CATASTRÓFICO” [8/9/10  Março(*)]

Grau 19 (de 18º00′ a 18º59′) – “AJUDA CORPORAL” [9/10/11 Março(*)]

Grau 20 (de 19º00′ a 19º59′)- “FLUTUANTE” [10/11/12 Março(*)]

3º Decanato – aproximadamente de 10 a 20 Março

Grau 21 (de 20º00′ a 20º59′) – “DUPLO SENTIDO” [10/11/12  Março(*)]

Grau 22 (de 21º00′ a 21º59′) – “PUNIÇÃO” [11/12/13 Março(*)]

Grau 23 (de 22º00′ a 22º59′) – “HOMICIDA” [12/13/14  Março(*)]

Grau 24 (de 23º00′ a 23º59′) – “INQUIETANTE” [13/14/15  Março(*)]

Grau 25 (de 24º00′ a 24º59′) – “VITÓRIA” [14/15/16  Março(*)]

Grau 26 (de 25º00′ a 25º59′) – “FORÇA INTERIOR” [15/16/17 Março(*)]

Grau 27 (de 26º00′ a 26º59′) – “REVÉS” [16/17/18 Março(*)]

Grau 28 (de 27º00′ a 27º59′) – “INCERTEZA AMEAÇADORA” [17/18/19 Março(*)]

Grau 29 (de 28º00′ a 28º59′) – “PODERES PARTICULARES”  [18/19/20 Março(*)]

Grau 30 (de 29º00′ a 29º59′) – “PESSOAL”  [19/20/21  Março(*)]

(*) A interpretação destes graus também é aplicável ao grau do Sol, dependendo do ano e da hora de nascimento saber qual a sua posição zodiacal exata.

Fica aqui a música “Song to the Siren” – canção para a Sereia, ser mitológico de Peixes- (interpretação da banda This Mortal Coil , autoria de Tim Buckley).


Desejo que tenha sempre que necessária a sensibilidade infinita representada pelo arquétipo Mar-Peixes!

Obrigado, João Medeiros 

Conheça os nossos eventos para breve:

Curso ASTROLOGIA-  NÍVEL 1 – Fev.-Mar 2015

FDA-LOGO

Outros eventos: AQUI

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

:A-Carta-Capa-Small

– A CARTA, de João Medeiros (2013)

– LES 360º DEGRÉS du ZODIAQUE , de Janduz (1986)


 

Artigos Relacionados:

0

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Carneiro / Áries , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Carneiro / Áries em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens