Blog

O Signo do Vulcão – ou Carneiro/Áries

Postado por:

Quais as características do setor zodiacal conhecido como Carneiro ou Áries? Porque poderemos designá-lo metaforicamente como o Vulcão? Quais as características fisionómicas habituais deste Signo? Quais as diferenças das posição do Sol, Lua, Saturno e Ascendente nesta energia? E quais as particularidades de cada um dos 30 graus deste Signo?

“O Signo do Vulcão é o primeiro da Primavera e primeiro do Zodíaco, sendo definido pela posição do Sol no céu de 21 de Março a 20 de Abril, aproximadamente.

   Como o nome indica, um indivíduo com predominância desta energia tende a ser fisicamente poderoso, enérgico e explosivo. Bastante impaciente, tende a querer ser o primeiro em tudo ou a querer fazer tudo primeiro do que os outros, seja por um espírito voluntário de ajuda ou mesmo por um natural sentido de competição e desafio. O Vulcão cospe fogo, é quente, rápido e sincero. A sua lava intimida e também causa admiração.

Vulcao2

  Pessoas com predominância desta energia (muitos astros aqui posicionados) são muito ativas, entretêm-se com qualquer ocupação facilmente, porque odeiam estar paradas. O seu maior dom é a coragem para se lançarem em novos desafios, completamente sozinhos, desbravando espaços que os outros desconhecem. É, por conseguinte, uma energia associada à inovação, ao movimento e à independência. O seu maior desafio é o de conseguir dialogar e ouvir os outros, porque normalmente têm muita pressa ou pouca paciência para escutar com verdadeira atenção o que os outros dizem.

   A energia do Vulcão é direta e confrontativa, muito autêntica e, por vezes, extremamente ingénua e facilmente enganada ou seduzida. Isso também pode acontecer por estar demasiado centrada na sua própria experiência, tão fantástica e poderosa. Essa característica torna-o pouco habilidoso no relacionamento humano, magoando os outros facilmente ou sendo mal interpretado. É um signo frequentemente considerado egoísta, bruto ou descuidado, quando até pode ter uma natureza muito pura, apaixonada e espontânea.

   Indivíduos com muita presença desta energia são incansáveis, lutadores, normalmente, excelentes desportistas, pecando apenas por algum excesso de confiança, que os leva a não medir as consequências dos seus atos, dando passos maiores do que as pernas. Portanto, é natural que tenham muitos acidentes de percurso ao longo da vida, fruto dos erros que cometem com a maior das naturalidades, uma vez que desconhecem o medo.

Running-Fire-Curto

   No seu melhor, é uma energia de liderança, autonomia, competição e vanguarda, sem receio de explorar novos territórios ou de se lançar em desafios maiores. É como uma explosão de canhão que dá o mote para um novo combate. Nem sempre, porém, estas pessoas obtêm reconhecimento, uma vez que a sua habitual falta de tato social e excessiva sinceridade torna-os presas fáceis dos mais astutos. Portanto, mais facilmente são chefes de patrulha do que grandes generais.

  A energia do Vulcão é bastante simples e selvagem, intensa e poderosa. Estremece tudo à volta e também pode ser fogo de artifício, tendo humor e disposição festiva. É energia primitiva e, por isso, privilegia a natureza, onde se sente em casa. Normalmente, uma pessoa de Vulcão é muito sexual e fiel, podendo ficar cega por amor.

  Esta energia favorece mais os homens do que as mulheres, uma vez que é uma energia tipicamente masculina, ativa e viril. Tal como o Vulcão, estes indivíduos podem parecer extintos e sem energia, mas a qualquer momento podem despertar numa explosão de lava e causar grande impacto em todos os que o rodeiam.

– ELEMENTO, MODO E REGENTE DO VULCÃO

  O Vulcão é obviamente um signo de Fogo, expansivo, direto e dinâmico, apreciando o protagonismo e o palco. É magma incandescente, energia pura e primitiva do qual são feitas as rochas e pedras preciosas, quando arrefecida e acalmada. Corresponde a um início de Estação – é um Signo Cardinal – o que lhe acrescenta ainda mais características de impaciência, determinação, impulsividade e clareza. Por norma, pessoas com energia de Vulcão jogam às claras, com todas as cartas em cima da mesa, sem subterfúgios. Como Signo do início da Primavera, altura em que a luz do dia começa a superar a da noite, é radioso, viçoso e vitorioso. A lava do Vulcão, é como a seiva das árvores e o sangue que corre no corpo. É a força da semente que brota do solo e vê a luz do dia.

Vulcao1-planetas

   Ao nível do Eu Inferior, é uma energia bem-vinda, que ajuda à afirmação do Ego, à auto-confiança e ao desenvolvimento do corpo físico. Porém, ao nível do Eu Superior, é uma energia mais difícil de gerir, pois tende a centrar o indivíduo de tal maneira em si próprio, que perde facilmente a consciência do Outro ou do Coletivo. Deve ser aproveitada no sentido de abrir caminhos que beneficiem a sociedade e que mais ninguém tenha coragem de assumir, força para realizar ou fé para acreditar, numa atitude inovadora, líder e visionária. Ao nível do Eu Divino, o Vulcão é expressão da componente Vontade e, por isso, vive mais pelo Corpo.

    O planeta Marte é o natural regente do Signo do Vulcão, dono e senhor desta energia, uma vez que é impulsivo, físico, guerreiro. Porém, partilha esse governo com o Sol, que está em grande graça neste signo, em euforia e juventude (o tradicional estado de Exaltação), dominando-o nas Cartas diurnas (pessoas nascidas de dia).

– PRINCIPAIS LUZES NO VULCÃO

      Olhando para os quatro significadores de grande importância na Carta  – Sol, Lua, Saturno e Ascendente – quando posicionados neste signo, podemos acrescentar que o Sol no Vulcão é o que chamamos na gíria popular como “pessoas do signo Carneiro”. Expressam mais fielmente as características descritas acima no Signo do Vulcão, uma vez que o Sol dá luz e grande energia ao signo em que está situado.

     Normalmente, a figura do Pai é psicologicamente forte, seja como exemplo digno de admiração, seja pela sua agressividade que gera medo ou até por ambas as razões. No caso das mulheres Vulcão, vivem desafios grandes, entre o risco de projetarem o seu Sol nos seus maridos ou companheiros (que vivem o lado heróico ou assertivo que a mulher suprime em si própria) e o de serem mulheres independentes, fortes, sexuais, dominadoras, e diferentes do convencional.

Vulcao4

    Com a Lua no Vulcão, a relação com a mãe é tendencialmente conflituosa ou a primeira infância acidentada, estando a mãe a lutar e a tornar-se independente. Interiormente há uma impaciência latente, na gestão das emoções. Em geral, o indivíduo precisa de desafios para se sentir bem e gosta que o motivem e provoquem.

   O planeta Saturno no Signo do Vulcão está naquilo que se designa seu estado de Queda, uma vez que neste signo a consciência do Outro é precária, o planeamento impossível de estruturar e as regras difíceis de cumprir. Saturno gosta de frio e ponderação, contrastando com o calor do Vulcão. Como Saturno tende a expressar-se com extrema rigidez, este posicionamento tanto pode resultar em padrões de extrema competitividade, impaciência e autoritarismo como em total repressão da assertividade e, consequentemente, da própria individualidade. Esta colocação sugere um certo karma de guerra e de violência. O desafio prende-se com o uso construtivo e socialmente responsável da força dos próprios instintos, de forma líder e verdadeira.

  O Ascendente Vulcão, por seu lado, corresponde normalmente a uma presença física forte e algo masculina, com uma cabeça ou nariz grandes. Para além da aparência, o Ascendente está associado ao nosso caminho de consciência, ao papel que viemos assumir e à nossa entrada na vida. Nesse sentido, as pessoas com este signo na zona do Nascente (Leste), irão tornar-se progressivamente mais corajosas, decididas e extrovertidas, com a idade e com a consciência. Partilharão muitas das melhores qualidades referidas acima na descrição do signo do Vulcão, serão tendencialmente sinceras e lutadoras.

Pompeii-2014-Movie

   É natural que o seu início de vida tenha sido pautado por uma certa agitação familiar, seja por motivos de trabalho dos pais, pela sua impaciência ao lidar com o bebé ou pelo choque de feitios. Essa turbulência vulcânica irá ciclicamente voltar à vida do indivíduo, tanto na vida privada como profissional, até que ele a assuma como uma qualidade pessoal permanente.”

Texto extraído do livro A CARTA de João Medeiros

– CARACTERÍSTICAS FISIONÓMICAS DE PESSOAS COM ENERGIAS DO VULCÃO DOMINANTE

   Em geral, o corpo tende para ser alto, seco e musculado, especialmente nos homens, o cabelo farto e os traços masculinos no andar ou no rosto. A cabeça ou a testa destacam-se também pelo seu tamanho. Eis algumas fisionomias clássicas de nativos do Signo do Vulcão (ou seja, com o Sol aqui posicionado):

CaraVulcao1

E também o exemplo de algumas personalidades com o Ascendente no Signo do Vulcão:

CaraVulcao2

– CARACTERÍSTICAS DE CADA UM DOS 30 GRAUS DO SIGNO DO VULCÃO

   Esta é uma abordagem que desenvolvemos em artigos seguintes, aplicando-se sobretudo ao grau do Signo Ascendente (que depende da hora de nascimento). Mas genericamente, a astróloga francesa Janduz atribui as seguintes designações/ qualidades:

1º Decanato – aproximadamente de 20 a 31 Março

Grau 1 (de 0º00′ a 0º59′) – “FORÇA APAIXONADA”  [20/21/22 Março(*)]

Grau 2 – “VALENTIA OSTENSIVA” [21/22/23 Março(*)]

Grau 3 – “CONCILIAÇÃO E LUXÚRIA” [22/23/24 Março(*)]

Grau 4 – “ASPEREZA OU INDEPENDÊNCIA RUDE” [23/24/25 Março(*)]

Grau 5 – “PRETENSÃO JUSTIFICADA” [24/25/26 Março(*)]

Grau 6 – “SUPERIORIDADE INATA” [25/26/27 Março(*)]

Grau 7 – “FALSIDADE CIRCUNSPECTA” [26/27/28 Março(*)]

Grau 8 – “VIOLÊNCIAS PERIGOSAS” [27/28/29 Março(*)]

Grau 9 – “PAIXÃO” [28/29/30 Março(*)]

Grau 10 – “TRIUNFO” [29/30/31 Março(*)]

2º Decanato – aproximadamente de 31 Março a 10 Abril

Grau 11 – “DOÇURA E FRAQUEZA MORAL” [30/31 Março e 1 Abril(*)]

Grau 12 – “AMBIÇÃO CORROSIVA” [31 Março e 1/2 Abril(*)]

Grau 13 – “RECOMPENSA MERECIDA” [1/2/3 Abril(*)]

Grau 14 – “MÉRITO CONSCIENTE” [2/3/4 Abril(*)]

Grau 15 – “TRAIÇÃO” [3/4/5 Abril(*)]

Grau 16 – “OPORTUNIDADE E MATÉRIA” [4/5/6 Abril(*)]

Grau 17 – “PASSIVIDADE INTELIGENTE” [5/6/7 Abril(*)]

Grau 18 – “AJUDA E AMIZADE CONFIANTE” [6/7/8 Abril(*)]

Grau 19 – “ACUMULAÇÃO” [7/8/9 Abril(*)]

Grau 20 – “VIAGENS E DESCOBERTAS” [8/9/10 Abril(*)]

3º Decanato – aproximadamente de 10 a 20 Abril

Grau 21 – “ISOLAMENTO” [9/10/11 Abril(*)]

Grau 22 – “INSTABILIDADE E LOUCURA” [10/11/12 Abril(*)]

Grau 23 – “ENCONTROS PERIGOSOS” [11/12/13 Abril(*)]

Grau 24 – “AUSÊNCIA DE VALOR” [12/13/14 Abril(*)]

Grau 25 – “DOMÍNIO” [13/14/15 Abril(*)]

Grau 26 – “SUCESSO FACILITADO” [14/15/16 Abril(*)]

Grau 27 – “DECADÊNCIA AMEAÇADORA” [15/16/17 Abril(*)]

Grau 28 – “FAVORES” [16/17/18 Abril(*)]

Grau 29 – “ESFORÇO VALIOSO”  [17/18/19 Abril(*)]

Grau 30 – “FRAQUEZA SENTIMENTAL”  [18/19/20 Abril(*)]

(*) A interpretação destes graus também é aplicável ao grau do Sol, dependendo do ano e da hora de nascimento saber qual a sua posição zodiacal exata.

Ficam aqui as imagens de um filme recente “Pompeia”, que retrata de forma romântica a experiência da destruição desta antiga cidade romana. Lembramos que o Vulcão é também um signo intenso e de paixão.


Desejo que tenha sempre que necessária a força indomável e sincera de um Vulcão!

Obrigado, João Medeiros

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

 :A-Carta-Capa-Small

A CARTA, de João Medeiros (2013)

CURSO ONLINE DE INTRODUÇÃO À ASTROLOGIA PSICOLÓGICA, de João Medeiros (2013)

LES 360º DEGRÉS du ZODIAQUE , de Janduz (1986)


Artigos Relacionados:

0

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Carneiro / Áries , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Carneiro / Áries em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens