Blog

Será Portugal Campeão do Mundo – 2014 – à Luz da Astrologia ?

Postado por:

Poderá Portugal vencer a Copa do Mundo de Futebol 2014? Que chances terá a seleção portuguesa, à luz das técnicas astrológicas? Será que Cristino Ronaldo irá brilhar?

Antes de começar, permita-me uma nota prévia como cidadão: apesar de gostar de futebol reconheço que este desporto tem tido demasiado destaque mediático, e que tem distraído a população de um sentido crítico sobre o rumo da sociedade.

Como apaixonado pela Astrologia o meu objetivo nestes artigos não é tanto o de promover mais o interesse (já exagerado) pelo futebol mas o de, quem sabe, despertar mais curiosidade por esta grandiosa e milenar disciplina dando alguns exemplos, ainda que prosaicos, da sua aplicação. Obrigado pelo seu interesse!

Banner-Pt-Brasil

(Nota: para saber a antevisão astrológica de cada jogo do mundial visite a versão inglesa deste site – http://www.joaomedeiros.org/en/blog )

Os Ramos da Astrologia

Uma vez que os grandes eventos de futebol são questões coletivas, para saber qual o país vencedor de uma Copa do Mundo poderemos seguir 3 ramos da Astrologia:

Astrologia Mundial ou Coletiva: através da história das nações, mapa das fundações de países, das federações de futebol, dos signos associados a determinados povos, etc. (ver artigo Copa do Mundo Brasil)

Astrologia Natal: através dos mapas dos jogadores principais ou dos selecionadores.

Astrologia Horária: através dos mapas dos jogos ou de perguntas concretas sobre o desempenho de determinada equipa.

Qualquer destes ramos requer grande mestria para que se dê uma resposta muito precisa. Contudo, uma certa concordância entre os três permitiria uma visão mais consistente da mesma questão.

Um dia antes do começo do evento, Portugal era classificado como 9º favorito, nas apostas desportivas. Tentemos chegar a uma perspectiva astrológica sobre a possibilidade de ganhar o campeonato do mundo do Brasil, com recurso a algumas técnicas.

Ramo 1 – Astrologia Coletiva

Por este caminho, teríamos que praticamente escrever um livro para responder a esta questão, uma vez que exige bastante complexidade.

 O que podemos adiantar, segundo a visão astrológica da História de Portugal é que este país atingirá um dos seus picos culturais entre 2024 e 2038 – aos quais podemos adicionar os 10 anos adjacentes – ou seja, de 2014 a 2048. Este período é compatível com o sucesso de Portugal em grandes eventos culturais, artísticos e desportivos nos quais se podem perfeitamente incluir campeonatos do Mundo de Futebol (ver livro Ciclos de Portugal).

Mas para respostas exatas sobre 2014 teríamos que estudar melhor o Mapa da Fundação de Portugal, o Mapa da Grande Conjunção Júpiter-Saturno, eclipses recentes e o ingresso do Sol em Áries/ Carneiro para 2014. Deixamos estas abordagens para outros artigos (ver Jornal 4 Estações).

Ramo 2 – Astrologia Natal

Por esta via, poderíamos analisar por exemplo o mapa astrológico do selecionador Paulo Bento ou do melhor jogador Cristiano Ronaldo. Ainda assim nada nos garante em absoluto que um excelente trânsito/ direção/ progressão individual corresponda necessariamente a uma vitória portuguesa no mundial.

Vejamos o mapa de Cristiano Ronaldo, que já por inúmeras vezes retratei como o “D. Sebastião” português, a personificação deste mito de redenção e auto-confiança nacional, em conquista de sucesso mundial – baseada num extremo profissionalismo (ver artigo O Regresso de D. Sebastião).

CR7-mapa

Segundo o seu mapa, sintetizando, existem boas perspetivas e más perspetivas para a Copa do Mundo do Brasil.

As boas perspetivas: Direção Simbólica do Meio-do-Céu em sextil a Vénus com maior efeito entre Maio-Setembro de 2014 – isto corresponde a um grande prémio. Porém, como em Maio de 2014, CR7 já conquistou um grande prémio, objetivo de longa data – a Liga dos Campeões pelo Real Madrid – não implica que ganhe outro prémio ainda maior.

As más perspetivas: trânsito de Saturno em quadratura ao Sol com intensidade maior de 16 Junho a 23 de Agosto de 2014 e, particularmente, a meio de Julho (altura da final). Esta quadratura está associada a alguma dor, esforço e frustração – mais compatível com cansaço e lesões do que com sucesso.

Portanto, temos influências algo contraditórias que eu resumiria a possibilidade de uma boa prestação de Cristiano Ronaldo, mas sujeito a frustração final ou cansaço. O que não será assim tão compatível com a vitória final.

As muito boas notícias: a grande possibilidade de CR7 ganhar pelo menos mais 3 grandes troféus até ao final da sua carreira (35 anos – 2020) após 2014 – incluindo Bola de Ouro ou Liga dos Campeões ou Campeonato da Europa ou Campeonato do Mundo – e de as melhores realizações ainda estarem à sua frente (*).

RonaldoBotaOuro

Não analisaremos o mapa do seleccionador Paulo Bento a fundo, mas poderemos considerar que está num processo em que os próximos 10 meses, e particularmente, a fase de Fevereiro-Maio de 2015 serão alturas bastante promissoras tanto em termos pessoais como de carreira (o que implicaria que para subir mais alto em termos de sucesso, não ganharia a Copa do Mundo agora em Julho 2014). (**)

Ramo 3 – Astrologia Horária

Para esta abordagem, poderemos analisar os jogos de Portugal, um por um ou colocar uma pergunta horária. Deixamos os mapas de jogos para outros artigos e vamos ver agora a interpretação de um mapa horário com a pergunta “Será Portugal vencedor da Copa do Mundo 2014?”

Este método é o mais estranho para o leitor, mas o mais utilizado na Astrologia Tradicional. Trata-se da análise do mapa astrológico do momento em que a questão é colocada ao astrólogo ou pelo astrólogo, seguindo regras muito próprias.

Pt-CampeaoMundo2014

A seleção portuguesa é representada pela Casa 1 e seu regente (uma vez que a pessoa que colocou a questão é português e torcendo pela vitória da sua seleção). O sucesso pela Casa 10 e seu regente.

Então as óptimas notícias: a Cabeça do Dragão faz conjunção ao Ascendente; este está colocado conjunto a Spica, a estrela mais afortunada dos céus; o regente do Ascendente – Vénus – está numa óptima posição em Domicílio (Touro) e numa Casa angular (Casa 7) e num Signo diferente daquele que abre a Casa 7 (o que também é favorável); Vénus exalta a Lua, regente do Sucesso, o que quer dizer que os jogadores estão muito motivados para o êxito, e que este tem algum interesse (Cancer/ Caranguejo – triplicidade de Vénus) em que Portugal chegue longe.

Pontos menos positivos: a Lua (significadora do sucesso) não se aplica a Vénus (regente de Portugal neste mapa), nem Vénus se aplica ao Meio-do-Céu (outro significador de sucesso final). Vénus está perto da descida no horizonte (a 8 graus) e tem mais 4 astros acima de si.

A Lua (que nestes mapas não é co-significadora do sujeito da questão) está Domiciliada e aplica-se para a conjunção ao Meio-do-Céu. Isto indica que o sucesso chegará ao sucesso…mas que não tem de ser luso. E como está vazia de curso, não favorece nada surpreendente, além do esperado, sugerindo até como mais provável a vitória de um dos favoritos e – também que Portugal cumprirá com as expectativas.

Então, o que dizer como balanço final deste mapa? (nota: ver, no fim, correção à análise desta mapa horário!)

Esta configuração sugere uma óptima prestação da equipa das quinas, seguramente ultrapassando a fase de grupos e estando pelo menos ao mesmo nível das competições anteriores (em que chegou aos oitavos de final), com bastante potencial de superar essa marca alcançando um lugar de honra – em particular devido à presença da fantástica estrela Spica, da cabeça do Dragão no Ascendente e do Domicílio de Vénus (nos seus termos também).

Portanto, algures entre o 2º lugar (chegar à final) e os 16 primeiros (oitavos de final) seria o diagnóstico mais provável. Mas será que podemos detalhar ainda mais?

Não sendo um especialista experiente deste ramo da Astrologia, não resisto a fazer um palpite com base neste mapa horário, ainda que falível. Peço ao leitor que considere esta visão, apenas como exercício pedagógico e não como um veredicto.

Os principais significadores (Asc, Vénus e Lua): estão em dois signos rápidos (Cardinais) e um lento (Fixo). Isto sugere uma participação nem demasiado rápida nem muito prolongada.

A unidade que se destaca mais é o 4: a Lua tem de atravessar 4 graus até chegar ao Meio-do-Céu; Vénus está no 4º grau de Touro. Portanto, algures entre 4 semanas (a partir da data em que foi colocada a questão – o dia 1 de Junho) ou 4 jogos, parece-me um timing credível para que Portugal atinja o pico do seu sucesso neste evento.

Nesse sentido – sucesso durante 4 unidades de tempo – faz-me sentido dizer que Portugal chegará aos quartos-de-final (o 5º jogo, a 5ª semana após 1 Junho), ficando pelo menos entre os 8 primeiros classificados. Fica a dúvida (devido à presença de Spica) se será possível chegar a uma medalha (ficar entre os 3 primeiros).

Resta-nos a esperança de, não só o mapa de Ronaldo indicar ainda muitos sucessos futuros, como este mesmo mapa horário também favorecer maior sucesso de Portugal em futuras edições: após sair de Caranguejo/Cancer e entrar em Leão (a próxima edição da Copa) o primeiro astro que a Lua aspeta é Vénus – “piscando o olho” a uma grande vitória no próximo evento.

Bra-Por

Assim e independentemente da exatidão ou não desta análise, espero que o leitor tenha noção que a Astrologia vai muito além da visão populista dos Signos e que se interesse por conhecer em mais profundidade esta área tão fascinante (recomendamos-lhe o Curso Gratuito Online de Introdução à Astrologia Psicológica).

Voltaremos com análise a alguns jogos do mundial e com a pergunta mais geral: em caso de Portugal ser eliminado, quem vencerá o mundial? Para a análise mais detalhada da final do Mundial 2014 e de indicadores sobre o mais provável vencedor leia o artigo: “O Vencedor do Mundial – 2014 – Segundo a Astrologia Horária“.

(Nota – para antevisão dos jogos da fase de grupos visitar a versão inglesa deste mesmo site com o link http://www.joaomedeiros.org/en ou os seguintes links :

GRUPO A (Brasil, Croácia, Mexico, Camarões) : Aqui

GRUPO B (Holanda, Espanha, Chile, Austrália): Aqui

GRUPO C (Colombia, Grécia, Costa do Marfim, Japão): Aqui

GRUPO D (Uruguai, Costa Rica, Itália, Inglaterra) : Aqui

GRUPO E (Suiça, Equador, França, Honduras ): Aqui

GRUPO F (Argentina, Bosnia, Nigéria, Irão): Aqui

GRUPO G (Portugal, Alemanha, EUA, Gana) : Aqui

GRUPO H  (Bélgica, Argélia, Coreia do Sul, Rússia): Aqui)

Um abraço e que vença o melhor!

João Medeiros

 

Nota: Comentário ao mapa horário sobre se Portugal seria ou não campeão do Mundo, após a finalização da participação portuguesa.

Como referimos, a resposta a perguntas diretas com Astrologia Horária pode ser muito precisa, mas requer muita prática (coisa que nós ainda estamos a ganhar nesta variante da Astrologia). Neste caso, o analisador (representado por Júpiter na Casa 9 dos prognósticos) está exaltado-exagerado e, portanto, houve um excesso de optimismo na avaliação. No entanto, a resposta correta estava no mapa. Vejamos:

4 semanas após a pergunta corresponde a 1 de Junho + 28 dias = 29 de Junho. Vénus, significadora de Portugal, estava a 25 graus e meio para sair do seu Domicílio (Touro). Convertendo em dias, os graus obtemos: 1+ 25 1/2= 26 1/2 de Junho – a data do último jogo de Portugal. Também é interessante reparar que fazendo os cálculos (simbólicos) para a oposição de Vénus a Saturno (oposição) dá 18-4=14 que adicionando ao dia da pergunta (dia 1 à tarde) temos 1 1/2 +14= 15 1/2 de Junho (a 16 de Junho derrota com Alemanha); sextil à Lua com 25-4=21 que adicionando ao dia da pergunta dá 22 Junho (data do empate com EUA) e finalmente em sextil ao MC dá 25 dias +1 = 26 Junho (a vitória com o Gana e pico da participação de Portugal).

Por outro lado, a maioria dos planetas está acima de Vénus, o que podia também indicar que Portugal estaria abaixo do limite necessário para a passagem. A estrela Spica – associada a arte e beleza – sugere também que de Portugal tinha o melhor jogador do mundo – e os cortes de cabelo mais “na moda” , mas  argumentos insuficientes para passar aos oitavos, em particular devido à Lua vazia de curso. De todo o modo, a resposta à pergunta principal estava dada: Será Portugal Campeão do Mundo 2014? Não. 🙁

26 Junho 2014

(*)  Marte e Vénus DS em trígono ao MC; MC DS direto em sextil ao ASC; Saturno DS direto ingressando em Capricórnio; Saturno DS direto em conjunção ao MC; Saturno em trânsito no MC.

(**) Dados de Paulo Bento: 20 Junho 1969, 21h05, Lisboa – pela certidão de nascimento; dados obtidos pelo site da astróloga Patrícia Azenha Henriques. Saturno DS direto em trígono ao MC em 2015; Vénus DS direta em conjunção ao Sol em 2015 

Recomendado : CURSO GRATUITO ONLINE DE ASTROLOGIA PSICOLÓGICA

Livro de Apoio: Sports Astrology , de John Frawley


Artigos Relacionados:

1

Comentários

  1. Uno  Junho 17, 2014

    adorei a análise, João! particularmente como foste buscar o simbolismo e a recorrência do “4”

    4 a 0 frente à Alemanha no jogo de estreia – 4!!! – golos sofridos. É um optimo prenúncio de que a Astrologia “funciona” 😉

    grande Abraço e bom Trabalho! *

    responder

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o 1º Ebook da coleção Zodíaco - o Signo de Carneiro / Áries , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça o Signo de Carneiro / Áries em detalhe
  • Padrões Comportamentais
  • Características Fisionómicas
  • Os Diversos Planetas no Signo
  • A Simbologia dos 30 Graus com imagens