Blog

Os Incêndios – Visão Astrológica

Postado por:

Este é, infelizmente, mais um ano de incêndios terríveis em Portugal. Faz sentido saber se é possível, com ajuda da Astrologia, ter uma noção de anos de maior e menor risco. No limite, esta ajuda poderia auxiliar uma prevenção mais eficaz, caso surgissem padrões comprovados. E a questão que se coloca é: existem padrões significativos? Seria possível prever o grande risco de incêndios para o Funchal, este Verão?

Com base em dados da Pordata, numa série de 26 anos seguidos (de 1980 a 2014), arderam em média 110 000 hectares em Portugal, por ano. Destes, houve três excepcionais pela positiva, 1988, 2008 e 2014 (quase 10 vezes inferiores à média) e dois excepcionais pela negativa 2003 e 2005, que ultrapassaram 3 vezes a média. O mais dramático – 425 000 hectares – foi o ano 2003.

incendios

Poderemos fazer várias pesquisas localizadas para Portugal, para chegar a indicadores, com base nos seguintes mapas astrológicos:
–  mapa da grande conjunção Júpiter-Saturno (válido de 2000 a 2021);
–  mapa de cada ano (ingresso do Sol em Carneiro);
– mapa das lunações (nova e cheia) durante cada Verão;
– mapa do ingresso do Sol em cada um dos três signos de Verão;
–  mapa do ingresso do Sol em Caranguejo (início do Verão);
– eventualmente, uma abordagem horária será possível mas mais difícil de ser sustentada oficialmente (para as autoridades).

Nos mapas com mais incêndios seria de esperar: presença forte de signos de Fogo (Carneiro, Leão, Sagitário); posição forte (próximo de um ângulo e/ou domiciliado) de Marte, o astro mais quente e seco  e considerado maléfico; posição forte dos outros astros quentes (Júpiter e Sol); condição “destruída” do regente do Ascendente, ou seja, em casas condicionadas (6, 8 e 12) ou sob tensões; entre outras.

Em mapas com menos incêndios seria de esperar, por exemplo, posições fortes de astros húmidos (Lua e Vénus) ou frios (Saturno); presença de signos de Água (exceto Caranguejo/ Cancer, porque é de Verão e, por isso, considerado dos mais quentes, neste respeito); boa e forte colocação do regente do Ascendente; entre outras.

Numa incursão preliminar (que é o âmbito deste artigo), as indicações mais claras parecem ser dadas pelo mapa do início da estação de Verão.

OS ANOS MAIS FRESCOS OU PREVENIDOS

Por exemplo, nos três verões anteriormente citados com menos incêndios, verificaram-se os seguintes padrões do regente de Ascendente: retrógrado (Mercúrio em dois casos e Júpiter noutro); em boa casa (1, 10 e 11); em signos frescos ou frios (Gémeos e Capricórnio); aspetado a astros húmidos ou com estes astros perto dos ângulos.

A posição “retrógrada” sugere algo muito diferente do normal: a excepção.

De realçar que, no caso de 2014, Mercúrio está combusto (queimado) mas numa casa 10, domiciliado, e afastando-se do Sol, com Vénus domicilada em Touro e sendo o astro mais elevado.

 

1988Verao

2008Verao

2014Verao

OS ANOS DE FOGO

Nos dois anos com mais área destruída, por sua vez, encontramos os seguintes padrões do regente de Ascendente: em Fogo; e numa casa condicionada (6 ou 8), consideradas tradicionalmente mais desafiantes ou hostis à vida. Em ambos os casos, o Sol aspetava Marte.

No mapa mais destruidor, é incrível constatar que tem Ascendente Sagitário e Júpiter (seu regente) intercetado em Leão, o signo mais quente e abrasivo, na Casa 8 (da destruição).

Nos dois casos: o astro mais elevado é fogoso e em signo de Fogo, estando muitíssimo forte no caso de 2005 (Marte – domiciliado em Carneiro e no Meio-do-Céu). Nesses dois anos, a Lua está também em Fogo e particularmente mal aspetada (quadratura aplicativa a Saturno) no caso do ano 2003.

2003Verao

2005Verao

Sagitário, sendo o mais humano dos signos de Fogo (e que gosto de designar como Fogueira) poderá ser o mais associado, do ponto de vista simbólico, ao fogo posto. De constatar também, nestes mapas, a posição forte de Plutão, também associado ao crime.

SAGITA-FOGO

O VERÃO DE 2016

No Verão de 2016, à data deste artigo, a área ardida já vai em 90 000 hectares, sendo bem conhecida a situação dramática no Funchal. Deixo também o mapa do ingresso para a capital – Lisboa – e para o Funchal.

2016Verao
Funchal2016
Como podemos ver, temos também neste caso como regente de Ascendente, Saturno, um astro em Fogo – Sagitário – indicador da possibilidade de crime organizado nos incêndios. Mas sobretudo temos a posição de Marte como astro mais elevado (sobre o Meio-do-Céu) e domiciliado em Escorpião, estando na sua força máxima (na altura do ingresso de Verão) precisamente no Funchal.
 
Coincidências? Deixo ao leitor a resposta a esta questão.
 
Este artigo não é um estudo exaustivo. Pretende apenas levantar indicações fortes de padrões astrológicos a serem estudados mais detalhadamente no futuro.
 
Por último, quero realçar o trabalho heróico dos bombeiros voluntários, desejar que sejam feitas investigações policiais contundentes a um dos piores crimes possíveis (o fogo posto) e que os mecanismos de prevenção futuros se tornem cada vez mais fortes.
 
Um abraço especial de solidariedade à ilha da Madeira.
Abraço, João Medeiros
Lisboa, 12 Agosto 2016

Artigos Relacionados:

4

Comentários

  1. Mariana  Agosto 13, 2016

    Brilhante!!! 😊 como é seu costume.

    responder
    • joaomed  Agosto 14, 2016

      Obrigado Mariana!!! 😉

      responder
  2. Maria Mar  Agosto 13, 2016

    Olá João
    Mais uma vez obrigada pelos teus sábios estudos que nos elucidam acerca dos mais variados temas. Neste mais especifico, relativamente aos incêndios, seria muitíssimo positivo se levassem em conta os estudos astrológicos, que pudessem ajudar a prevenir tamanha calamidade mas os interesses desprezíveis, de quem beneficia com estas tragédias, impedem este avanço. Cabe a todos nós, trabalharmos para que se evolua e dê um passo em frente nestas realidades que são essenciais para vivermos com Paz e mais Amor. Queria deixar a minha gratidão aos Bombeiros e a todos que combatem os fogos de forma heróica.

    responder
    • joaomed  Agosto 14, 2016

      Obrigado, Maria Mar, pelo comentário cheio de intenção! Até breve JM

      responder

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Gémeos/ Brisa , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Gémeos / Brisa em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens