Blog

O Tempo ao Contrário

Postado por:

Se já andou em comboios conhece o efeito de ilusão de óptica quando o comboio do lado parece que está a andar para trás sendo afinal o seu que está a andar mais rápido.
Na verdade, até poderão estar os dois a seguir em grande velocidade mas basta que um ande mais depressa para termos a sensação que o outro está a retroceder.

Em Astrologia chama-se a este fenómeno o movimento retrógrado dos planetas. Já tinha ouvido falar? Acontece quando os planetas andam para trás no Zodíaco, que é um ponto de vista da Terra, quando na realidade orbitam ambos em torno do Sol no mesmo sentido.

E você pergunta: mas para que é que isso me interessa? Pode interessar bastante em termos práticos, em particular saber quando o planeta Mercúrio fica retrógrado.

Se reparou, o clima nos últimos dias tem estado estranho, ao contrário do que é normal no Verão: chuva, frio, céu muito nublado. Em Astrologia, estes fenómenos atmosféricos – ao contrário do normal – correspondem ao período retrógrado de Mercúrio.

Quando este planeta está a entrar em fase retrógrado, como agora, parece que as coisas funcionam um pouco ao contrário do habitual – e a ideia é invertermos um pouco as coisas para limparmos melhor a nossa vida.

Por exemplo, quando sacode as calças ao contrário para esvaziar os bolsos, está a fazer um movimento “retrógrado”. Quando estende a roupa do avesso para que seque melhor, está a reverter processos para que o interior possa ficar impecável.

O mesmo se passa com a nossa Alma. Quando os planetas estão retrógrados devemos apelar ao nosso interior (que por vezes fica oculto) e pô-lo cá para fora em contacto com o mundo exterior, para purificar, curar e arrumar a casa – encontrando coisas muito antigas que estavam escondidas nos “bolsos”.

Em termos práticos, pode ser importante notar quando Mercúrio está retrógrado (3 vezes por ano, durante cerca de 24 dias seguidos de cada vez) porque são frequentemente épocas em que as comunicações funcionam com mais dificuldade, porque somos desafiados a inverter processos.

Por exemplo, se em vez de mandarmos uma mensagem por telemóvel, quisermos enviar uma mensagem telepática, um telegrama, uma carta à moda antiga ou mensagem através de um pombo correio – estamos a aproveitar Mercúrio retrógrado, porque comunicamos de forma alternativa ao convencional.

Se em vez de falarmos, meditarmos em silêncio, estamos também a fluir com Mercúrio retrógrado. Igualmente, se estivermos a recuperar ligações a amigos antigos ou familiares, uma vez que a fase “retrógrada” facilita o regresso ao passado.

São estas aliás as minhas sugestões para este período retrógrado que vai de 3 a 26 de Agosto: rever amigos e familiares; reencontrar memórias e tesouros; arrumar os arquivos e “álbuns” da nossa vida; reorganizar a casa; meditar em silêncio.

Conte também com um tempo mais fresco durante este mês de Agosto, mas com um tempo mais quente que o habitual em Novembro/ Dezembro de 2011 e em Março/ Abril de 2012, alturas em que teremos de novo Mercúrio retrógrado, o inversor atmosférico.

Da próxima vez que for de férias, lembre-se de perguntar ao seu astrólogo quando estará Mercúrio retrógrado: para não ficar surpreendido com chuva em vez de Sol, ou para aproveitar o calor numa altura em que até era suposto estar frio.

Artigos Relacionados:

0

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Carneiro / Áries , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Carneiro / Áries em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens