Blog

Saturno em Sagitário – De 2015 a 2017

Postado por:

De 23 de Dezembro de 2014 a 20 de Dezembro de 2017, o planeta Saturno atravessa o signo Sagitário. Quais as propostas de mudança tanto a nível coletivo como pessoal, deste trânsito? O que aconteceu durante as recentes ocorrências desta efeméride? Qual a oportunidade evolutiva em causa, atendendo ao contexto mundial actual?

Para se interpretar em detalhe o ciclo Saturno em Sagitário, que dura cerca de 3 anos, teríamos de tomar em consideração outros movimentos planetários e siderais, uma vez que os ciclos planetários se cruzam.

Entre estes movimentos destacam-se o ciclo Júpiter-Saturno e o ingresso da grande estrela Régulus em Virgem, de que falámos em artigos e exposições anteriores (ver artigo Régulus em Virgem).

Segundo estes movimentos, entrámos numa nova grande Era mundial em 2012 que se tornará mais definida e clara após 2020. Até lá, estaremos a viver a despedida do capitalismo e o entendimento do que é uma Democracia, em que os indivíduos se responsabilizam verdadeiramente pelo seu poder e suas escolhas.

Lembramos também que Saturno entra em Sagitário apenas provisoriamente. Fará ainda a sua última passagem por Escorpião de Maio a Setembro de 2015 (ver artigo Saturno em Escorpião). Por isso, podemos considerar que as propostas deste trânsito se revelarão já em 2015 mas com particular intensidade nos dois anos seguintes, 2016 e 2017.

Mas então a que corresponderá concretamente este trânsito de Saturno em Sagitário?

SAT-SAG

Do ponto de vista mundial, este trânsito estará relacionado com a estruturação dos princípios de expansão internacional.

Na prática, isto traduzir-se-á provavelmente na proposta de consolidação: de comunidades internacionais como a União Europeia; das comunicações a longa distância, como na aviação e na aeronáutica; das telecomunicações, incluindo tecnologia informática; e com a regulamentação internacional, em termos de atividades, produtos e direitos humanitários.

A outros níveis, podemos também antecipar os desafios da ética e da justiça. Atendendo ao contexto já referido de fim do ciclo capitalista é muito natural que surjam questões de moralização, perseguição e condenação da corrupção política e do crime financeiro (Saturno em Escorpião), bem como a tentativa de criar uma legislação fiscal internacional mais integrada e justa. Os temas da emigração/ imigração também terão certamente maior relevância.

No plano religioso, se por um lado, Saturno sugere mais poder institucional das religiões – o que não favorece uma resolução pacífica do conflito árabe – por outro lado, propõe também uma contração e queda das mesmas, se não estiverem baseadas nos princípios morais corretos.

Atendendo, porém, ao recente rumo do Vaticano (ver artigo O Papa Francisco) numa linha mais congruente, fará sentido que assuma um papel mais preponderante como voz no mundo, procurando o diálogo religioso.

Na perspetiva individual, a sugestão é que cada pessoa perceba quais as suas crenças e assuma a responsabilidade de assumir a sua verdade ao mundo, para que isso permita uma expansão dos seus horizontes. Isso pode resultar também numa maior participação no plano internacional, com mais viagens. Ou seja, quer ao nível dos relacionamentos como no do trabalho será cada vez mais clara a realidade do “mercado” global.

GLOBAL

Após o trânsito mais introspectivo em Escorpião (relacionamentos), esta agora será naturalmente uma época mais adequada para a abertura ao exterior e optimismo (primazia da liberdade).

Saturno é um astro que simboliza a recompensa pelo trabalho ou a penalização, em caso de negligência. Neste caso, a pergunta que se coloca é: até que ponto fomos leais à nossa fé e congruentes com os nossos princípios nos últimos anos? Será que estamos dispostos a assumir realmente agora a responsabilidade pelos nossos valores morais, espirituais e sociais?

Segundo esta simbologia arquetípica, faz sentido que todas as falhas ético-morais sejam agora mais rapidamente reveladas; e que todas as provações por querermos assumir verdades inconvenientes mas reais – políticas, científicas, espirituais, pessoais – sejam mais facilmente recompensadas.

Mas vejamos o que aconteceu coletivamente nos últimos trânsitos de Saturno por Sagitário, que ocorrem em períodos de cerca de 30 anos de distância, o tempo que demora a dar a volta completa ao Zodíaco:

 

DEZ 1926 A DEZ 1929 – O PERÍODO “VATICANO”

(mais exactamente de 3 Dezembro de 1926 a meio de Março de 1929; e de Maio a fim de Novembro de 1929)

transatlantic_flight2Este período foi caracterizado pela expansão das comunicações a grande distância, ao nível da televisão, telefones e aviação.

Em especial, destacaram-se: a 1ª chamada telefónica transatlântica; a 1ª transmissão televisiva a longa distância e primeira programação televisiva; primeiros vôos ininterruptos do Atlântico, do Pacífico e de circum-navegação dos pólos; a regulação do uso de frequências de rádio. Na ciência de investigação, descobriu-se a penicilina e Heisenberg publicou o Princípio da Incerteza.

3-Academy-Vatican-OpusDei

Esta fase foi fértil na fundação de grandes instituições que ainda hoje têm um papel relevante no mundo, seja cultural ou religioso: o Vaticano, sede geográfica e legal da Igreja Católica, ratificado como Estado soberano pelo Tratado de Latrão; a Opus Dei; e a Academia das Artes e Ciências Cinematográficas, que instituiu os prémios Óscares.

Nessa época foram também assinados: a 3ª Convenção de Genebra (de regulamentação dos direitos dos prisioneiros de guerra); o Pacto de Paris (ou Kellogg–Briand) segundo o qual os países renunciavam à guerra como instrumento para resolver conflitos; o plano de dívidas alemão pelos prejuízos da 1ª Guerra; e  a declaração oficial da abolição da escravatura pela Liga das Nações.

Reparemos como todos estes eventos se adequam tão bem ao simbolismo de Saturno (regulamentação/ consolidação) em Sagitário (liberdade/ fé/ comunicações longas).

mickeyDeste ciclo, realçam-se ainda como acontecimentos naturais as grandes cheias do Mississipi e o terramoto que matou 200 000 pessoas na China.  Em termos de acontecimentos históricos, coincidiu também com o início da guerra civil na China, com a expulsão de Trotsky da Rússia e com o famoso crash da Bolsa de Wall Street.

Do ponto de vista cultural, é de salientar o nascimento de grandes figuras dos cartoons: Mickey e Minie; Popeye e Tintin. Sublinhamos que o arquétipo sagitariano também está associado ao entretenimento e diversão, em especial, no imaginário infantil (pela Exaltação de Júpiter em Caranguejo/ Cancer).

 

JAN 1956 a JAN 1959 – O PERÍODO “CEE”

(mais exatamente de Janeiro a Maio de 1956; e de meio de Outubro 1956 a Janeiro de 1959)

sputnik1_previewEsta época correspondeu, em termos tecnológicos, a grandes desenvolvimentos aeroespaciais, nucleares e electrónicos.

Em termos concretos, destacaram-se os seguintes eventos: lançamento do Sputnik, primeiro satélite artificial a orbitar a Terra e do Score, satélite de comunicações; primeiro cabo telefónico transatlântico; primeiro disco duro IBM; primeira cassete de vídeo; primeiros televisores a preto e branco nos mercados; princípios do laser óptico; primeira central nuclear comercial do mundo; foi ainda estabelecido o recorde de aviação supersónica.

Nasa_EU

Sob o ponto de vista institucional, foi nesta era que se fundaram grandes instituições internacionais que ainda hoje têm um papel de liderança, em termos políticos ou aeroespaciais.

Em específico foram instituídas: com o Tratado de Roma a Comunidade Económica Europeia (CEE), dando início ao mercado comum; a Agência Internacional para a Energia Atómica, regulador do uso pacífico da energia nuclear; e a NASA, agência americana líder na exploração espacial.

Outros acontecimentos relevantes desta fase são: a crise do Suez; a independência de Marrocos e Tunísia; as campanhas pelo desarmamento nuclear; o surgimento da figura política de Martin Luther King; a grande fome da China; o baby boom; o primeiro festival Eurovisão da Canção; e o estrelato de Elvis Presley.

around-the-world-in-80

Em termos cinematográficos, os filmes mais aclamados foram: os 10 Mandamentos; My Fair Lady; a Volta ao Mundo em 80 dias.

Em geral, estes eventos estão associados a uma globalização crescente, mas com espaço para a auto-determinação dos países em contexto cooperativo e de paz.

 

 

NOV 1985 a NOV 1988 – O PERÍODO “CHERNOBYL”

(mais exatamente de Novembro de 1985 a Fevereiro de 1988; de Junho a Novembro de 1988)

Neste terceiro ciclo de Saturno em Sagitário, durante o séc. XX, são evidentes os desenvolvimentos dos ciclos anteriores, em especial, com a expansão da CEE e maior tolerância politico-religiosa.

portugal_CEE

Assim, em termos políticos, destacaram-se os seguintes factos: entrada oficial de Portugal e Espanha na CEE; assinatura do Ato Único Europeu e abertura do comércio livre na Europa; reunião de Dalai Lama e João Paulo II na Índia; primeira visita oficial de um Papa a uma sinagoga; Gorbatchev institui a Perestroika, começando a reforma do Comunismo; desregulação do mercado financeiro; Benazir Bhutto torna-se a primeira mulher a liderar um Estado islâmico; dá-se o fim da guerra Irão-Iraque; Portugal assina o acordo de devolução de Macau à China.

Sob o plano tecnológico, este ciclo ficou na História, mas não necessariamente pelas melhores razões, uma vez que se revelaram os primeiros excessos no uso da engenharia espacial e nuclear.

chernobyl_2

Assim, assistimos à explosão do vaivém Challenger e ao desastre de Chernobyl, o maior acidente nuclear de sempre. Pela positiva, surgiu o primeiro computador laptop; foi colocada em órbita a estação espacial russa Mir; foi criado o email e apareceu também o primeiro vírus informático; foi instalado o primeiro cabo de fibra óptica transatlântico; realizou-se o primeiro voo sem reabastecimento à volta do mundo.

Da perspetiva cultural, assistiu-se nesta era: ao estrelato de individualidades de etnia negra, como Tina Turner, Whitney Houston, Mile Tyson e Oprah Winfrey (sequência também das liberdades raciais e de género dos ciclos anteriores); à formação da corporação Eurodisney; e ao surgimento pela primeira vez dos Simpsons.

challenger-disaster

Outros eventos relevantes desta época, são: o Crash da Bolsa de 1987; a formação da Al-Qaeda; a invenção do Prozac, anti-depressivo; o tremor de terra na Arménia que matou 60 000 pessoas; os incêndios do metro de Londres e do Chiado; o maior acidente naval de sempre; o sucesso do filme Crocodilo Dundee.

 

DEZ. 2014 a DEZ. 2017 : E AGORA?

Todos os factores referidos nas três épocas mais recentes revelam padrões do signo de Sagitário, nomeadamente, o maior espírito cooperativo internacional e reconhecimento de direitos humanos, religiosos e nacionais, a expansão do entretenimento, a evolução da engenharia espacial e das comunicações a grande distância.

Assim, este trânsito correspondeu no passado à criação: do Vaticano; da CEE; da NASA; da Opus Dei; da Al-Qaeda; da EuroDisney; e da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas. Por isso mesmo, o papel destas instituições será naturalmente reestruturado no trânsito futuro (2015-2017).

varios_Nasa_sat_sage

Mas como sabemos, é a CEE – agora UE – que atravessa a crise mais profunda, pelo que terá sem dúvida uma oportunidade para ganhar nova vida, se se quiser trabalhar a fundo, renovando muitos dos seus princípios em prol dos direitos de cada Estado, para que possa crescer sustentadamente. Esta renovação tornar-se-á particularmente evidente a partir do segundo retorno de Saturno (ao mapa do Tratado de Roma), em Maio de 2016.

Temas como a estruturação das políticas de imigração, de ambiente, e da transparência fiscal serão, seguramente, temas fortes da União Europeia neste período, bem como o seu alargamento.

Os trânsitos anteriores não foram muito favoráveis à China e foram também cenário das maiores choques bolsistas (Crash de 1929 e de 1987), pelo que não seria nenhuma surpresa a repetição de situações semelhantes e, em particular, a maior liberalização da China. Na Rússia, este trânsito coincidiu com épocas de reforma e, particularmente, de maior poderio espacial.

Varios-Sat-Sage

varios_SatSage2015

Em termos do alcance dos transportes aéreos e das telecomunicações este ciclo, nas suas ocorrências recentes, esteve muito associado a grande evolução, pelo que é muito natural um crescimento da aviação low-cost, da tecnologia dos telemóveis, teleconferências, e produtos similares.

Curiosamente, já estão programados para o mundo, em 2015, uma série de eventos que correspondem absolutamente a todos estes padrões de Saturno em Sagitário, tanto a nível tecnológico como político.

Em especial, destacam-se: a primeira volta ao mundo de um avião movido a energia solar; porta aviões de última geração; o CERN – Centro Europeu de Pesquisa Nuclear – e o seu acelerador de partículas chegam à potência máxima;  visita espacial às Luas de Plutão; lançamento do Windows 10; entra em vigor a União Eurásia; inaugurada a primeira cidade 100% eco-sustentável; entre outros eventos.

No Mapa da Fundação de Portugal, este trânsito (que ocorre a cada 30 anos) pede responsabilidade na gestão das comunicações próximas e  na relação com os países “irmãos” (Casa 3) e que falam a mesma língua – pelo que é relativamente previsível que os assuntos associados a gestão das escolas, dos meios de comunicação (Portugal Telecom, RTP, CTT, televisão e rádio) e transporte (TAP/ Metro / CP / Carris / Redes Viárias) e das relações com Espanha, Brasil, Angola, Moçambique, e outros países lusófonos sejam transformados.

easyjet_sage

 

E EM TERMOS PESSOAIS?

Em termos individuais, em traços muito globais, podemos acrescentar que as pessoas com energias Mutáveis nos seus mapas de nascimento (Signos naturais de Gémeos, Virgem, Sagitário e Peixes) serão mais desafiadas a assumir responsabilidades durante este trânsito, sendo coerentes com a sua sabedoria e pondo em prática as suas crenças.

Segundo a simbologia astrológica, podemos dizer que todas as pessoas serão desafiadas a adoptar atitudes mais optimistas, positivas e extrovertidas mas, em simultâneo, com um grande sentido de dever e de ética coletiva.

Pessoas que já nasceram esta posição de Saturno no seu mapa natal (nascidas nos anos referidos) podem oscilar, no seu comportamento inato durante a vida, entre a libertinagem e ausência de princípios éticos, e uma postura excessivamente moralista. A proposta de vida é precisamente a de ter um equilíbrio saudável e sólido na gestão das suas regras morais e das suas crenças filosóficas.

Deixamos aqui as datas das estações de Saturno durante o seu trânsito em Sagitário, entre o fim de 2014 e o fim de 2017. Estas datas correspondem a fases específicas durante o ciclo de reestruturação (movimento retrógrado) ou de construção (movimento direto):

SS-FInalis

Fica aqui também o vídeo de apresentação de um dos filmes galardoados mais representativos do ciclo de Saturno em Sagitário: a Volta ao Mundo em 80 dias. Será que poderemos dizer que neste ciclo haverá uma volta ao sistema solar em 80 dias?


Desejamos que tenha um trânsito maravilhoso de Saturno em Sagitário, com toda a sabedoria para ser mais feliz e viver em harmonia com o mundo!

Um abraço

João Medeiros

Lisboa, 22 Dezembro 2014

 

Agradecimentos à fonte gratuita de informação que é a Wikipedia.com , base principal de recolha de dados históricos para este artigo.

Próximos Eventos:

23 Dezembro 2014: Webinário Gratuito : O Ano 2015 e Saturno em Sagitário

2015

17 e 18 Jan. 2015:  Workshop TOP – Técnicas de Orientação Profissional

TOP_NOVO_LOGO2

27 Fev. a 1 Mar. 2015: Nível 1 – Astrologia 

FDA-LOGO

13 a 15 Mar.: Astrologia Tradicional: Eletiva, Horária e Mundana

AstrologiaTradicionalFinal

20 a 22 Mar.: Simpósio Luso-Brasileiro de Astrologia

simposio


Artigos Relacionados:

1

Comentários

  1. Maria José Medeiros  Dezembro 23, 2014

    Muito interessante , toda esta forma nova de desenvolver a astrologia ! Sem o determinismo pesado e antigo !

    responder

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Carneiro / Áries , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Carneiro / Áries em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens